Vacina de 1 ano (12 meses): veja quais o bebê precisa tomar

Vacina 1 anos (12 meses)

Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, infectopediatra e médica consultora em vacinas da Dasa.

Nos primeiros dois anos de vida, as crianças recebem a maioria das vacinas que irão protegê-las de doenças graves. Nesse sentido, o grupo de vacinas que comumente chamamos de vacina de 1 ano são essenciais para reforçar essa proteção. A seguir, saiba quais são os imunizantes aplicados nesse período, possíveis reações e doenças que elas previnem.     

 

Agendar Vacina

 

Vacina de 1 ano: quais o bebê deve tomar? 

Todos os bebês precisam tomar algumas vacinas quando completam o seu primeiro ano de vida. São elas: 

Primeira dose: 

  • Tríplice viral 

  • Hepatite A 

  • Varicela   

Reforços aos 12 meses 

 Além das primeiras doses já mencionadas, as crianças precisam tomar também alguns reforços de outras vacinas: 

Quais são as reações da vacina de 12 meses? 

Como qualquer imunizante, as vacinas podem provocar algumas reações. Vale ressaltar, no entanto, que isso não significa que exista algo errado: as vacinas são seguras e eficazes e as reações resolvem-se espontaneamente em até 48 horas.   

Nesse sentido, as reações adversas mais comuns nas vacinas de 1 ano são:  

Tríplice viral: reações locais raras, como ardência, vermelhidão e dor no local da aplicação da vacina. Também pode ocorrer febre e exantema (chamado de sarampo vacinal) de 1 dia de duração e que tem início 5 a 7 dias de duração depois da primeira dose da vacina.  

Varicela: dor e vermelhidão no local da aplicação, erupções avermelhadas na pele em número de 3 a 5 e febre são as reações mais comuns da vacina. Esses sintomas duram no máximo dois dias. 

Hepatite A: dor e vermelhidão no local da aplicação são as reações mais comuns dessa vacina. Os sintomas costumam durar de 1 a 2 dias. 

Meningocócica ACWY conjugada: as reações mais comuns são vermelhidão, inchaço, dor ou sensibilidade no local da aplicação.  

Meningocócica B: entre as vacinas administradas no sistema privado, a meningocócica B é uma das mais reatogênicas. É comum o aparecimento de dor, inchaço, vermelhidão no local da aplicação, que vai lentamente diminuindo. Algumas crianças podem ainda apresentar um nódulo no local da vacinação que pode levar algumas semanas para desaparecer. Também podem ocorrer vômitos, diarreia, sonolência e agitação nos primeiros dois dias. 

Pneumocócica 13 valente e Pneumocócica 15 valente (Pn13 ou Pn15): sonolência, perda de apetite, dor, vermelhidão, inchaço no local da injeção, febre e irritabilidade são as reações mais comuns e podem durar até 3 dias. 

O bebê pode tomar a vacina de 1 ano gripado? 

A recomendação do Ministério da Saúde é de que a vacinação seja adiada de modo geral.  

O motivo não tem nada a ver com a febre em si: o objetivo é não atrapalhar a observação do surgimento de possíveis eventos adversos da imunização. Nesse caso, pede-se para aguardar que a criança fique 48 horas sem febre para receber a dose.  

Qual é a importância da vacina de 1 ano? 

A vacina é a ferramenta de proteção mais importante que temos contra uma série de doenças graves e que podem acometer crianças e adultos. Para que elas possam exercer o seu papel corretamente, fortalecendo o nosso sistema imunológico, é fundamental que sejam aplicadas no período correto.  

Nesse sentido, manter o calendário vacinal em dia, incluindo as vacinas de 1 ano, é essencial para impedir a infecção por diversos agentes infecciosos e reduzir o risco de doenças graves e de morte por várias delas. 

Próximas vacinas do bebê 

Até os 15 meses, o bebê precisa tomar mais algumas vacinas para completar seu esquema vacinal. São elas:    

  • Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche acelular, poliomielite e Haemophilus influenzae b) (1º reforço) * 
  • Tríplice bacteriana (DTP) (1º reforço) 
  • Poliomielite (1º reforço) 
  • Hepatite A (1ª dose) ** 
  • Tetra Viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela) (2ª dose) ***   

* Apenas nas clínicas particulares. 
** Dose única apenas no SUS. 
*** A segunda dose da vacina varicela no SUS é aplicada aos 4 e 6 anos. 

Vacinação domiciliar: conheça os benefícios 

A aplicação de vacinas em casa permite que os pais e o bebê fiquem mais confortáveis em um ambiente familiar e conhecido. Para consultar preços, obter mais informações sobre vacinas, aplicação domiciliar e clínicas na sua região, basta clicar no botão abaixo:

 

Agendar Vacina

 

Categoria
Saúde