Qual teste de covid fazer? Entenda qual exame é indicado em cada um dos casos

Qual teste de covid fazer? Entenda qual exame é indicado em cada um dos casos

Hoje são muitas as situações nas quais podem ser indicadas a realização de um teste de covid-19. Com a variedade de testes disponíveis, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas de qual teste de covid fazer, por isso abordamos o assunto para que você realize o teste apropriado para sua necessidade

 

Preciso comprovar que não estou com covid-19 no momento

Existem situações em que mesmo que você não tenha sintomas nem tenha tido contato com ninguém com covid-19 recentemente, é necessário realizar um teste de covid, como por exemplo, para realizar cirurgias eletivas, para embarcar em viagens internacionais, ou mesmo para alguns eventos sociais que reúnem maior número de pessoas. Saiba quais exames podem ser realizados. 

RT-PCR 

O RT-PCR continua sendo o teste universalmente aceito para cada uma das situações acima. Algumas vezes, o prazo de resultado não atende a necessidade da situação, para isso existem alguns PCRs rápidos, ou você pode verificar se é aceito o teste de RT-LAMP, que é um teste muito rápido e assim como o RT-PCR é um teste molecular (ou seja, pesquisa o RNA do vírus). Ele pode ser feito também pelo drive-thru do Alta.

Antígeno 

O teste de antígeno, apesar de ser menos sensível, por ter resultado rápido, demonstra o status atual do indivíduo, e tem boa capacidade de detectar elevadas cargas virais, que são aquelas com maior poder de contágio de outras pessoas. O teste de antígeno está sendo utilizado em várias situações, como por exemplo jogos de futebol. Mas atenção, existem muitas marcas diferentes de testes de antígeno, portanto não realize o teste em qualquer local, e sim no laboratório, onde você pode confiar que foram realizados todos os testes para garantir a qualidade do resultado.

Estou com algum sintoma e acho que estou infectado pelo coronavírus

Neste caso, você precisa realizar um exame que pesquise o VÍRUS, e isso pode ser realizado com a coleta no nariz, ou da saliva. 

Exames indicados 

O principal teste continua sendo o RT-PCR de nasofaringe, e quando você está com sintomas, você pode usar seu convênio médico para realização do exame, desde que tenha um pedido médico. O ponto negativo deste exame é que em geral, seu resultado leva em torno de 48h para liberação. Se você está na primeira semana de sintomas (de 1 a 7 dias de sintomas) e você tem pressa para conhecer o resultado, você pode realizar o teste de antígeno ou o teste de RT-LAMP, que são muito rápidos e tem sensibilidade apropriada para esta fase da doença. 

Além dos exames de coronavírus, devido ao relaxamento das medidas, outros vírus que se apresentam com os mesmos sintomas voltaram a circular e causar doença, como por exemplo o vírus da influenza e o vírus sincicial respiratório. Estes vírus podem causar doença severa em bebês, idosos ou imunodeprimidos, e hoje estão disponíveis exames que pesquisam todos os vírus juntos, em uma única coleta de swab de nasofaringe.

 

Quero saber se já estive infectado em algum momento

Qual teste de covid fazer? Entenda qual exame é indicado em cada um dos casos

A maneira de evidenciar um contato prévio com o vírus é pela pesquisa de anticorpos, ou seja, testes sorológicos. A grande questão é que atualmente a maioria das pessoas está vacinada, ou seja, desenvolveu anticorpos por conta da aplicação da vacina, e a maior parte dos testes não consegue diferenciar se os anticorpos vem de infecção ou de vacinação.

Sorologia 

O teste sorológico que tem maior sensibilidade hoje para detectar anticorpos desenvolvidos tanto por contato prévio com o vírus, quanto pelas vacinas, é o IgG anti-RBD. Ele detecta anticorpos da classe IgG contra o domínio de ligação que o vírus utiliza para se ligar e entrar na célula.

 

Quero saber se estou já imune ao vírus

Esta é uma expressão complexa para se utilizar com relação a este tipo de vírus. Sabemos que mesmo com a produção de anticorpos, alguns indivíduos podem se contaminar, desenvolver alguns sintomas e até contaminar outras pessoas, apesar de isso ocorrer em frequencia muito menor do que pessoas que nunca foram contaminadas ou vacinadas, portanto que nunca desenvolveram anticorpos. Hoje ainda não temos uma definição segura de qual o nível de anticorpos que o indivíduo precisa ter para que não adoeça.

Anticorpos neutralizantes 

Apesar de ainda não termos uma aplicação prática para a liberação das medidas protetoras contra o vírus, o teste mais apropriado para medicar a capacidade de você combater o vírus, é o teste de anticorpos neutralizantes. Ele mede in vitro a capacidade que os seus anticorpos tem de bloquear a ligação entre os vírus e suas células.

 

Onde fazer os testes da COVID-19? 

Os testes de sorologia podem ser realizados em qualquer unidade da Dasa, sem agendamento. Mas se você precisa saber se está com o vírus no momento, existem unidades dedicadas a este tipo de atendimento, com horários agendados, para evitar aglomerações desnecessárias.

 

Agenda o seu exame no Alta!

 

 

Categoria
Saúde