Bioimpedância: para que serve e como é feito?
A bioimpedância é um exame não invasivo e rápido utilizado para avaliar a composição corporal, incluindo a quantidade de gordura, músculo, água e outros componentes.
Com essas informações, os profissionais de saúde podem, por exemplo, identificar deficiências de massa muscular ou excesso de gordura corporal, monitorar o progresso de treinos e dietas e realizar o diagnóstico e o tratamento de doenças como obesidade, sarcopenia e desnutrição.
O que é bioimpedância?
A bioimpedância é um exame que utiliza correntes elétricas de baixa voltagem para avaliar a composição corporal, fornecendo informações precisas sobre a quantidade de água, massa muscular, massa gorda e massa óssea do organismo.
A bioimpedância estima a porcentagem de cada componente corporal:
-
Água corporal total (ACT);
-
Massa magra: músculo;
-
Massa gorda: gordura corporal e visceral;
-
Densidade óssea ou peso ósseo;
-
Taxa de metabolismo basal (energia que o corpo gasta em repouso para manter funções inadequadas como respiração, batimentos cardíacos e temperatura).
Quando é indicado fazer a bioimpedância?
A bioimpedância pode ser indicada em diversos casos, como:
-
Planejamento de treinos e dietas: auxilia no ajuste de planos de treino e dietas, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz para atingir objetivos específicos, como perda de peso ou ganho de massa muscular.
-
Prevenção de doenças: a análise da composição corporal pode ajudar no diagnóstico de fatores de risco nutricional, possibilitando a prevenção de doenças relacionadas ao excesso de gordura corporal, como obesidade, diabetes e triglicerídeos elevados.
-
Idosos e pacientes com osteoporose ou osteopenia: acompanhar a saúde óssea e a eficácia dos tratamentos.
-
Pessoas interessadas em avaliar a saúde geral: com o intuito de obter dados detalhados sobre massa muscular, gordura e água corporal.
Bioimpedância: quais são os valores referência?
Primeiramente, é importante destacar que os valores de referência da bioimpedância variam conforme idade e gênero.
-
Para massa gorda: homens entre 15-24 anos devem ter 13,2-18,6% e mulheres 23-29,6%.
-
Para massa magra: homens entre 15-24 anos devem ter 54,8-62,3 kg e mulheres 40-44,9 kg.
-
Hidratação: ideal é de 45-60% para mulheres e 50-65% para homens.
-
Gordura visceral: saudável entre 1-12 e prejudicial entre 13-59.
-
Densidade óssea: a densidade óssea, ou peso ósseo, precisa ser mantida estável para garantir a saúde dos ossos ao longo da vida. A bioimpedância é uma ferramenta valiosa para monitorar a eficácia dos tratamentos e os benefícios da atividade física, especialmente em idosos e pessoas com osteoporose ou osteopenia.
Como o teste de bioimpedância é feito?
Na bioimpedância, como já vimos, uma corrente elétrica de baixa intensidade é enviada pelo corpo. Dependendo do tipo de dispositivo, o exame pode ser feito em pé, utilizando uma balança com eletrodos, ou deitado, com eletrodos colocados nas mãos e nos pés do paciente.
Essa corrente passa facilmente pelos tecidos mais hidratados, como os músculos, enquanto a gordura e os ossos, que têm menos água, dificultam a passagem da corrente.
A diferença na resistência e a velocidade com que a corrente passa pelos músculos permitem que a balança calcule a quantidade de massa magra, gordura e água no corpo.
Há três tipos de dispositivos utilizados pelos profissionais de saúde para a bioimpedância:
-
Total: o corpo inteiro é avaliado. Sendo assim, a pessoa deve deitar-se de barriga para cima, com 4 eletrodos colocados nas mãos e pés.
-
Regional: avalia apenas a parte superior ou inferior do corpo. Para sua realização, é necessário ficar de pé e segurar os sensores do aparelho, ou ficar descalço sobre os sensores de metal.
-
Segmentar: avalia separadamente os membros superiores, inferiores e o tronco. É preciso subir na balança, sobre os sensores, e segurar a haste do aparelho com as mãos ao mesmo tempo.
Como é a preparação para o exame?
Antes da realização da bioimpedância, é necessário seguir algumas recomendações a fim de garantir a precisão dos resultados. São elas:
-
Não comer e nem tomar café;
-
Não praticar exercícios físicos, como corrida, por exemplo, nas 4 horas que antecedem o exame;
-
Consumir de 2 a 4 copos de água cerca de 2 horas antes do exame;
-
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem o exame;
-
Vestir roupas leves e confortáveis.
Onde fazer bioimpedância?
Para consultar preços, obter mais informações sobre a bioimpedância e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma digital.
Conheça o Check-up esportivo do Alta
Você quer iniciar ou aprimorar sua rotina de treinamento e prevenir doenças e lesões? O Check-up esportivo do Alta traz um pacote exclusivo de consultas e exames criado para esportistas de todos os níveis, fruto da parceria entre o Alta Diagnósticos e o Care Club.
O check-up oferece uma grande variedade de serviços, de acordo com sua avaliação física e resultados dos exames. Ou seja, diante de seus objetivos, você terá orientações para a criação de um estilo de vida focado na saúde e/ou no desempenho.
Fonte: Dr. Raffael Fraga, Coordenador Check Up Alta