Exame de próstata: saiba quando e como deve ser feito o exame

Exame de próstata: saiba quando e como deve ser feito o exame


Dra.Myrna Perez

Exame de próstata é o preventivo capaz de identificar alterações presentes nas glândulas, inclusive o câncer de próstata.   

Segundo as estimativas do Ministério da Saúde, em 2018, foram relatados 68.220 novos casos de câncer de próstata. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. 

O que é o exame de próstata? 

O “exame de próstata” também chamado toque retal tem como objetivo analisar a presença de alterações no formato e consistência da próstata.  A avaliação das alterações precisa ser complementada a fim de definir se é compatível com hiperplasia, infecções, inflamações ou câncer. Para auxiliar nesse processo, podem ser solicitado novos exames como  a análise sanguínea do PSA, a medição do jato de urina e ultrassonografia transretal, por exemplo. 

Quando o homem deve fazer o exame de próstata? 

Recomenda-se que os homens façam exames de próstata periodicamente a partir dos 40 anos. Se houver casos na família de câncer de próstata, a melhor idade para iniciar os exames deve ser previamente conversada com um médico, uma vez que a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. 

Qual a periodicidade do exame de próstata? 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a frequência do exame é bastante variável, podendo ser anual ou mesmo a cada 4 anos, e é o seu urologista quem irá determinar essa periodicidade. 

Por que fazer o exame de próstata? 

O antígeno prostático específico (PSA) é o marcador mais utilizado para diagnosticar o câncer de próstata. Realizar o exame na periodicidade indicada pelo médico é essencial para a detecção precoce da doença, fornecendo maiores chances de cura. Quando os sintomas aparecem, as chances diminuem, pois, especialmente quando se trata do câncer de próstata, indica que a condição está em um estágio mais avançado. 

Como é feito o exame de próstata? 

Toque retal: é feito durante a consulta com urologista ou proctologista. Para realizá-lo, o profissional introduz o dedo indicador, protegido por luva de látex e lubrificado, no ânus do paciente. O exame diagnostica fissura anal, hemorroidas ou nódulos, além de ser necessário para o rastreio de câncer de próstata e reto. 

Exame PSA: feito pela coleta de uma pequena amostra de sangue venoso, que quantifica a proteína produzida pela próstata (PSA). O exame auxilia na identificação de câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna e a prostatite, que é a inflamação da próstata. 

 
Preparação 

PSA: o preparo exige que o paciente não pratique esportes intensos, não utilize bicicleta ou motocicleta, esteja em abstinência sexual (relações sexuais ou masturbação) nas 72 horas que antecedem o exame. 

Não é recomendado realizar o exame de toque retal durante este tempo, pois, pode alterar o valor do PSA.   

Toque retal: nenhum preparo é necessário. 

 
Tempo de duração do exame 

Os exames demoram cerca de 10 a 15 minutos para serem concluídos. 

Quem faz o exame de próstata? 

O exame de PSA ~e coletado em laboratórios de analises clinicas. 

O exame de toque retal é realizado pelo urologista ou proctologista, em atendimento ambulatorial. 

Quais os tipos de exame de próstata? 

Além dos dois exames citados acima, existem outros que podem auxiliar na identificação de doenças da próstata. Conheça: 

Ultrassom da próstata (ultrassonografia transretal) 

O exame de ecografia da próstata, conhecido popularmente como ultrassonografia da próstata ou ultrassonografia transretal, é um exame que consiste em avaliar e calcular o tamanho (dimensões e volume) da próstata, e avaliar a ecoestrutura e seus contornos para identificar possíveis alterações. O exame permite a identificação do câncer em seu estágio inicial.   

Existem duas abordagens para o exame, são elas:   

  • Ecografia prostática transretal (ou ecografia vesico prostática): neste exame pode ser observadas imagens da próstata, vesículas seminais e pavimento da bexiga. 

  • Ecografia prostática supra púbica: a avaliação é realizada por abordagem pélvica, semelhante à ecografia pélvica ou vesical, quando a sonda é colocada na região abdominal.   

O exame de ultrassonografia da próstata é considerado um método de diagnóstico simples e seguro, além de não exigir um preparo específico.   

A ultrassonografia da próstata é indicada para os homens que apresentam alterações no valor de PSA, especialmente quando há suspeita de tumores. Ela auxilia o médico no diagnóstico de diversas doenças da próstata. 

 
Jato de urina 

A urofluxometria, ou medição do jato de urina, é um exame urológico que analisa a força e velocidade do jato e também a quantidade de urina eliminada em cada micção.  Essa análise é fundamental para identificar complicações associadas as doenças da próstata , que, quando presentes, podem causar fluxo urinário lento e fraco. 

 
Exame de urina 

O PCA3 permitre a detecção de um novo biomarcador para câncer de próstata (PCA3-Prostate Câncer Antigen 3).  

É um exame de urina não invasivo que permite, associado a outros dados clínicos, demonstrar a agressividade do tumor e auxiliar na escolha do melhor tratamento para cada caso. 

 
Biópsia 

A biópsia da próstata é um exame invasivo e confirmatório que é solicitado pelo urologista para confirmar o diagnóstico, especialmente quando há suspeita de lesões malignas com a presença de nódulos suspeitos e alterações nos valores de PSA. 

Agende seus exames no Alta Diagnósticos através da plataforma de agendamento online

Agende aqui o seu exame!

 

Categoria
Saúde