Por que é importante tomar a vacina da gripe e a vacina do COVID-19?

Importância de tomar a vacina da gripe e a vacina do COVID-19

 

A vacina da gripe e a vacina da COVID-19 são duas imunizações diferentes. Uma não exclui a necessidade da outra e são de extrema importância tanto para sua saúde, quanto para a saúde pública.

Ao se imunizar você está protegendo toda a comunidade ao seu redor e diminuindo os riscos de contrair as formas graves de ambas as doenças.

Vacina da gripe

A vacina da gripe é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, especialmente para aquelas que possuem maior risco para infecções respiratórias. É uma vacina muito segura e só é contraindicada para pessoas que apresentaram alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.

Recomenda-se uma dose anual, pois a formulação da vacina muda todos os anos.

Vacinas contra o COVID-19

As vacinas COVID-19 possuem eficácia de 50,38 a 100% e, por enquanto, são destinadas para as pessoas com mais de 18 anos de idade.

Elas são capazes de produzir proteção contra a doença. O desenvolvimento da imunidade por meio da vacinação significa que há um risco reduzido de desenvolver a doença e suas possíveis complicações. 

Em caso de suspeita de Coronavírus, faça testes para COVID-19 ,mantendo o isolamento social até ter certeza do diagnóstico e aguardando a melhora dos sintomas.

Diferença entre as vacinas da gripe e do coronavírus

São vacinas que protegem contra duas doenças diferentes. A vacina da gripe é responsável por conferir proteção contra as infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza e deve ser administrada anualmente. Já a vacina COVID-19, é capaz de proteger apenas contra as infecções causadas pelo Coronavírus

Além disso, a quantidade de doses, porcentagem de eficácia, grupos de vacinação e os eventos adversos também são diferentes.

A vacina da gripe protege de alguma forma contra o coronavírus?

Não. A vacinação contra a gripe não fornece proteção contra nenhum tipo de infecção causada pelo Coronavírus.

Por que preciso tomar a vacina da gripe todos os anos?

A aplicação da vacina é necessária pois a sua formulação muda todos os anos, dependendo dos vírus que estão circulando no momento.

A formulação da vacina a cada ano é feita com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, que se baseia nas variantes de vírus que mais circularam no ano anterior.

banner vacina da gripe

Quando começa a campanha de vacinação da gripe 2021?

A campanha da gripe 2021 na rede pública terá início em 12 de abril e irá até 9 de julho. Porém, a vacinação contra a gripe na rede particular já começou.

Posso tomar a vacina da gripe se estiver com sintomas de COVID-19?

Pessoas que apresentam sintomas de COVID-19 devem permanecer em casa e em isolamento para que não haja a possibilidade contaminar outras pessoas. Além disso, recomenda-se que, ao se imunizar, o paciente não esteja sentindo nada, para que esses sintomas não sejam confundidos com possíveis eventos adversos da vacina.

Como evitar aglomerações quando for me vacinar contra a gripe?

Para evitar aglomerações estão sendo traçadas estratégias de vacinação dividindo os grupos a serem imunizados nas diversas semanas da campanha.

As pessoas também podem optar por ir aos postos de vacinação em horários mais vazios.

Durante a pandemia, a vacinação em domicílio vem sendo uma excelente alternativa para aqueles que desejam se proteger sem sair de casa e se expor a riscos, com a mesma segurança e qualidade de um laboratório convencional.

Faça o agendamento da sua vacina e de sua família no conforto do seu lar! 

Fale conosco

São Paulo

(11) 3003-5554

Rio de Janeiro

(21) 3003-5552

Categoria
Saúde