NIPT - Teste Pré-natal não invasivo e tudo o que você precisa saber

nipt


Durante a gestação, são realizados inúmeros testes e exames para analisar como está sendo a formação do bebê e possíveis problemas que podem aparecer.

O NIPT (sigla em inglês para teste pré-natal não invasivo), é um exame simples que avalia o risco de doenças cromossômicas e detecta o sexo do bebê.

Esse exame é capaz de detectar mais de 99% dos casos de Síndrome de Down e possui uma taxa de diagnósticos falsos-negativos muito baixa.

O Alta Excelência Diagnóstica oferece o exame de NIPT e garante total segurança e confiabilidade.

O que é o exame NIPT e para que serve?

O NIPT é um exame de sangue simples que serve para avaliar possíveis alterações cromossômicas do feto, como a síndrome de Down, síndrome de Edwards, síndrome de Patau e as alterações dos cromossomos sexuais: síndrome de Turner, síndrome de Klinefelter.

O exame diferencia o DNA fetal e materno e possibilita vantagens clínicas exclusivas, oferecendo qualidade e precisão no resultado.

Para quem o NIPT é recomendado?

O exame de NIPT é recomendado para mulheres grávida acima dos 35 anos; gestantes com histórico de gravidez afetada com aneuploidia; gestações em que o pai ou a mãe tenham translocação robertsoniana e pacientes com triagem sérica positiva no primeiro ou segundo trimestre de gestação.

Como funciona o exame?

O exame é feito por meio de coleta de sangue intravenoso. 

Pré-requisitos

A coleta deve ser feita a partir de 9 semanas de gestação (não pode ser realizada antes) e a coleta é recomendada para mulheres acima dos 35 anos, conforme solicitação médica.
 

Preparo para o pré-natal


Recomenda-se que o pré-natal seja feito assim que a gestação for confirmada. Cada exame deverá ser determinado por um médico que saberá quais exames solicitar correspondente a cada fase da gestação.
 

Contraindicações

O NIPT é contraindicado em casos de malformações fetais, de translucência nucal igual ou superior a 3,5 mm, de suspeita de triploidia fetal e de infecções congênitas.

Tempo de duração

O exame consiste em uma coleta de sangue e o tempo de duração varia de 5 a 10 minutos.
 

Periodicidade do exame

A periodicidade do exame deve ser definida por um obstetra, que poderá solicitar o exame dependendo de cada caso.

 

Quando fazer o exame NIPT?

O exame deve ser coletado após 9 semanas de gestação, pois antes disso a fração fetal é baixa e poderá ser solicitada uma recoleta.

Quais doenças o NIPT detecta?

As doenças que o NIPT detecta são:

  • Trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down);

  • Trissomia do 18 (síndrome de Edwards);

  • Trissomia do 13 (síndrome de Patau);

  • Alterações dos cromossomos sexuais: monossomia do X (síndrome de Turner), XXY (síndrome de Klinefelter), XXX e XYY.
     

Confira o preço do NIPT e informações sobre agendamento.

Precisando realizar um ultrassom obstétrico? Clique aqui e saiba tudo sobre o exame!