Vacina Meningocócica ACWY: tire suas dúvidas

Vacina Meningococica ACWY

Autoras: Dra. Natasha Slhessarenko, Pediatra e Patologista Clínica da Dada e Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, Infectologista Pediátrica e Consultora de vacinas Dasa.

 

Agendar vacina na unidade
 
 
 
Agendar vacina em casa

 

A Vacina Meningocócica ACWY protege contra a doença meningocócica provocada pela bactéria Neisseria meningitidis (também conhecida como meningococo) dos sorogrupos A, C, W e Y. 

A Neisseria meningitidis é a causa mais comum de meningite bacteriana e responsável pelas formas mais graves desta doença. 
 
Continue a leitura e entenda para que serve a vacina Meningocócica ACWY, quantas doses são recomendadas e quais seriam as possíveis reações.   

 

Vacina Meningocócica ACWY: para que serve?  

A Vacina Meningocócica ACWY previne as doenças causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y, que incluem a meningite meningocócica (inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal) e a meningococcemia (infecção generalizada).   

A vacina Meningocócica ACWY é inativada e contém antígenos formados por componentes das cápsulas das bactérias (oligossacarídeos) dos sorogrupos A, C, W e Y conjugados a uma proteína.   

 

Quem deve tomar a Vacina Meningocócica ACWY?  

A vacina meningocócica ACWY é indicada para crianças a partir dos 2 meses de idade, adolescentes e adultos. A primeira dose idealmente é aplicada aos três meses de idade, com uma segunda dose aos 5 meses. E os reforços precisam ser aplicados aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade.  

 Para adolescentes que não foram vacinados anteriormente, recomenda-se aplicar uma dose com um reforço após cinco anos de aplicação da mesma. 

Em adultos, a recomendação é dose única.  

A vacina também está indicada para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença. 

 

Agendar vacina na unidade
 
 
 
Agendar vacina em casa

 

Quantas doses são indicadas 

A vacina ACWY oferece proteção contra doenças causadas pelos meningococos dos sorogrupos A, C, W e Y.   

A Sociedade Brasileira de Imunizações e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam que a vacina meningocócica conjugada ACWY seja aplicada no primeiro ano de vida, iniciando aos 3 meses de idade.  

A segunda dose deve ser tomada aos 5 meses e reforçada a partir de um ano de idade.   

Os reforços precisam ser aplicados entre 12 e 15 meses, 5-6 anos e aos 11 anos de idade.   

O número de doses depende da idade de início do esquema vacinal e da vacina utilizada.  

 Para adolescentes que não foram vacinados anteriormente, recomenda-se aplicar duas doses com intervalo de cinco anos entre elas.  

 

Possíveis reações 

Em até 10% dos casos, pode ocorrer: 

  • Endurecimento, dor, inchaço ou vermelhidão no local da aplicação.  

  • Irritabilidade;  

  • Dores de cabeça;  

  • Sonolência;  

  • Perda de apetite;  

  • Febre;  

  • Dor muscular;  

  • Calafrios.  

Com menor frequência podem surgir:  

  • Diarreia, náuseas e vômitos;  

  • Hematoma no local da aplicação da vacina;  

  • Dores nas articulações e erupções na pele.  

As reações costumam desaparecer em até 72 horas.  

 

Existem diferenças entre a Vacina Meningocócica ACWY oferecida na rede privada e na rede pública?  

Não.  As vacinas meningocócicas ACWY oferecidas na rede pública e na rede privada são iguais.  

Entretanto, na rede pública, a vacina meningocócica ACWY é indicada para os adolescentes de 11 a 14 anos e para pacientes do grupo de risco que tomam imunobiológico que leva a deficiência de complemento. Esses últimos pacientes podem receber uma dose da vacina a cada 5 anos nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.  

Em outras faixas etárias, para prevenção da doença meningocócica na rede pública está disponível a vacina meningocócica conjugada C, que protege contra a meningite  

 

Outros tipos de vacinas contra meningite  

Veja abaixo os tipos de vacinas meningite

 

Vacina conjugada Haemophilus influenzae tipo b 

A vacina conjugada protege contra doenças causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b (como meningite, pneumonia, epiglotite, sepse e artrite). 

No SUS, ela faz parte da vacina pentavalente e é administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade.  

No sistema privado, ela faz parte das vacinas Pentavalente e Hexavalente e é administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforço aos 15 meses.  

 

Pneumocócica 10-valente (Conjugada)  

A vacina Pneumocócica 10-valente (Conjugada) previne contra doenças como pneumonia, otite e meningite provocadas por 10 sorotipos da bactéria S. pneumoniae, e é também conhecida como pneumococo. 

A vacina Pneumocócica 10-valente (Conjugada) é administrada no SUS e recomendada para crianças a partir de 2 meses e menores de 5 anos. 

 
 

Pneumocócica 23-valente (Polissacarídica)  

A vacina Pneumocócica 23-valente (Polissacarídica) previne doenças graves (incluindo aí pneumonia e meningite) provocadas por 23 sorotipos da bactéria S. pneumoniae, também conhecida como pneumococo. 

A vacina Pneumocócica 23-valente (Polissacarídica) tem um esquema vacinal específico e não é recomendada para crianças, adolescentes e adultos saudáveis. O público que pode se beneficiar dessa vacina inclui:  

  • Crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para a infecção (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves e imunossuprimidos); 

  • Pessoas a partir de 60 anos como esquema vacinal de rotina. 

 

Pneumocócica 13-valente (Conjugada)  

A vacina Pneumocócica 13-valente (Conjugada) previne o surgimento de 90% das doenças invasivas graves (incluindo pneumonia e meningite) provocadas por 13 sorotipos da bactéria S. pneumoniae, também conhecida como pneumococo. 

A vacina Pneumocócica 13-valente (Conjugada) é indicada para o esquema vacinal de rotina de crianças a partir dos 2 meses de idade e menores de 6 anos.  

Ela também é utilizada para crianças, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para a infecção (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves e imunossuprimidos). 

 

Meningocócica C (Conjugada)  

A vacina Meningocócica C (Conjugada) protege contra a doença meningocócica provocada pela bactéria Neisseria meningitidis (também conhecida como meningococo) do sorotipo C. É oferecida exclusivamente na rede pública de saúde.  

No SUS, a imunização com a vacina Meningocócica C (Conjugada) é feita aos 3 e 5 meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses. Adolescentes e adultos que não tenham recebido as doses podem tomar a qualquer momento.  

  

Meningocócica ACWY (Conjugada)  

A vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) protege contra a doença meningocócica provocada pela bactéria Neisseria meningitidis (também conhecida como meningococo) dos sorogrupos A, C, W e Y.  

A vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) é geralmente administrada a partir dos 3 meses de idade, com uma segunda dose aos 5 meses. O reforço deve ser feito aos 12 meses de idade, 5 e 11 anos.  

No SUS, a vacina está disponível no esquema de uma dose em adolescentes entre 11 e 14 anos como reforço do esquema vacinal da vacina Meningocócica C.  

  

Meningocócica B  

A vacina Meningocócica B protege contra a doença meningocócica provocada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) do sorogrupo B.  

É uma vacina oferecida apenas pela rede privada de saúde. O esquema de vacinação pode variar de acordo com a idade de início da imunização:  

  • Primeira dose aos 3 meses: segunda dose aos 5 meses e um reforço entre 12 e 15 meses; 

  • Primeira dose entre 6 e 11 meses: três doses, as duas primeiras com intervalo de 2 meses e a última com 15 meses; 

  • Primeira dose com 12 meses: duas doses com intervalo de 2 meses e um reforço após um ano da última dose; 

  • Primeira dose com mais de dois anos (incluindo adultos e idosos): duas doses com intervalo de 1 mês. 

Onde tomar a Vacina Meningocócica ACWY?  

A vacina ACWY está disponível para bebês, crianças e adolescentes na rede privada e apenas para adolescentes no SUS (Sistema Único de Saúde).   

Na rede privada, ela é aplicada aos 3 e 5 meses de idade. E os reforços precisam ser aplicados entre 12 e 15 meses, 5-6 anos e aos 11 anos de idade *.   

No SUS, a ACWY é ofertada aos adolescentes entre 11 e 14 anos como dose única de reforço.   

A rede pública de saúde também oferece as seguintes vacinas da meningite: 

  • Vacina meningocócica conjugada C, rotineiramente administrada a crianças aos 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses de idade; 

  • Vacina meningocócica (conjugada) ACWY, administrada a adolescentes de 11 e 14 anos; 

  • Vacina Pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenzae tipo b); 

  • Vacina pneumocócica conjugada 10-valente; 

  • Vacina BCG. 

Já na rede privada de saúde, é possível encontrar também:  

  • Vacina meningocócica B; 

  • Vacina pneumocócica conjugada 13-valente (aplicada no lugar da Pneumocócica Conjugada);

  • Vacina Hexavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, a bactéria Haemophilus influenzae tipo b e poliomielite.

 

 

Leia também: Vacina pneumo 15

 

 

Agendar vacina na unidade
 
 
 
Agendar vacina em casa
Categoria
Saúde