Teste Covid-19 para viagem internacional: saiba qual fazer antes de viajar ao exterior

Teste Covid-19 para viagem internacional: saiba qual fazer antes de viajar ao exterior


Dra. Annelise Correa

Com as fronteiras abrindo novamente, é necessário estar atento em qual teste Covid para viagem internacional fazer e se precisa fazer teste de Covid para viajar de avião.  

Cada lugar de destino possui uma regra única, portanto, um bom planejamento prévio evita possíveis transtornos, sendo possível viajar seguindo as normas de segurança. 
 

Qual o teste de Covid-19 devo fazer para fazer viagem internacional? 

Para viagem internacional, o tipo de teste depende da regra de cada país. É preciso consultar cada local individualmente para saber qual teste Covid fazer e qual é a antecedência requerida. Os testes de antígeno Covid-19 e o RT-Lamp, quando aceitos no local de destino, são ótimas opções devido aos resultados rápidos.  

Já testes sorológicos, como anticorpos neutralizantes, não são recomendados para a finalidade de diagnosticar infecção ativa. 


Qual é o teste de Covid-19 mais rápido e confiável? 

Dentre os testes Covid-19 existentes, os rápidos que são considerados apropriados são o de antígeno e o RT-Lamp. Embora tenham uma sensibilidade inferior ao do RT-PCR, são confiáveis, principalmente no início dos primeiros sintomas de Covid-19
 

Qual a diferença entre os testes rápidos de Covid-19? 

Testes COVID para viagem internacional: saiba quais são indicados!

O RT-Lamp e RT-PCR são testes moleculares, ou seja, detectam o RNA do vírus. A diferença dos testes Covid-19 é a metodologia utilizada para amplificar o RNA. A sensibilidade do RT-Lamp é inferior ao do RT-PCR, porém o resultado do RT-PCR demora mais para ficar pronto.  

O teste de antígeno utiliza uma tecnologia diferente e é feito por uma pesquisa imunológica que busca a presença das proteínas do vírus no material coletado. 


Precisa fazer teste de covid para viajar dentro do Brasil? 

Depende da regra local de cada estado. Alguns destinos, como Fernando de Noronha, exigem a testagem negativa para entrar no território.  
 

Resultados do exame em até 2 horas: Saiba onde fazer o teste rápido no Alta antes da sua viagem internacional 

No Alta Diagnósticos você pode agendar seu teste rápido Covid-19 na unidade mais próxima a você através da nossa plataforma de agendamento online.

 

Agende aqui o seu teste COVID-19!

 

Categoria
Saúde