Saiba para que serve a Vitamina B12 e quais alimentos consumir

Vitamina B12 e quais alimentos consumir

Por Dra. Jerusa Miqueloto

 

vitamina B12 é essencial para o nosso corpo. O corpo não é capaz de produzir essa vitamina, por isso, é necessário o consumo de alimentos ricos em vitamina B12, e ser capaz de absorvê-la de forma adequada, para se manter saudável.  

Quando seus níveis estão baixos no sangue podem ocorrer anemias, fadiga crônica, lesões neurológicas, dentre outros sintomas. 

 

O que é e para que serve a vitamina B12 no corpo humano?  

A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é uma vitamina muito importante para o nosso organismo, pois ela está envolvida na formação das nossas células sanguíneas e na também atua diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios.  

Outra vitamina essencial para nossa saúde é a vitamina D, responsável por fortificar nosso sistema imunológico.   


Quais os alimentos ricos em vitamina B12?  

Os alimentos ricos em vitamina B12 são as carnes bovinas, ovos, peixes, leites e derivados.  

  
Qual a quantidade necessária de vitamina 12?  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade de consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para adultos. 

Por exemplo, 1 ovo cozido contém, em media, 1 mcg de vitamina B12. 

 

Qual exame mede o nível de vitamina B12?  

O nível de vitamina B12 pode ser dosado através da coleta de exames de sangue. Se durante seu check-up for realizada a Dosagem de vitamina B12, você poderá avaliar se os níveis estão normais ou baixos. A dosagem da Homocisteína e do Ácido Metilmalônico no sangue, podem contribuir para a avaliação dos níveis dessa vitamina pois esses metabolitos aumentam diante da deficiência de vitamina B12. 

Vale lembrar que existem pessoas que possuem níveis de ácido metilmalônico e homocisteína elevados, mesmo com dosagem normais de vitamina B12, e portanto, somente a dosagem da vitamina B12 poderá fornecer o diagnostico de certeza dessa hipovitaminose. A avaliação clinica é imprescindível para um diagnostico completo e assertivo. 

Clique aqui para agendar seu exame

Se quiser agendar no RJ clique aqui
 

Quais os principais sintomas de deficiência de vitamina B12?  

A deficiência de vitamina B12 pode resultar em anemia que leva a fraqueza, desanimo e fadiga. Além disso, podem ocorrer estomatite (aftas), sensação de ardência na língua, formigamentos, fraqueza nas pernas, câimbras, depressão, falha de memória, até mesmo quadros mais graves de déficit motores e demências em casos mais avançados e não tratados.  

  

Vitamina B12 alta: o que pode causar?  

Não existe risco de intoxicação nos quadros de elevação da vitamina B12, pois o próprio organismo é capaz de eliminar o que for excessivo. O excesso de vitamina B12 pode, eventualmente, aumentar a presença de espinhas.  

Vale lembrar que pacientes que apresentem altos níveis de vitamina B12 e que não estejam realizando reposição, devem conversar com seu medico de confiança a fim de realizar uma avaliação mais abrangente. 

  

Quando é necessário fazer a suplementação?  

Pacientes com risco aumentado de deficiência de vitamina B12 se beneficiam com a reposição. Pessoas com absorção inadequada por disbiose, após cirurgia bariátrica, doenças inflamatórias intestinais, gastrite atrófica, HIV positivo, dentre outras situações, podem predispor a deficiência de vitamina B12 e devem receber suplementação profilática. 

Pacientes idosos são especialmente suscetíveis a deficiência de B12 pela redução da acidez estomacal, e necessitam de reposição caso suas dosagens estejam inadequadas.  A deficiência de vitamina B12 pode se instalar de forma insidiosa e indolente e levar a quadros hematológicos e neurológicos bastantes graves.  

Pacientes com dietas restritas, principalmente veganos, também devem monitorar seus níveis de vitamina B12 e ficar atentos a necessidade de reposição. 

 

Categoria
Saúde