Vacina da gripe 2022: Quem pode tomar, doses e campanha de vacinação

Vacina da gripe: como funciona, doses e eficiência contra H3N2

Atualizado em  28/03/2022

A campanha da vacina da gripe já começou!

 

Durante o outono e o inverno, é muito difícil que uma pessoa não fique gripada ou resfriada. Junto com o aumento das infecções, intensifica-se a busca por remédio para gripe para aliviar os sintomas causados.  

Você sabia que a forma mais segura e eficaz de prevenir a doença é tomando a vacina da gripe?  

 

Compre agora a vacina da gripe!


O que é e como pegamos gripe?

A gripe é uma doença viral causada pelo vírus Influenza, que é transmitido por gotículas de secreção respiratória e saliva que podem estar suspensas no ar ou depositadas sobre superfícies.  

É uma doença respiratória de sintomas leves, moderados ou graves, que podem evoluir para pneumonia e levar a óbito se não tratada corretamente.  
 

Quem deve tomar a vacina da gripe?

A vacina da gripe é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas com maior risco de desenvolverem infecções respiratórias graves. 


 

Qual a diferença entre as vacinas quadrivalente e trivalente? 

A diferença entre elas está em suas composições. 
 
 

Quadrivalente 

A vacina quadrivalente é composta por dois subtipos de Influenza A e mais dois subtipos de Influenza B.  Ela está disponível nos serviços privados de vacinação. 

Tetravalente 

Confere proteção para dois subtipos de Influenza A e um subtipo da Influenza B. É fornecida nos serviços públicos de vacinação. 
 

Como a vacina funciona?

A vacina influenza é produzida a partir de três (vacina trivalente) ou quatro (vacina quadrivalente) cepas do vírus que são depois inativados, misturados e envasados. Quando uma pessoa é vacinada, o seu sistema imunológico reconhece as proteínas do vírus, produz anticorpos e células protetoras contra as cepas presentes na vacina que tomou.

Caso a pessoa vacinada entre em contato com o vírus, seu organismo é capaz de conter a infecção impedindo o vírus de se replicar ou reduzindo a sua replicação, o que acarretará a diminuição da gravidade da doença. 
 

Vacina da gripe: quantas doses são aplicadas?

O esquema de doses da vacina depende da faixa etária.   

Crianças de 6 meses a 9 anos de idade que nunca foram vacinadas devem tomar duas doses com intervalo de um mês, e as que já se vacinaram em anos anteriores devem tomar uma dose anualmente.   

Já os maiores de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos devem tomar dose única a cada ano. 


A vacina da gripe é eficiente contra o H3N2?

Sim, a vacina da gripe é atualizada todo ano conforme o surgimento de novas cepas. A vacina influenza 2022 contém a cepa Darwin do subtipo H3N2. 
 

Onde tomar a vacina da gripe?

Para os grupos de risco (crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas, adultos a partir de 55 anos, profissionais da saúde, professores e profissionais de escolas públicas e privadas, população indígena, pessoas com doenças crônicas), a vacinação está disponível na rede pública de vacinação.  

Nos serviços privados de vacinação, a vacina quadrivalente está disponível para pessoas a partir de 6 meses, sem restrições de idade. 

Contraindicações

Pessoas que apresentaram reações alérgicas aos componentes ou a dose anterior da vacina influenza e crianças com menos de 6 meses não podem receber a vacina influenza. 

 

Por que tomar a vacina da gripe?

Recomenda-se que todas as pessoas com mais de 6 meses de vida tomem a vacina da gripe. Ela tem como objetivo reduzir as chances de o indivíduo apresentar quadros graves de infecção pelo vírus influenza que necessitem internação e que possam levar a óbitos, principalmente pessoas pertencentes aos grupos considerados de risco.   

Além disso, quando a população se vacina, diminuem as chances de surtos do vírus, como o caso recente do H3N2, que é um subtipo de Influenza vírus A. 

 

A vacina da gripe pode dar reação?

O imunizante não costuma causar muitas reações adversas. As mais comuns são: dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, dor muscular, mal-estar, cansaço, perda de apetite, irritabilidade, agitação e sonolência.  

Reações alérgicas são raríssimas. 

Posso tomar a vacina estando gripado?

Recomenda-se adiar a vacinação caso o paciente esteja com febre ou tenha sintomas respiratórios no dia da aplicação até a cura total de sintomas.  
 

Clique aqui e saiba quais vacinas tomar!

 

 

Categoria
Saúde