Teste de Anticorpos Neutralizantes de COVID-19 para detectar resposta imunológica
A partir de hoje, o Alta Excelência Diagnóstica conta com um novo teste sorológico de Detecção de Anticorpos Neutralizantes, produzidos contra o SARS-CoV-2.
Conheça mais sobre o exame, como é feito e o que detecta.
O que é o teste de Anticorpos Neutralizantes?
Atualmente aprovado pela Anvisa, FDA e validado internamente pela Dasa, o teste de Anticorpos Neutralizantes foi desenvolvido para qualificar a resposta imune, analisando a capacidade dos anticorpos bloquearem a ligação da proteína da espícula viral, conhecida como Spike ao receptor nas células humanas, a proteína ACE2.
Portanto, com esse teste, é possível avaliar se o organismo já entrou em contato alguma vez com o novo Coronavírus e se apresenta resposta imunológica, diferente do swab nasal ou o teste de antígeno, que analisa infecção viral ativa.
Como o teste é feito?
O teste de Anticorpos Neutralizantes é realizado através de uma amostra de sangue coletada em soro ou plasma e utiliza-se do método ELISA, que permite a detecção desses anticorpos específicos.
O que é detectado?
É necessário ressaltar que nem todos os anticorpos conferem imunidade à doença.
Atualmente os Anticorpos Totais, IgG e IgM para COVID-19, que são sensíveis para detecção de contato prévio com o vírus, mas não são específicos para neutralização do vírus.
Já os Anticorpos Neutralizantes bloqueiam a ligação entre o RBD (Receptor-Binding Domain) da proteína Spike e ACE2 na célula humana, impedindo a entrada do vírus no organismo humano (verificado em testes de cultura celular).
Como é o resultado do teste de anticorpos?
O resultado desse teste é dado em % de inibição do vírus correlacionada ao teste de neutralização viral. O que significa:
-
< 20%: sem atividade de neutralização;
-
>=20%: indicativo da presença de anticorpos neutralizantes.
Dado o resultado, é importante sempre correlacionar com o quadro clínico e outros achados laboratoriais do paciente.
Para quem é indicado
Atualmente o teste COVID-19 é indicado em duas situações: para pessoas que desejam identificar a presença de anticorpos produzidos contra o SARS-CoV-2 ou após a vacinação.
Contraindicações
O teste é contraindicado para o diagnóstico de infecção aguda. Além disso, a presença de anticorpos neutralizantes não contrapõe a necessidade de manter as medidas de segurança propostas pelos órgãos de saúde, como o uso de máscaras, higiene constante e distanciamento social.
Vantagens do teste de anticorpos para COVID-19
As principais vantagens do teste de anticorpos são:
- Sensibilidade: sendo cerca de 98,7% em pacientes com > 14 dias do início dos sintomas.
- Especificidadade: 96,5%
- Concordância versus ensaio de neutralização VNT: 100%, quando utilizado a limiar de reatividade de 20% como taxa de inibição para o resultado do teste.
É necessário pedido médico?
Não é necessário pedido médico. Esse exame atualmente não é coberto pelo convênio.
Diferenças entre outros testes de COVID
As principais diferenças entre os exames sorológicos já existentes e o teste de Anticorpos Neutralizantes são que: os exames de IgM, IgG e anticorpos totais possuem sensibilidade para detectar se houve contato prévio com o vírus, mas não são específicos para a neutralização do SARS-CoV-2. Já o teste de Anticorpos Neutralizantes são sensíveis e baseados na RBD (Receptor Binding Domain) e proteína Spike dos anticorpos totais (IgA, IgM e IgG) e são mais específicos para a neutralização do vírus.
Onde fazer o teste de covid de Anticorpos Neutralizantes?
O teste de COVID-19 poderá ser realizado tanto em unidades de atendimento regulares quanto em unidades dedicadas ou mistas. Recomenda-se que o paciente consulte a disponibilidade do exame com o nosso time de atendimento previamente.
Para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o prazo da entrega do resultado do teste é de 5 dias.