Remédio para ansiedade e depressão: Como a sua genética é capaz de definir o melhor tratamento
Você sabia que o melhor remédio para ansiedade e depressão depende da genética individual de cada um? O DNA de cada pessoa gera enzimas capazes de processar os medicamentos com uma velocidade particular a ele. Outros fatores influenciam diretamente na ação do medicamento, como hábitos de vida e de consumo.
Com o exame de genética PharmOne é possível fazer o mapeamento genético e definir o melhor tratamento para cada caso, diminuindo os riscos de efeitos colaterais!
Quando é o momento de tomar remédio para ansiedade ou depressão?
A depressão é uma doença crônica e silenciosa, ou seja, em alguns casos o paciente não sabe que tem. Por isso, tende a não procurar auxílio médico imediato e só descobrir quando o estágio da doença está mais avançado.
Já a ansiedade é uma sensação comum do dia a dia e muitas vezes normal. Porém, quando esses sintomas começam a atrapalhar a vida do paciente e serem mais recorrentes, pode ser necessário intervenção médica.
É extremamente importante analisar todos os sinais e sintomas de ansiedade e depressão para que seja possível iniciar um tratamento eficaz.
Os sintomas mais comuns dessas condições, são:
Depressão: irritabilidade; frustação; baixa autoestima; cansaço frequente; pensamentos negativos; movimentos e falas mais lentos ou acelerados; insônia ou excesso de sono; desinteresse em realizar atividades que antes gostava e falta de energia.
Ansiedade: inquietação; preocupação excessiva com o futuro; incapacidade de relaxar; insônia; medo; angústia; dificuldade de concentração e apreensão.
Caso você perceba um desses sinais com frequência, é necessário passar por uma consulta psiquiátrica que irá te direcionar se há a necessidade de utilizar remédio para depressão ou não.
Qual é o melhor remédio para ansiedade?
Em busca da melhor resposta de um medicamento, é necessário considerar alguns fatores individuais. Cada pessoa possui uma atividade metabólica diferente que depende do DNA, dos hábitos de vida e dos hábitos de consumo.
Para cada paciente, terá medicamentos capazes de fornecer os mesmos resultados previstos por estudos, porém para outros não será apropriado.
A fim de escolher a melhor terapia para responder ao tratamento e diminuir as chances de efeitos colaterais indesejados, recomenda-se realizar o teste farmacogenômico PharmOne, exame genético que vai além de uma análise do DNA, mas também considera o perfil metabólico do paciente, incluindo todas as variáveis que influenciam na forma como o corpo responde às medicações.
uais são os antidepressivos mais eficazes?
Como dito anteriormente, o medicamento mais eficaz irá variar de pessoa para pessoa. Os fatores individuais de cada um determinará a forma que o medicamento será metabolizado. A identificação através do exame de farmacogenética permite a recomendação mais eficaz do melhor medicamento para cada caso.
Como funciona o metabolismo de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos?
O metabolismo funciona de maneira individual baseando-se na genética herdada dos pais. Os medicamentos dependem de uma ou de várias enzimas geradas do nosso DNA, que são determinantes para entender se o metabolismo é normal, acelerado ou lento.
Caso seja um metabolismo lento, o organismo irá acumulá-lo em excesso, o que pode ocasionar efeitos colaterais. Se for acelerado, novas doses do medicamento podem ser recomendadas para que faça o efeito esperado no paciente.
Como curar a ansiedade naturalmente?
A ansiedade nem sempre é uma doença. É comum que durante o dia algumas situações nos desencadeiem sintomas atrelados a ansiedade, como inquietação, preocupação, agitação e estresse.
Devemos nos atentar ao agravamento desses sintomas e como eles afetam nossa rotina, pois eles podem desencadear o transtorno de ansiedade, que é uma doença psiquiátrica que necessita de intervenção profissional.
Algumas dicas naturais para melhorar esses sintomas durante o dia, são:
-
Foque na sua respiração: inspirar e expirar o ar vagarosamente auxilia muito no relaxamento.
-
Pratique atividades do seu interesse: escute música, veja filmes, faça atividades físicas e etc.
-
Tenha uma boa noite de sono: priorize uma noite bem dormida. Para isso, recomenda-se não usar aparelhos eletrônicos pelo menos trinta minutos antes de se deitar. Ao invés de redes sociais, opte por ler um livro.
-
Encontre um hobbie: devido a rotina estressante, podemos esquecer do que realmente gostamos. Portanto, reserve um tempo para fazer algo divertido, como cozinhar, dançar, cursos, fotografias, meditação e entre outros. Essas atividades fazem com que você desvie o foco de pensamentos e sentimentos ruins.
Veja também os alimentos para ansiedade e depressão que ajudam o corpo e a mente.
Como funciona o exame PharmOne?
O PharmOne é um exame genético realizado por meio de uma simples amostra de sangue ou saliva. Nele, é feita uma análise do DNA, considerando também o perfil metabólico do paciente, informações genéticas, estilo de vida e hábitos de consumo.
Após coletar essas informações, é utilizada uma plataforma virtual onde o paciente insere informações pessoais sobre uso de medicamentos, estilo de vida e hábitos de consumo, para que sejam processadas em tempo real junto às informações da análise genética. Com isso, é possível definir como é o metabolismo daquela pessoa e, consequentemente, qual medicamento será ideal para o seu tratamento.
A plataforma pode ser atualizada a qualquer momento tanto pelo médico quanto pelo paciente, pois é comum que os hábitos mudem com o passar do tempo. Sempre que houver uma alteração em sua rotina, poderá adicionar na plataforma para avaliar possíveis alterações em seu perfil metabólico.
Onde fazer o teste farmacogenômico?
Para agendar o exame basta acessar nossa plataforma de agendamento online para escolher o local de coleta.
É necessário informar os medicamentos em uso, não é necessário jejum e é obrigatória a apresentação do pedido médico, preenchimento do questionário e assinatura do termo de consentimento. Além disso, também é recomendado que o pedido médico apresente um breve relatório/ história clínica sobre a suspeita diagnóstica, pois isto é essencial para análise e interpretação do exame.
O Painel Farmacogenético Completo - PHARMONE só pode ser feito na modalidade particular.
Além do PharmOne, o Alta Diagnósticos possui inúmeros preventivos para cuidar da saúde da mulher, do homem e das crianças. Manter seu check-up em dia é essencial para prevenir o infarto feminino, ver se suas vitaminas estão em dia, como a vitamina D e evitar diversas doenças perigosas.