Sintomas de pneumonia silenciosa: conheça os sinais

Sintomas de pneumonia silenciosa

Fonte: Dra. Soraya Abou El Hosn Cordero, pneumologista do Hospital Santa Paula 

A pneumonia é uma infecção pulmonar que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Seus sintomas incluem febre, tosse, falta de ar e dor no peito. No entanto, em alguns casos, a pneumonia pode se manifestar de forma mais sutil, sem apresentar os sintomas clássicos. Essa condição é conhecida como pneumonia silenciosa. Continue a leitura para entender melhor o problema. 

O que é pneumonia silenciosa? 

A pneumonia silenciosa é uma infecção pulmonar que não apresenta os sintomas clássicos da doença, como febre, tosse, falta de ar e dor no peito. Seus sintomas podem ser mais leves, como tosse seca, dor de garganta e cansaço. 

 

Agendar Vacina

 


Quais são os sintomas da pneumonia silenciosa? 

Ao contrário das apresentações típicas de pneumonia, os sintomas dessa variante podem ser leves ou até mesmo imperceptíveis. Pacientes podem experimentar fadiga persistente, mal-estar geral e, em casos mais avançados, leve desconforto respiratório. 

Pneumonia silenciosa infantil: como identificar os sinais? 

Especialmente em bebês e crianças pequenas, a pneumonia silenciosa pode ser mais desafiadora de ser reconhecida. Alterações no padrão de sono, apetite e atividade física, bem como dificuldade respiratória, cansaço, irritabilidade e febre baixa são sinais importantes que podem indicar uma infecção. Pais e cuidadores devem estar atentos a qualquer mudança no comportamento dos pequenos. 

Como é feito o diagnóstico? 

Além da análise do histórico de vida e de saúde do paciente durante a consulta, é possível que o médico peça exames de imagem para ajudar a identificar a presença ou não de pneumonia.  

Exames para detectar pneumonia silenciosa 

Os dois principais exames requisitados para diagnosticar pneumonia – sendo ela silenciosa ou não, são o raio-X de tórax e a tomografia computadorizada do tórax. 

Exames laboratoriais, como hemograma completo, cultura de escarro e teste de PCR para vírus também são úteis pois ajudam a identificar o agente causador da infecção, caso ela esteja presente. 

Qual é o tratamento para pneumonia silenciosa? 

O tratamento para pneumonia silenciosa depende do agente causador da infecção. Se ela for causada por bactéria, por exemplo, o médico provavelmente irá recomendar o uso de antibióticos. Antivirais (em casos da doença causada por vírus) e antifúngicos também podem ser utilizados, a depender da origem do problema.  

A abordagem do tratamento, no entanto, pode variar de acordo com a gravidade do caso. A terapia pode ser realizada de forma ambulatorial ou hospitalar, dependendo das condições clínicas do paciente.  

Como prevenir a doença? 

A melhor forma de prevenir a pneumonia é manter as vacinas em dia, especialmente as vacinas pneumocócicas e as que protegem contra doenças respiratórias como a gripe (que protege contra os subtipos H1N1 e H3N2 do vírus influenza) e a covid-19. 

Outras medidas que podem ajudar a prevenir a pneumonia incluem: 

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão; 

  • Evitar contato com pessoas doentes; 

  • Manter os ambientes ventilados. 

 

Agendar Vacina
 
 
 
 

 

Categoria
Saúde