Por que é importante tomar a vacina da gripe e a vacina do COVID-19?
A vacina da gripe e a vacina da COVID-19 são duas imunizações diferentes. Uma não exclui a necessidade da outra e são de extrema importância tanto para sua saúde, quanto para a saúde pública.
Ao se imunizar você está protegendo toda a comunidade ao seu redor e diminuindo os riscos de contrair as formas graves de ambas as doenças.
Vacina da gripe
A vacina da gripe é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, especialmente para aquelas que possuem maior risco para infecções respiratórias. É uma vacina muito segura e só é contraindicada para pessoas que apresentaram alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.
Recomenda-se uma dose anual, pois a formulação da vacina muda todos os anos.
Vacinas contra o COVID-19
As vacinas COVID-19 são capazes de produzir proteção contra a doença. O desenvolvimento da imunidade por meio da vacinação significa que há um risco reduzido de desenvolver a doença e suas possíveis complicações.
Em caso de suspeita de Coronavírus, faça testes para COVID-19, mantendo o isolamento social até ter certeza do diagnóstico e aguardando a melhora dos sintomas.
Diferença entre as vacinas da gripe e do coronavírus
São vacinas que protegem contra duas doenças diferentes. A vacina da gripe é responsável por conferir proteção contra as infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza e deve ser administrada anualmente.
Já a vacina COVID-19, é capaz de proteger apenas contra as infecções causadas pelo Coronavírus.
Além disso, a quantidade de doses, porcentagem de eficácia, grupos de vacinação e os eventos adversos também são diferentes.
A vacina da gripe protege de alguma forma contra o coronavírus?
Não. A vacinação contra a gripe não fornece proteção contra nenhum tipo de infecção causada pelo Coronavírus.
Por que preciso tomar a vacina da gripe todos os anos?
A aplicação da vacina é necessária pois a sua formulação muda todos os anos, dependendo dos vírus que estão circulando no momento.
A formulação da vacina a cada ano é feita com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, que se baseia nas variantes de vírus que mais circularam no ano anterior.
Posso tomar a vacina da gripe se estiver com sintomas de COVID-19?
Pessoas que apresentam sintomas de COVID-19 devem permanecer em casa e em isolamento para que não haja a possibilidade contaminar outras pessoas. Além disso, recomenda-se que, ao se imunizar, o paciente não esteja sentindo nada, para que esses sintomas não sejam confundidos com possíveis eventos adversos da vacina.