DIU Kyleena: conheça as principais características e a aplicação deste anticoncepcional

Diu Kyleena

Existem vários tipos de métodos contraceptivos (ou seja, que têm como objetivo impedir a gravidez), sendo sempre importante que cada pessoa converse com um médico para entender a melhor opção para o seu caso. Uma das alternativas disponíveis no Brasil é o DIU Kyleena. 

 

Saber mais

 


O que é DIU Kyleena?  

DIU significa dispositivo intrauterino. Trata-se de uma pequena peça, em formato de T, que é inserida dentro do útero para evitar gestações. Existem DIUs hormonais (como o Kyleena e o Mirena) e não hormonais (como o de cobre e o de prata). 

O DIU Kyleena mede aproximadamente 30 milímetros e pode permanecer no organismo por até 5 anos. 

Na comparação com o Mirena, o Kyleena tem um tamanho um pouco menor e libera uma menor quantidade de hormônio – assim apresentando menos efeitos colaterais. 

Como o DIU Kyleena funciona?  

O princípio ativo do DIU Kyleena é o hormônio levonorgestrel, um tipo de progesterona. Essa substância é liberada aos poucos dentro do útero e, basicamente, impede a fecundação (a união entre o espermatozoide e o óvulo). 

A ação hormonal promove um espessamento do muco cervical e uma inibição da maturação ou da sobrevivência do espermatozoide, além de evitar que o endométrio (tecido que reveste o útero internamente) engrosse. 

Esse método anticoncepcional é considerado eficaz e seguro. 

Como é feita a aplicação do DIU Kyleena?  

O DIU Kyleena pode ser colocado em consultório. A paciente deve ficar na posição de exame ginecológico (com as pernas flexionadas e abertas) para que o médico avalie a posição e a medida do útero, com a ajuda de um espéculo (instrumento que mantém as paredes vaginais afastadas). 

O ginecologista usa uma solução asséptica para limpar o colo uterino e, depois, aplica o DIU por meio de um tubo fino e flexível, depositando a peça de plástico no fundo do útero. Esse processo não é demorado, mas pode causar desconforto em algumas pessoas. 

A orientação da empresa fabricante do DIU Kyleena é de que seja feita uma checagem inicial entre 4 e 12 semanas após a aplicação, para assegurar que o dispositivo está no local correto. Depois, recomenda-se que essa verificação seja realizada anualmente. 

Aplicação do DIU guiada pela histeroscopia   

O DIU também pode ser aplicado durante a histeroscopia, um procedimento minimamente invasivo que possibilita a visualização direta da parte interna do útero. Ele é realizado com o auxílio de um tubo fino com câmera acoplada, inserido pela vagina da paciente. 

A colocação do DIU com visão histeroscópica garante que o dispositivo foi posicionado corretamente. Isso permite que a paciente mantenha apenas o controle periódico do DIU, não necessitando fazer um ultrassom logo após a sua inserção. Esse serviço é oferecido pelo Alta Diagnósticos e pode ser feito com sedação. 

Quem pode utilizar o DIU Kyleena?  

O DIU Kyleena pode ser utilizado por mulheres em idade fértil que busquem um método anticoncepcional de longa duração. Devido ao seu tamanho, ele é especialmente indicado a quem tem útero menor e colo do útero mais estreito. 

É fundamental que cada pessoa converse com um médico ginecologista para encontrar o método contraceptivo mais adequado para si, considerando as suas características e necessidades individuais. 

Além disso, antes da aplicação do DIU Kyleena, são realizados alguns exames, como o Papanicolau, para avaliar a saúde da mulher e confirmar se essa é a melhor alternativa anticoncepcional para ela. Também é necessário excluir a possibilidade de gravidez – se houver dúvida, pode-se recorrer, por exemplo, ao exame de beta hCG quantitativo

Contraindicações  

As principais contraindicações do DIU Kyleena são: 

  • Gravidez ou suspeita de gravidez; 

  • Infecção nos órgãos reprodutores femininos; 

  • Câncer de colo do útero; 

  • Tumor dependente de progesterona; 

  • Sangramento uterino anormal sem causa conhecida; 

  • Deformação da cavidade uterina; 

  • Doença hepática aguda ou tumor hepático. 

Quais são os efeitos colaterais do DIU Kyleena?  

Os efeitos colaterais mais comuns incluem: dor de cabeça, dor nas mamas, sangramento de escape, cólicas e acne. 

DIU Kyleena engorda?  

Na maioria das vezes, não há relato de ganho de peso. No entanto, cada organismo é um organismo e, portanto, é possível que isso aconteça em alguns casos. 

DIU Kyleena pausa a menstruação?  

O DIU Kyleena é, sim, capaz de reduzir o fluxo menstrual e até interrompê-lo. Porém, por ser uma baixa dosagem hormonal, a pausa da menstruação pode não ocorrer em todas as pessoas. 

DIU Kyleena no Alta Diagnósticos  

No Alta Diagnósticos, a colocação do DIU Kyleena pode ser feita com visão histeroscópica, o que garante o bom posicionamento do dispositivo, e sedação. 

Para obter mais informações sobre a aplicação do DIU, consultar preços e localizar a unidade do Alta mais próxima da sua região, ligar para (11) 3003-5554

 

Agendar

 


Fonte: Dra. Andrea Camhaji Bianco, médica ginecologista e obstetra e coordenadora do serviço de histeroscopia diagnóstica da Dasa 

Categoria
Saúde