Conheça os novos exames que medem o risco de quedas e lesões para idosos e esportistas

A falta da triagem precoce do risco clínico-motor contribui para perda de rendimento, ocorrência de lesões e comprometimento da qualidade de vida, com grande impacto em custos com internações e cirurgias.
A nova tecnologia do Alta tem como objetivo traduzir o desempenho motor, medido a partir do equilíbrio postural e histórico clínico, em informações valiosas para a tomada de decisão e apoio ao tratamento preventivo, ampliando o acesso à gestão de lesões, quedas e fraturas, promovendo saúde e bem estar.
O que é um exame de risco de quedas e lesões?
O exame de risco de quedas e lesões analisa e prediz o risco clínico-motor através de entrevista clínica e medida do equilíbrio postural, usando dados dos sensores de movimento do celular preso na cintura, num ensaio de posturas de desafio ao equilíbrio.
Por que fazer o exame?
O objetivo da avaliação é detalhar os fatores que podem ser tratados de forma preventiva e propor medidas de apoio ao plano de tratamento com métricas para acompanhamento dos resultados, construindo um acompanhamento do rendimento clínico-motor individual e populacional, prevenindo lesões entre esportistas e jovens ativos e quedas e fraturas para longevidade saudável.

Parceria Alta Diagnósticos e TechBalance
Com objetivo de promover saúde e bem estar e garantir um olhar integral ao cuidado preventivo, o Alta Diagnósticos e a TechBalance se uniram para promover prevenção, com foco em quedas e lesões para longevidade ativa e saudável.
A TechBalance é uma solução multi plataforma, digital, que engaja o paciente, informa o corpo clínico e torna objetivas as métricas de desfecho clínico para gestão dos negócios.
Diferenciais
A nova solução tecnológica Alta Diagnósticos torna possível a análise preditiva acurada de risco para melhorar custo-efetividade com qualificação de serviços, prevenção de sinistros e escala da estratégia de cuidado por gestão individualizada e epidemiológica focada na prevenção de quedas e lesões potencialmente graves, em aplicativo com perfil estético e intuitivo.
Os relatórios aos final do exame são automáticos e personalizados e promovem educação e engajamento, enriquecendo a estratégia médica, padronizando e qualificando os procedimentos e métricas da prevenção e reabilitação.
Indicadores de rendimento do paciente
Dados de movimento do paciente são captados e processados para gerar score de risco, classificação de fragilidade e índices de desempenho motor.
Conheça também o Exame ergométrico e saiba para o que serve e como é feito.
Sugestão de Tratamento
O relatório fornece informações para suporte técnico à decisão do clínico, com epidemiologia, índices de rendimento clínico e motores, e sugestão de plano de tratamento.
Histórico Clínico
Avaliações e reavaliações digitais com dados objetivos e unificados garantem a história do paciente.
Educação / Programa de Prevenção
O paciente recebe orientações sobre medidas preventivas personalizadas para seu autocuidado e engajamento.
Gestão de Risco
Os gestores têm acesso a uma plataforma de gestão da informação, dados e gráficos para decisão de aplicação de recursos e pesquisa.
TechSafe: exames preventivos para idosos
O número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050 (OMS). Em 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.
Devido às alterações fisiológicas do envelhecimento, a partir da meia idade as pessoas estão mais suscetíveis às lesões, especialmente quedas entre idosos, uma das principais causas de morbimortalidade senil com altos custos para o sistema de saúde.
TechSafe
O TechSafe é um exame que mede a predisposição para quedas, avalia o equilíbrio postural e autonomia motora de pacientes 60+ e hospitalizados. O diferencial é o detalhamento dos aspectos clínicos e motores para enriquecer a estratégia de cuidado e monitoramento de resultados através das reavaliações.
TechSport: exame médico para prática esportiva
As lesões no treino ou nos esportes são comuns e impactam em redução de desempenho e desmotivação, podendo comprometer a qualidade de vida e mesmo afastar as pessoas do treino e até mesmo do trabalho, com risco de evolução para cirurgias e internações com altos custos.
TechSport
O Techsport avalia o desempenho físico e ajuda a diminuir o risco de lesões durante os exercícios, monitorando o equilíbrio postural para atividades físicas e academias.
Com o Techsport, as academias ganham um olhar clínico e de monitoramento de rendimento para prática do treino, com a oportunidade do gestor entender os resultados práticos do desfecho do serviço.
Onde fazer os exames TechSafe e TechSport?
O teste está disponível apenas em São Paulo nas unidades Alto de Pinheiros, Higienópolis e Market Place, e também pode ser realizado pelo Atendimento Móvel.
