Período Fértil: entenda o que é, como calcular e quais são os sintomas
Autora: Dra. Danielle Imperador - médica ginecologista
O período fértil acontece aproximadamente 14 dias após o início da menstruação, quando o organismo feminino libera um óvulo para que ocorra a fecundação.
Em mulheres com ciclos menstruais regulares, é mais fácil calcular esse período em que as chances de engravidar são maiores.
Apesar de, muitas vezes, ser assintomática, algumas mulheres conseguem perceber quando ocorre a ovulação, já outras precisam recorrer a exames e testes de farmácia.
A seguir, veja detalhes de como calcular o período fértil e quais são os principais sintomas.
O que é período fértil?
O período fértil pode ser definido como o momento do ciclo menstrual em que ocorre a ovulação. Portanto, nesta fase aumentam as chances de uma gravidez, já que o óvulo é liberado pelo ovário para acontecer a fecundação.
Conhecer e acompanhar o período fértil é importante tanto para quem pretende engravidar quanto para mulheres que não desejam ter filhos.
O período fértil é antes ou depois da menstruação?
Na maioria das vezes, o período fértil acontece alguns dias após o fim da menstruação.
Geralmente, o período fértil ocorre no meio do ciclo menstrual, entre dois ou três dias antes e dois ou três dias depois da ovulação. Geralmente, dura aproximadamente cinco dias.
Por isso, o dia exato pode variar, uma vez que diversos fatores podem alterar a data prevista para a menstruação.
Como calcular o período fértil?
Há diversas formas de calcular o período fértil. A primeira delas é ficar de olho no período menstrual: quem tem o ciclo regular, pode contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, para depois acrescentar dois ou três dias antes e dois a três dias depois dessa data.
Por exemplo: em um ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre entre o 10° dia ao 16°. Já em ciclos de 30 dias, a ovulação acontece no 16º dia e o período fértil abrange do 14º ao 18º dia.
Há ainda o Método Billings (ou Método de Ovulação Billings), que consiste na observação das características do muco cervical. Sendo assim, avalia-se uma secreção produzida pelo colo do útero que, em geral, é transparente e "elástica", como a clara de um ovo.
Como saber o período fértil em um ciclo irregular?
Geralmente, mulheres com ciclos irregulares não conseguem calcular exatamente quando estão ovulando.
Nesses casos, a recomendação é se atentar para os sintomas que podem surgir no período fértil ou fazer testes de ovulação.
Quais são os sintomas do período fértil?
Algumas mulheres podem apresentar alguns sintomas durante a ovulação. Mas, muitas vezes, o período fértil é assintomático.
O colo do útero pode produzir um muco transparente e sem cheiro, semelhante à clara de ovo. O objetivo desta secreção é facilitar a chegada dos espermatozoides ao óvulo para que ocorra a fecundação.
Além disso, podem surgir:
- Aumento da temperatura corporal;
- Aumento da libido;
- Cólica no baixo-ventre;
- Inchaço nas mamas;
- Pele mais oleosa e surgimento de acnes.
É possível engravidar fora do período fértil?
É bastante raro que uma mulher consiga engravidar fora do período fértil. Porém, há uma chance mínima, principalmente se ocorrer uma relação sexual antes da ovulação.
Já se a relação sexual acontecer após a ovulação, fica ainda mais difícil ocorrer a fecundação, já que o óvulo já foi liberado, passou pelas trompas e não encontrou com o espermatozoide.
Como é feito o teste de fertilidade feminina?
Alguns exames também identificam o período fértil da mulher. O ultrassom transvaginal, por exemplo, aponta quando a ovulação ocorre e as modificações no ovário.
Além disso, os exames de sangue demonstram os níveis hormonais relacionados ao processo de ovulação.
Por fim, existem testes de ovulação que são facilmente encontrados em farmácias. Nesses casos, a mulher precisa urinar no teste diariamente após a menstruação e acompanhar a evolução do ciclo.
Os testes de ovulação indicam a concentração do hormônio luteinizante no organismo, responsável pelo amadurecimento dos folículos e liberação do óvulo. Portanto, sabe-se qual é o melhor momento para ter relação sexual quando há o desejo de engravidar.
Leia também: