Tontura: o que pode ser? 

tontura o que pode ser

Tontura é um termo usado para descrever diversas sensações, como desequilíbrio, sensação de estar caindo (sem estar de fato) ou de flutuar. É um sintoma frequente e comum que pode ter diversas causas, tanto simples como complexas. Continue a leitura para saber o que a tontura pode significar e quando é hora de buscar ajuda médica.  
 

 
Agendar exame
 


Quais são as causas da tontura? 

Existem diversas causas de tontura, incluindo problemas no ouvindo interno como a labirintite (inflamação do labirinto, estrutura que regula nosso equilíbrio corporal), desidratação, efeito adverso de algum medicamento e distúrbios neurológicos. 

Sensação estranha na cabeça e tontura 

Não é incomum que a tontura seja descrita como “uma sensação estranha na cabeça” ou sensação de “cabeça vazia”, que pode ou não estar relacionada à vertigem. Embora as pessoas utilizem os termos como sinônimos, eles são coisas diferentes.  

Enquanto a tontura envolve uma sensação de mal-estar, fraqueza e desmaio, a vertigem é uma percepção de que algo ao redor ou o próprio corpo está rodando ou balançando (como se estivesse em um barco, por exemplo).  

Neste caso, o sintoma é mais específico e pode estar ligado a algum problema no ouvido interno, na estrutura chamada de labirinto.  

Dor de cabeça e tontura 

A tontura acompanhada de dor de cabeça pode ter relação com condições como enxaqueca, tensão muscular, sinusite e desidratação.  
 
Em alguns casos, no entanto, essa dupla de sintomas também pode ser um sinal de AVC (acidente vascular cerebral), especialmente se a dor surgir de forma súbita e intensa. Se isso ocorrer, é importante buscar ajuda médica imediatamente.  

Tontura ao se levantar 

A tontura ao se levantar pode ser causada por uma condição chamada de hipotensão postural ou hipotensão ortostática – quando há uma queda abrupta na pressão arterial ao mudar de posição rapidamente e assumir a postura ortostática (em pé). O quadro é mais comum em idosos e pode acometer também pessoas com alguns tipos de doenças cardíacas. 

A hipotensão postural ou ortostática pode provocar confusão, visão turva e desmaio, além da tontura, e na maioria das vezes se deve a uma condição crônica. Ela é diferente da síncope vasovagal (ou síndrome vasovagal), uma condição aguda que acomete adolescentes e adultos e que é provocada pela demora na chegada de sangue ao coração e cérebro. 

A síncope vasovagal pode provocar tontura e outros sintomas como visão em túnel ou embaçada, transpiração excessiva, palidez, calor, náusea, dor de cabeça e palpitações.  
 
Ambientes fechados ou aglomerações, desidratação, ficar em pé ou em jejum por muito tempo e experimentar medo, ansiedade ou outras emoções fortes são os principais gatilhos para a síncope vasovagal, que pode provocar desmaios.  

Tontura do nada 

A tontura do nada pode ser causada por diversos fatores, como estresse, ansiedade, desidratação e hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue). Geralmente, dura apenas alguns segundos ou minutos e não é motivo de preocupação -- mas deve ser investigada caso continue por mais dias e tenha mais sintomas associados, como febre e/ou dor de cabeça.  

Por outro lado, se a tontura do nada vier acompanhada de dor súbita e outros sintomas, como confusão mental, é importante buscar ajuda médica imediatamente. Idosos são especialmente vulneráveis a causas mais graves de tontura, portanto, devem procurar assistência médica. 

Tontura constante 

A tontura constante pode ser um sintoma de alguma condição médica que já está instalada no corpo. Por isso, se o sintoma persistir por semanas, é importante buscar atendimento médico para realizar exames e investigar a causa.  

Pressão alta causa tontura? 

Sim, a pressão alta, quando não controlada, pode provocar a sensação de tontura – acompanhada de zumbido no ouvido, dor de cabeça e na nuca, sensação de cansaço palpitações, entre outros sintomas. 

Ansiedade causa tontura? 

Sim, a ansiedade é uma causa comum de tontura. Ela provoca uma sobrecarga no sistema nervoso que leva a sintomas físicos como tontura, falta de ar, taquicardia e sudorese. 

Qual médico trata tontura? 

Os médicos que podem auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças e que provocam tontura são o otorrinolaringologista, o neurologista e o clínico geral. 

Como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico da tontura pode envolver exames físicos, histórico médico detalhado, exames de sangue, testes de audição e equilíbrio, e em alguns casos, exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada. 

O diagnóstico da tontura é feito por um médico, que irá avaliar histórico de saúde e de família, avaliar os sintomas e as queixas do paciente e realizar um exame físico.  

O especialista também poderá solicitar exames complementares como exames de sangue, de imagem (ressonância magnética e tomografia computadorizada) e até alguns testes específicos, como os relacionados ao labirinto; à síncope vasovagal (como o Tilt Test) e até exames para aferir a pressão arterial por 24 horas (como o MAPA). 

O que é bom para aliviar a tontura? 

O tratamento da tontura depende da sua causa, mas medidas como descanso, manter-se hidratado e bem alimentado, evitar ficar muito tempo em pé ou em aglomerações e gerenciar o estresse e a ansiedade podem ajudar a aliviar os sintomas. 

Em alguns casos, o médico também pode recomendar o uso de medicamentos específicos e fonoterapias para auxiliar na melhora dos sintomas.  

Seus exames estão em dia? 

Manter os exames de check-up em dia é fundamental para monitorar a saúde e identificar precocemente problemas que possam causar tontura e outros sintomas incômodos.  
 
Para obter mais informações sobre onde realizar seus exames de rotina, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online. 
 

 
Agendar exame
 


Fonte: Dr. Luiz Carlos de Melo Barboza Junior, otorrinolaringologista do Hospital Nove de Julho (SP).

Categoria
Saúde