Entenda o que é FSH, como é feito o exame e para que serve

Entenda o que é FSH, como é feito o exame e para que serve

exame FSH é frequentemente utilizado para avaliar as fases reprodutivas das mulheres. Ele pode indicar, por exemplo, se a paciente tem uma boa reserva de óvulos ou se ela está próxima da menopausa. Mas, além disso, também há situações em que esse exame é útil para homens.

↓ Agende na unidade ou domiciliar

O que é FSH? 

O FSH (hormônio folículo-estimulante) é um hormônio produzido pela hipófise, uma glândula localizada no cérebro.  

Ele é liberado em resposta à atuação do GnRH — um hormônio que vem do hipotálamo, outra região cerebral. 

Uma vez na corrente sanguínea, o FSH vai para os testículos ou para os ovários. Assim, ele influencia o sistema reprodutivo em homens e em mulheres. 

Qual é a função do FSH nos homens? 

Nos homens, o FSH age nos testículos, estimulando e regulando a produção de espermatozoides e hormônios. 

Qual é a função do FSH nas mulheres? 

Nas mulheres, o FSH atua nos ovários. Esse hormônio, além de ajudar no controle do ciclo menstrual, é responsável pelo amadurecimento dos óvulos e pela produção de hormônios. 

O que pode alterar o FSH? 

Em homens, o FSH não costuma variar muito após a puberdade. Já em mulheres, o nível de FSH muda conforme o ciclo menstrual e a fase reprodutiva. 

Por exemplo, durante a ovulação, por volta do 14º dia do ciclo, registra-se o maior nível de FSH. 

O FSH também fica mais elevado durante o climatério, quando as mulheres estão próximas da menopausa e parando de ovular pela redução do número de folículos. Para tentar compensar essa menor liberação de óvulos, o organismo começa a produzir mais FSH. 

Ambas as alterações, tanto durante a ovulação como durante o climatério, são normais. Há casos, porém, em que mulheres em idade fértil apresentam FSH elevado por problemas nos ovários. Geralmente, esses quadros resultam da insuficiência ovariana ou de alterações genéticas.

↓ Agende na unidade ou domiciliar

Além disso, é possível que o hormônio folículo-estimulante não seja produzido ou seja produzido de maneira irregular. Nessas situações, tanto em homens como em mulheres, o baixo nível de FSH pode ter relação com: 

  • Tumores do cérebro; 
  • Atividades físicas em excesso; 
  • Dietas inadequadas; 
  • Perda de peso exagerada; 
  • Estresse; 
  • Problemas em hormônios que interferem no funcionamento da hipófise. 

Para que serve o exame de FSH? 

O exame FSH é utilizado principalmente em duas situações: 

  • Avaliar alterações menstruais, que podem indicar proximidade da menopausa (FSH alto) ou problemas no hipotálamo ou na hipófise (FSH baixo); 
  • Avaliar a fertilidade feminina com base na reserva folicular. 

Embora seja mais comum entre mulheres, a dosagem de FSH também pode ser feita em homens. Nessas situações, o exame serve para: 

  • Investigar pacientes com baixo número de espermatozoides; 
  • Investigar eventuais problemas nos testículos. 

Como o exame de FSH é feito? 

O exame FSH é um exame de sangue.  

É importante dizer que, se o objetivo for avaliar a reserva ovariana das mulheres, a coleta de sangue não deve ser feita em qualquer período. 

Como o nível de FSH varia conforme o ciclo menstrual, o ideal é realizar o exame na fase folicular — ou seja, entre o primeiro e o quinto dia do ciclo. 

Caso a mulher não esteja menstruando e o intuito do exame FSH seja avaliar se a paciente está no climatério, então o procedimento pode ser conduzido em qualquer momento. 

O exame de FSH é um dos vários testes de sangue que pode ser feito em casa, bastando agendar sua coleta domiciliar pelo site do laboratório.

Como é o resultado do exame do hormônio folículo estimulante? 

O resultado do exame do hormônio folículo-estimulante depende do laboratório. Os valores de referência são diferentes para cada época do ciclo menstrual, e o padrão adotado por cada instituição pode variar. 

O que significa FSH alto em homens e mulheres? 

O FSH alto está associado a aspectos envolvendo os ovários ou os testículos. 

Nas mulheres que estão próximas da menopausa, é normal que o FSH esteja mais elevado. Isso significa que, como esperado para esse momento da vida, a quantidade de folículos esteja diminuindo. 

Já nas mulheres em idade fértil, o FSH alto pode indicar algum problema quanto ao número de óvulos. É possível que haja menos óvulos do que se espera para a fase reprodutiva em função da insuficiência ovariana precoce ou de alterações genéticas. 

No caso dos homens, quando o FSH está alto é necessário investigar se existe algum problema na produção de hormônios pelos testículos. 

O que significa FSH baixo em homens e mulheres? 

O FSH baixo tem relação com a baixa produção do hipotálamo (de onde vem o hormônio GnRH, que estimula a liberação do FSH). Essa condição pode estar associada a: 

  • Problemas ligados a hormônios que influenciam o hipotálamo e a hipófise; 
  • Tumores cerebrais; 
  • Atividade física em excesso; 
  • Dietas inadequadas; 
  • Perda de peso exagerada; 
  • Estresse. 

Qual é o FSH ideal para engravidar? 

A literatura médica não é unânime quanto ao FSH ideal para engravidar. Porém, a maioria dos artigos entende que um FSH acima de 10 mUI/mL (na fase folicular) está relacionado a um prognóstico reprodutivo menos favorável. 

Sendo assim, a tendência é de que haja maiores chances de uma mulher engravidar se o FSH estiver abaixo de 10 mUI/mL na fase folicular. 

Mas vale lembrar que muitos fatores além do hormônio folículo-estimulante estão envolvidos no sucesso de uma gestação ou em um quadro de infertilidade feminina

Por isso, mulheres que suspenderam o uso de métodos contraceptivos há pelo menos um ano no intuito de engravidar e não estão sendo bem-sucedidas devem consultar um especialista – que pedirá uma série de exames para fechar um diagnóstico.  

Como é o tratamento para FSH alto? 

Apresentar um FSH alto significa que a mulher está com poucos folículos. Não há tratamento para essa questão fisiológica. 

Caso a paciente deseje engravidar e não esteja conseguindo, existem outras alternativas, como receber óvulos por doação. 

Como é o tratamento para FSH baixo? 

O FSH baixo pode ser causado por diversos fatores: tumores cerebrais, problemas hormonais, excesso de exercícios e perda de peso exagerada, por exemplo. 

Não há, portanto, um tratamento único para FSH baixo. É preciso avaliar o paciente, identificar o que está levando ao quadro e, a partir disso, conduzir o tratamento mais adequado.

↓ Agende na unidade ou domiciliar

Autora: Dra. Adriana Campaner, médica ginecologista