Ultrassonografia transvaginal: como é feito o exame e como se preparar
O ultrassom transvaginal é muito importante para detectar complicações presentes no canal vaginal das mulheres e para acompanhar a gestação.
A Alta Excelência Diagnóstica sabe que fazer um exame em um local de confiança faz toda a diferença! Prezamos por segurança e confiabilidade de todas as nossas pacientes, oferecemos atendimento de altíssima qualidade e possuímos equipamentos de última tecnologia.
O que é ultrassom transvaginal e para que serve?
O ultrassom transvaginal é um exame de imagem não invasivo, capaz de avaliar o canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e os ovários da mulher.
As imagens fornecidas pelo exame são de extrema qualidade, o que possibilita observar irregularidades presentes nesses órgãos.
A avaliação serve para diagnosticar possíveis cistos, infecções, gravidez ectópica e câncer, que podem se tornar casos graves se não diagnosticados previamente.
Já durante a gravidez, o exame pode identificar sinais de aborto, acompanhar os batimentos cardíacos do feto, examinar a saúde da placenta e identificar irregularidades na vagina.
Como funciona o exame transvaginal?
Para realizar o exame transvaginal, a paciente deverá ficar em posição ginecológica, deitada em uma maca com as pernas afastadas e o joelho levemente dobrado.
O médico insere um transdutor com preservativo e lubrificante no canal vaginal, para que facilite a passagem no equipamento, que deverá permanecer de 10 a 15 minutos no canal, podendo se mover para resultar em melhores imagens.
Durante esse tempo, o instrumento utilizado emite ondas sonoras de alta frequência e possibilita a formação das imagens nas estruturas pélvicas. As imagens são diretamente enviadas para um monitor para que seja possível ser avaliada por um profissional.
Pré-requisitos
O único pré-requisito do exame é que deve ser feito por mulheres que já tiveram relação sexual.
Preparo para o ultrassom transvaginal
O exame não exige nenhum preparo específico. As coordenadas são dadas no agendamento e no dia do exame e, geralmente, é apenas necessário que a paciente esteja de bexiga vazia e esteja vestindo um avental clínico que será entregue minutos antes da avaliação.
Contraindicações
O exame é indicado apenas para mulheres que já tiveram relações sexuais.
Tempo de duração
Geralmente o tempo de duração do exame é de 20 a 30 minutos.
Periodicidade do exame
A periodicidade do exame é definida por um profissional de acordo com cada caso, porém é um exame de rotina que serve para diagnosticar precocemente qualquer complicação e o ideal é realizar anualmente.
Quando devo agendar um USG transvaginal?
O ultrassom transvaginal deve ser agendado a pedido de um ginecologista ou obstetra. Durante a gestação, o exame é recomendado para acompanhar o início da gravidez, entre a 6ª e a 12ª semana.
Quais os tipos de ultrassom transvaginal?
No Alta temos vários tipos de ultrassom transvaginal que são responsáveis por identificar inúmeras complicações no canal vaginal da mulher, são eles:
-
USG TRANSVAGINAL PARA ENDOMETRIOSE;
-
USG TRANSVAGINAL CONTROLE DE OVULAÇÃO;
-
USG TRANSVAGINAL TRIDIMENSIONAL;
-
ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL PARA NÃO GESTANTES;
-
USG OBSTÉTRICA TRIGEMELAR ENDOVAGINAL;
-
USG OBSTÉTRICA GEMELAR ENDOVAGINAL;
-
USG OBSTÉTRICA MORFOLÓGICA;
-
USG OBSTÉTRICO ENDOVAGINAL;
-
USG OBSTÉTRICA COM TRANSLUCÊNCIA NUCAL;
-
DOPPLER TRANSVAGINAL.
O que os resultados do transvaginal mostram?
Os resultados do exame transvaginal podem indicar inúmeras complicações. Após a coleta é necessário que a paciente leve o laudo para seu ginecologista ou obstetra, que poderão interpretar os exames e auxiliar em possíveis tratamentos.
Confira as principais dúvidas sobre ultrassonografia transvaginal:
Abaixo respondemos as principais dúvidas sobre a ultrassonografia transvaginal:
Transvaginal dói?
O ultrassom transvaginal é indolor. O exame pode ocasionar alguns desconfortos, principalmente em gestantes e deverá ser exposto para o médico.
Pode fazer transvaginal menstruada?
Sim, a menstruação não interfere na realização ou no resultado do exame.
Pode fazer exame transvaginal na gravidez?
Sim. O ultrassom detecta a gravidez e deve ser feito a partir da sexta semana de gestação, que é quando é possível detectar a gravidez.
Qual a diferença entre transvaginal e endovaginal?
Nenhuma. É o mesmo exame com nomes diferentes, porém todo o processo é o mesmo.
O que é transvaginal com doppler?
O transvaginal com doppler possibilita diferenciar melhor as lesões benignas e malignas e avaliar trombose, aneurismas ou varizes. Além disso, na gestação é possível acompanhar o fluxo sanguíneo da mãe para o bebê.
Onde fazer o ultrassom transvaginal?
O Alta Excelência Diagnóstica, possui unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro! Confira nossas unidades clicando aqui e escolha a mais perto de você.