Efluelda: conheça a vacina da gripe para idosos
A vacina Efluelda é uma vacina de alta dose contra gripe destinada exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos de idade. O imunizante confere mais proteção contra a doença, por possuir uma quantidade maior de antígenos. Entenda quem pode tomar a vacina Efluelda, quais são os benefícios e qual é a importância da vacinação para essa faixa etária.
Vacina da gripe para idosos: qual é a importância?
Os idosos fazem parte do grupo de risco para o desenvolvimento da forma grave da doença. Nesse ponto, a vacinação é extremamente recomendada para reduzir os casos de desenvolvimento de infecções respiratórias graves, internações e até mesmo óbitos.
Quem pode tomar a vacina Efluelda?
A vacina da gripe Efluelda é indicada para pessoas com mais de 60 anos. Atualmente, a vacina não está licenciada para pessoas abaixo de 60 anos de idade, ou seja, ela é contraindicada para quem está abaixo dessa faixa etária.
A vacina também é contraindicada para pessoas com história de hipersensibilidade ou reação alérgica conhecida a componentes da vacina ou a doses anteriores.
Qual é a diferença entre a vacina Efluelda e a vacina da gripe tetravalente comum?
A Efluelda tem uma quantidade maior de antígenos para todos os sorotipos contemplados na vacina quadrivalente. Ela tem 4 vezes mais a quantidade de antígenos que você tem para os subtipos influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B (Victoria e Yamagata) da vacina tetravalente habitual.
A vantagem é que ela confere 24% a mais de eficácia, ou seja, além da eficácia da vacina tetravalente habitual, você acrescenta 24% de eficácia.
Quantas doses são necessárias?
Assim como as vacinas da gripe trivalente e tetravalente de dose comum, a vacina Efluelda é um imunizante que deve ser aplicado anualmente em dose única.
Quem tomou a vacina da gripe comum pode receber Efluelda?
Nesses casos recomenda-se avaliação médica para indicação do novo imunizante. Consulte o seu médico para a recomendação mais adequada para você.
Reações adversas
As reações adversas mais comuns da vacina Efluelda são dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e dor muscular. Febre, diarreia e fadiga também podem estar entre os sintomas após a aplicação. Outros eventos adversos são raros.
Vacina Efluelda: preço e onde tomar
Você pode consultar o valor da vacina Efluelda e agendar a aplicação pelo Nav Dasa, o assistente de saúde da Dasa. Escolha o laboratório mais próximo de você e a data que mais se encaixa à sua rotina pelo site ou app.
Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, Médica consultora em vacinas da DASA