H3N2: tire suas dúvidas sobre o novo vírus influenza
Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes | Médica infectologista
H3N2 é um vírus responsável por causar a gripe. Ele pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa através de contato próximo e superfícies contaminadas e, se não prevenido, pode causar surtos em toda a comunidade.
Influenza H3N2: o que é?
É um subtipo de Influenza vírus A, o principal agente causador da gripe. Pode acometer pessoas de todas as idades e traz diversos riscos à saúde.
Sintomas H3N2: quais são?
No geral, os sintomas são bem semelhantes com os outros tipos de gripe. Os principais são: febre alta com início agudo, dor de cabeça, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse. A doença também pode se manifestar por meio de vômito e diarreia, sendo sintomas mais comuns em crianças.
Gripe H3N2: quanto tempo dura?
Os sintomas da gripe costumam durar de 3 a 7 dias. Dependendo da gravidade, podem durar mais tempo.
Como prevenir a H3N2?
A transmissão ocorre da mesma forma que para os outros vírus respiratórios, como contato direto, saliva, secreções respiratórias e contato com superfícies contaminadas.
As principais dicas de prevenção são: higienizar as mãos frequentemente, utilizar máscaras de proteção, evitar ambientes com aglomerações e fechados, não compartilhar objetos de uso pessoal, tomar a vacina disponível e evitar o toque nas mucosas de olhos, nariz e boca.
Vacina influenza: ela faz efeito contra a H3N2?
Sim, a vacina da gripe é a forma mais eficaz de prevenir infecções causadas pelas cepas dos subtipos A (H1N1, A (H3N2) e B.
Há duas vacinas disponíveis: a trivalente, que protege contra 3 tipos de vírus e a quadrivalente (também chamada de tetravalente), que fornece proteção contra 4 tipos e está disponível nos serviços privados de vacinação.
Devemos ressaltar também que a vacina gripe e vacina Covid-19 são diferentes e ambas são fundamentais para prevenir infecções virais distintas.
Campanha da gripe: quando tomar a vacina?
A campanha de vacinação da rede pública está prevista para começar em abril. Nos serviços privados, o início de vendas de vacinas está previsto para fim de março ou começo de abril.
H3N2: como tratar?
O tratamento varia de caso a caso. Em casos leves e moderados, recomenda-se acompanhamento de suporte. Já em formas mais graves, é importante avaliar junto com o médico a necessidade de antivirais específicos ou internação.
Durante a pandemia Covid-19, é fundamental consultar-se com um profissional para realizar um teste rápido para Covid e Influenza e fazer o diagnóstico correto, uma vez que os sintomas são semelhantes.
Leia também: Pneumonia