Vacinas de 4 meses: quais são, reações e onde tomar
De acordo com o Programa Nacional de Imunização, as vacinas de 4 meses do bebê são parte fundamental da rotina de imunização realizada no primeiro ano de vida. As vacinas previnem a forma grave de diversas doenças que podem comprometer o desenvolvimento infantil.
Continue a leitura para saber quais são as vacinas que devem ser aplicadas aos 4 meses, reações comuns e onde administrá-las.
Quais são as vacinas dos 4 meses do bebê?
Para um bebê de 4 meses, as vacinas recomendadas são:
-
DTPa
A 2ª dose da vacina DTPa protege contra difteria, tétano e coqueluche.
-
VIP
A 2ª dose da vacina VIP protege contra a poliomielite (paralisia infantil).
-
Pneumocócica Conjugada
A 2ª dose da vacina pneumocócica conjugada protege contra infecções graves causadas pelo pneumococo, incluindo pneumonia e meningite.
-
Rotavírus
A 2ª dose da vacina contra o rotavírus protege contra a gastroenterite causada pelo rotavírus.
-
Hib
A 2ª dose da vacina Hib protege contra doenças graves causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, como meningite e pneumonia.
-
Hepatite B
A terceira dose da vacina Hepatite B pode ou não ser realizada aos 4 meses de idade.
Quando recomendada pelo pediatra, administra-se a vacina Hexavalente, que contém as vacinas DTPa, VIP, Hib e Hepatite B.
Alguns pediatras não recomendam a administração da vacina Hepatite B aos 4 meses de idade. Nesses casos, administra-se a vacina Pentavalente, que contém as vacinas DTPa, VIP e Hib.
Qual é a importância das vacinas de 4 meses?
As vacinas dos 4 meses são fundamentais para proteger a criança contra doenças graves e, em alguns casos, fatais, como meningite e pneumonia.
Além disso, prepara o sistema imunológico para combater infecções que podem surgir no futuro e reduzir a gravidade de doenças.
Por conta dos benefícios da imunização, é fundamental seguir o calendário de vacinação e evitar as vacinas atrasadas para não comprometer a saúde do bebê.
Quais são as reações da vacina de 4 meses?
As reações mais comuns das vacinas DTPa, VIP, Pneumocócica Conjugada, Rotavírus e HIB são: dor e vermelhidão local, febre e irritabilidade. A vacina rotavírus também pode provocar diarreia, falta de apetite e vômitos. Vale destacar que as reações costumam ser leves e passageiras.
Como aliviar os sintomas?
Após a vacinação de um bebê de 4 meses, é comum que ele apresente alguns sintomas leves, que podem ser aliviados com medidas simples.
Para dor ou inchaço no local da vacina, a recomendação é aplicar compressas frias algumas vezes ao dia.
Em casos de febre baixa, é importante manter o bebê hidratado, vestir roupas leves e usar um antitérmico de acordo com a dosagem indicada pelo pediatra. O médico deve ser procurado se a febre for acima de 39,5°C ou persistir por mais de 48 horas.
Para irritabilidade e choro, é importante oferecer conforto, amamentar em livre demanda e dar um banho morno para acalmá-lo.
Quem deve tomar as vacinas dos 4 meses?
As vacinas dos 4 meses devem ser administradas a bebês nessa faixa etária conforme o calendário de vacinação. Elas também são indicadas para bebês e crianças com a carteira de vacinação em atraso. Se for o caso, consulte um médico para ajustar o esquema de doses e os intervalos de aplicação.
Quantas aplicações são feitas?
Para um bebê de 4 meses, são realizadas:
-
2 vacinas por via intramuscular (uma em cada perna): vacina Hexavalente ou Pentavalente e vacina Pneumocócica.
-
1 vacina por via oral (vacina Rotavírus).
Vacinas dos 4 meses: preço e onde fazer
Para ter detalhes sobre preço, onde realizar as vacinas dos 4 meses, acesse aqui.
Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, infectopediatra e médica consultora em vacinas da Dasa.