Exame anti-mulleriano: Conheça a relação desse hormônio com a fertilidade feminina

Exame anti-mulleriano: Conheça a relação desse hormônio com a fertilidade feminina

Fonte: Equipe Médica do Centro de Diagnóstico em Fertilidade

O exame anti-mulleriano não é um dos exames de gravidez, mas, sim, uma avaliação da estimativa da quantidade de reserva ovariana da mulher. Com ele, é possível avaliar o potencial reprodutivo do ovário.   

O hormônio Anti-Mülleriano é um hormônio produzido pelas células do ovário, responsável por regular o desenvolvimento e o crescimento dos folículos (estruturas que contém o óvulo no seu interior).

 

Agendar Exame

 

O que é e para que serve o exame anti-mulleriano?  

Exame anti-mulleriano: Conheça a relaçao desse hormônio com a fertilidade feminina

 
O exame Anti-Mülleriano tem a função de analisar a reserva ovariana da mulher a partir de uma coleta de sangue, oferecendo uma estimativa da quantidade de óvulos que a mulher ainda possui. A mulher nasce com todos os seus óvulos, e mensalmente ela vai gastando quantidades variáveis, apesar de somente um ou dois acabarem realmente sendo liberados na ovulação. Cirurgias e certas doenças podem acelerar a diminuição da reserva ovariana. Quando a quantidade de óvulos fica muito baixa, a mulher entra na menopausa. Mulheres que desejam conhecer a condição da sua reserva ovariana, por exemplo, aquelas que estão próximas de 35 anos e que ainda não tem filhos, e pretendem postergar a gestação, devem fazer este exame. Dependendo do resultado, o médico especialista irá orientar quanto a necessidade ou não, de congelar os óvulos (processo chamado vitrificação) para obtenção de gravidez futura. Outra indicação seria conhecer e estimar a capacidade de resposta dos ovários previamente a estimulação hormonal para fertilização in vitro e para aquelas que irão ser submetidas a cirurgias ovarianas.  

Assim como o anti-mulleriano, o exame de histerossalpingografia também é utilizado na investigação das causas de infertilidade. Ele é feito ambulatorialmente por um médico radiologista especializado. Avalia a permeabilidade do trajeto percorrido pelos espermatozoides para a fecundação ou fertilização do óvulo.  

Uma outra condição que pode estar associada a infertilidade é a endometriose, doença ginecológica caracterizada pelo desenvolvimento e crescimento de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina.  

Alterações na permeabilidade das trompas consistem em um fator de risco para gravidez ectópica. e também podem atrapalhar nos processos de nidação
  

Hormônio anti-mulleriano e infertilidade feminina: qual a relação?    

O AMH indica quantidade de óvulos, e não obrigatoriamente qualidade. Ter o AMH baixo não indica que a mulher não possa mais engravidar, somente significa que a quantidade de óvulos é pequena, e por esse motivo, se a mulher quiser filhos, não há tempo a perder, ela deve procurar auxilio de seu médico. Na eventualidade do médico ter que estimular os ovários em ciclos de inseminação ou fertilização in vitro, nestes casos, os ovários terão mais dificuldade em responderem aos medicamentos e muitas vezes irão maturar menor quantidade de óvulos do que o esperado.

Qual a taxa de hormônio ideal para engravidar?   

Quando a mulher possui uma taxa de HAM> 4,0 ng/mL, significa que ela tem níveis adequados do hormônio e, consequentemente, maiores chances de engravidar.   

Preparo do exame e o que esperar     

Esse é uma exame de sangue, que pode ser utilizado na avaliação geral da saúde da mulher, especialmente daquelas que pretendem ou desejam engravidar. Não há pré-requisitos para fazer esse exame, visto que o hormônio anti-mulleriano não é alterado durante o ciclo menstrual. Além disso, não é necessário o jejum para realizar a coleta.
  

Contraindicações  

O exame não possui contraindicações. 
  

Tempo de duração  

A coleta de sangue leva de 5 a 10 minutos para ser concluída. 
  

Periodicidade do exame   

A periodicidade deve ser recomendada por um médico especialista, que analisará cada caso individualmente. 

Possíveis resultados do Exame   

O resultado deste exame deve ser interpretado pelo médico em associação com outros fatores que interferem na reserva ovariana, como a idade da mulher na época da coleta.

  • AMH> 3,5 ng/ml: resposta muito alta
  • AMH entre 2,5 e 3,5 ng/ml: resposta alta;
  • AMH entre 1,0 e 2,5 ng/ml: resposta média;
  • AMH entre 0,16 e 1,0 ng/ml: resposta pobre;
  • AMH < 0,16 ng/ml: resposta muito pobre.

Habitualmente se considera o valor de 1,0mg/mL o limite entre reserva ovariana normal ou alterada.

Preço do exame anti-mulleriano e onde fazer    

Para saber detalhes sobre o exame e o preço, acesse o Nav Dasa e veja todas as informações.   

O laboratório Alta preza pela excelência e segurança na realização dos exames e no bem-estar dos nossos pacientes. O exame Anti-Mülleriano pode ser feito no Centro diagnóstico em Reprodução Humana, localizado no Alta Higienópolis ou em qualquer outra unidade Alta de sua preferencia.

Além do anti-mulleriano, o laboratório Alta possui diversos exames para te acompanhar em todos os momentos da vida, como, por exemplo, no primeiro trimestre de gravidez

 

Agendar Exame

 

Categoria
Saúde