Melanoma: entenda o que é, tipos, sintomas e tratamento

melanoma

Autor: Dr. Renato Filho - cirurgião oncológico e Coordenador do Setor de Melanoma do Hospital Nove de Juho (SP)

Melanoma é um tipo agressivo de câncer de pele. Caso detectado na fase inicial, o prognóstico pode ser bom, uma vez que existem tratamentos eficazes atualmente. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Já o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. 

 

Agendar Exame
 

O que é melanoma? 

O melanoma é um tipo de câncer de pele que ocorre devido ao crescimento desordenado dos melanócitos, que são as células produtoras de melanina.   

É o tipo mais grave de câncer de pele devido sua alta possibilidade de provocar metástase, caso não seja identificado e tratado precocemente. Embora seja mais preocupante que os demais tipos de câncer de pele, costuma ser mais raro. 

Quais são os tipos de melanoma 

Existem diversos tipos de melanoma. Dentre os principais, podemos citar: 

Melanoma acral 

Subtipo que ocorre raramente e não está associado a exposição solar. Normalmente, o local mais acometido é a planta dos pés. Esse tipo de câncer é mais frequente na população negra. 

Melanoma nodular 

Trata-se do tipo mais agressivo. Aparecem como pintas ou verrugas escuras e elevadas, formando um pequeno nódulo. Geralmente o local mais afetado é o tronco. 

Melanoma extensivo 

Cerca de 70% dos casos são extensivos, sendo o tipo mais comum de melanoma. Surgem manchas e/ou pintas escuras em regiões como os braços, pernas, tórax e costas. Inicialmente são encontradas em camadas mais superficiais.   

Melanoma lentigo maligno 

Se manifesta como lesões grandes e superficiais, com aspecto de machas com diferentes colorações de marrom. Na maioria dos casos, é menos agressivo e leva mais tempo para se tornar invasivo. Estão relacionados às áreas de exposição solar, principalmente face. 

O que é melanoma metastático? 

O câncer de melanoma é metastático quando as células cancerígenas do local onde se originaram, se disseminam para outros órgãos e tecidos do corpo, como fígado, pulmão, cérebro e linfonodos

Quais são os sintomas de melanoma? 

Em geral, todos os tipos de melanoma são caracterizados por manchas, pintas ou sinais. Nesse ponto, é importante observar características como:  

  • Assimetrias e contorno irregular;     

  • Muito escuras ou com diversas cores;   

  • Maiores que meio centímetro;    

  • Tenham surgido e crescido rapidamente; 

  • Mudaram de características;   

  • Coçam ou sangram. 

Como é feito o diagnóstico de melanoma? 

Em grande parte dos casos, a suspeita surge durante o exame clínico na consulta dermatológica. Nesse caso, o diagnóstico confirmatório é realizado com a biópsia. 

Qual é o tratamento para câncer de pele melanoma? 

O tratamento depende do estágio e características do câncer. Pode ser necessário o tratamento cirúrgico e/ou radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e uso de drogas alvo, de acordo com o perfil molecular da doença. 

Qual médico procurar? 

Na presença de qualquer sinal, recomenda-se buscar auxílio imediato do dermatologista. Ele será o responsável por solicitar exames de diagnóstico. 

 

Agendar Exame
 
Categoria
Saúde