Ultrassom morfológico: um dos exames mais queridos das gestantes

O ultrassom morfológico é um exame capaz de avaliar a saúde e o desenvolvimento do bebê e deve ser feito durante todos os trimestres de gestação para acompanhamento.
Entenda mais sobre para que serve o exame, como é feito e todas as orientações para realizá-lo com segurança e facilidade no Alta Excelência Diagnóstica.
O que é e para que serve o ultrassom morfológico?
Diferente do ultrassom obstétrico, o ultrassom morfológico é recomendando para detectar possíveis malformações nos três trimestres de gestação, sendo entre a 11ª e a 14ª semana, entre a 18ª e 22ª semana no segundo trimestre e 33ª e 34ª semana no terceiro trimestre de gravidez. Além disso, o ultrassom morfológico é capaz de identificar o sexo do bebê.
Para quem desejar saber se o bebê é menino ou menina antes de realizar o ultrassom morfológico, o exame de sexagem fetal é recomendado.
A USG morfológica serve para identificar o desenvolvimento do bebê, confirmar a idade gestacional, avaliar o tamanho do bebê, monitorar os batimentos cardíacos e identificar possíveis malformações.
Como é feito o ultrassom morfológico?
A paciente é posicionada deitada de barriga para cima e o médico responsável pelo exame coloca um gel na área analisada para deslizar com facilidade o transdutor, que é capaz de captar as imagens necessárias.
Pré-requisitos
Para realizar o exame é necessário o agendamento prévio, apresentar o encaminhamento médico e chegar com antecedência na clínica com o documento com foto em mãos.
Preparo do ultrassom morfológico
Não é necessário nenhum preparo prévio específico para realizar o ultrassom morfológico.
Contraindicações
A USG morfológica é um exame não invasivo que não representa nenhum risco para a mãe ou para o bebê, sendo assim, o preventivo não possui qualquer contraindicação.
Tempo de duração
O exame é indolor e demora de 10 a 15 minutos para ser realizado.
Periodicidade do exame morfológico
A USG morfológica é recomendada para todas as gestantes durante os três trimestres de gestação.
Quando fazer o exame morfológico?
A gestante deve fazer o exame em todos os trimestres de gestação. Entenda:
Ultrassom Morfológico de 1º trimestre
No 1º trimestre de gestação, recomenda-se realizar o exame de ultrassom morfológico entre a 11ª e a 14ª semana. O preventivo possibilita avaliar possíveis síndromes com base na translucência nucal, que é a medida da nuca do feto.
Ultrassom Morfológico de 2º trimestre
O ultrassom morfológico de 2º Trimestre é um exame de acompanhamento pré-natal, onde é possível observar o crescimento do bebê, a localização da placenta e o volume do líquido amniótico. O objetivo é detectar possíveis malformações e anomalias genéticas.
Ultrassom morfológico 3D
O exame morfológico 3D permite a visualização de cada fatia do feto. Com ele, é possível observar a imagem tridimensional do bebê. O exame é realizado entre a 28ª e 32ª semana de gestação.
O que posso descobrir com o USG morfológico?
Com USG morfológico é possível descobrir possíveis malformações no feto como:
-
Espinha bífida;
-
Anencefalia;
-
Síndrome de Down;
-
Hidrocefalia;
-
Complicações renais;
-
Hérnia diafragmática;
-
Doenças cardíacas.
Qual exame detecta se o bebê tem Síndrome de Down?
Além do ultrassom morfológico, existe o exame de NIPT, que é feito em amostra de sangue, é capaz de detectar mais de 99% dos casos de Síndrome de Down e possui uma taxa de diagnósticos falsos-negativos muito baixa.
Faça o exame de ultrassom morfológico no Alta!
O Alta Excelência Diagnóstica é um laboratório que conta com profissionais altamente qualificados e tecnologia de ponta. Para realizar seu agendamento, entre em contato com nosso atendimento: RJ (21) 3003 5552 / SP (11) 3003-5554.