Tabela gestacional: entenda o desenvolvimento do bebê semana a semana
A tabela gestacional é uma ferramenta para gestantes, futuros pais e profissionais de saúde que oferece uma visão detalhada do desenvolvimento do bebê durante a gravidez, desde o momento da concepção até o nascimento.
Além de ajudar a monitorar o crescimento fetal, ela também pode ser usada para calcular a idade gestacional e prever a data provável do parto. Continue a leitura para entender melhor os conceitos por trás da tabela gestacional e como ela pode ser calculada.
O que é idade gestacional?
A idade gestacional é a medida do tempo de gestação. Ela é importante pois ajuda os médicos a determinarem o estágio do desenvolvimento fetal e a planejar os cuidados necessários para gestante e bebê.
A idade gestacional é geralmente expressa em semanas e dias (e não em meses) e funciona como um guia para a realização de exames, além de influenciar decisões médicas como a realização de intervenções.
Como a idade gestacional do bebê é calculada?
O cálculo da idade gestacional começa a contar a partir do primeiro dia da última menstruação (DUM) da mulher. A partir dessa data, os médicos somam as semanas para determinar em que estágio a gestação se encontra.
Em alguns casos, no entanto, o exame de ultrassom obstétrico pode ser utilizado para medir o feto e ajustar a idade gestacional, especialmente se houver incertezas em relação à data da última menstruação.
O que é tabela gestacional?
A tabela gestacional é um guia que mostra a evolução da gravidez semana a semana. Ela apresenta informações sobre o desenvolvimento do feto, como tamanho, peso e principais marcos do crescimento.
Além disso, a tabela gestacional pode incluir dados sobre as mudanças que ocorrem no corpo da mãe e os cuidados necessários em cada fase da gestação.
Tabela gestacional de semanas
A tabela gestacional de semanas é a mais comum e divide a gestação em semanas, apresentando informações sobre o crescimento do bebê, os órgãos que estão se desenvolvendo, os movimentos fetais e as mudanças no corpo da mãe.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Tabela gestacional de semanas pode ser dividida assim:
1º Trimestre
-
1 a 4 semanas (1º mês)
-
5 a 8 semanas (2º mês)
-
9 a 12 semanas (3º mês)
2º Trimestre
-
13 a 16 (4º mês)
-
17 a 21 (5º mês)
-
22 a 26 (6º mês)
3º Trimestre
-
27 a 30 (7º mês)
-
31 a 35 (8º mês)
-
36 a 40 (9º mês)
Tabela gestacional de peso do feto
A tabela gestacional de peso ideal é usada para monitorar o ganho de peso do bebê durante a gravidez. A cada semana de gestação, é indicado que o bebê tenha uma média de crescimento. A mensuração do tamanho do feto para avaliar seu crescimento é chamada de percentil fetal.
Essa análise ajuda a identificar problemas de crescimento intrauterino, como restrição de crescimento fetal ou macrossomia (quando o bebê cresce além do esperado).
Vale ressaltar que o crescimento fetal depende de diversos fatores ambientais, hereditários, presença de problemas de saúde com o bebê ou com a mãe e até comportamentais e que apenas o médico pode avaliar com segurança se o desenvolvimento está dentro do esperado.
Tabela gestacional de peso da gestante
A tabela gestacional de peso ideal indica o ganho de peso da mulher durante a gestação. Ela é elaborada com base no IMC (índice de massa corpórea) da gestante. O IMC da gestante é calculado da forma tradicional, ou seja, é uma relação entre o peso em quilos e a altura em metros da mulher. (IMC= peso/ altura 2).
Com o IMC em mãos, o médico pode comparar o valor com uma tabela padrão e acompanhar o ganho de peso da gestante e ver se ele está saudável ou precisa de atenção.
Qual é a importância de manter o pré-natal em dia?
Manter o pré-natal em dia é fundamental para acompanhar o desenvolvimento do bebê e a saúde da gestante. As consultas regulares permitem que os profissionais monitorem a evolução da gravidez, identifiquem precocemente possíveis complicações e tomem medidas preventivas. Durante o pré-natal, o médico também solicita exames para avaliar se há problemas de saúde, como infecções, diabetes, pressão alta etc.
Além disso, o pré-natal é uma oportunidade para a gestante receber orientações sobre nutrição, atividade física e cuidados com a saúde mental, fatores que influenciam diretamente na saúde do bebê tanto enquanto está na barriga como após o nascimento.
Vacinas para gestantes
Algumas vacinas são essenciais durante a gestação, pois protegem mãe e bebê contra doenças infecciosas. De acordo com o calendário da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), as aplicações de rotina em grávidas incluem:
-
Vacina dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto), que protege contra difteria, tétano e coqueluche.
-
Hepatite B (apenas se a mulher não tiver recebido o esquema vacinal completo)
-
Influenza
-
Covid-19
O intervalo de doses e outros detalhes do esquema vacinal devem ser avaliados caso a caso, de acordo com o histórico de vacinação da mulher.
Além dessas vacinas, outros imunizantes também podem ser recomendados em casos especiais, que também devem ser avaliados pelo obstetra de forma individualizada.
Fonte: Dra. Adriana Bittencourt Campaner, ginecologista e obstetra da Dasa