Exame de PSA: o que é, para que serve e quando é indicado

Exame de PSA: o que é, para que serve e quando é indicado

Por Dr. Izidro Bendet 

 

PSA é o exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. Também é feito em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer.

 

clique para agendar o exame via nav

 

O que é o PSA (Antígeno Prostático Específico)? 

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma glicoproteína produzida primariamente pelas células epiteliais da próstata, secretada no líquido seminal, onde permanece em concentrações elevadas, e em menores concentrações no soro de homens normais. Isso quer dizer que é normal que todos os homens tenham PSA no sangue desde que em níveis baixos.

Para que serve o exame de PSA?

Como o PSA também é produzido pelas células neoplásicas da próstata, ele é utilizado como um marcador de câncer de próstata, juntamente com o exame digital retal (toque prostático) para a detecção precoce do câncer de próstata. Além disso, o exame é necessário no acompanhamento de pacientes diagnosticados e tratados de neoplasias de próstata para a detecção precoce da recorrência da doença.

Além do câncer, o PSA pode estar elevado em doenças não neoplásicas, como na hiperplasia prostática benigna e na prostatite, sendo importante outros procedimentos diagnósticos, como o ultrassom e a biópsia prostática para a definição do diagnóstico.

Quais as diferenças entre o PSA total e o PSA livre?

O PSA encontra-se no soro em duas formas: o PSA não ligado ou livre e o PSA ligado a outras proteínas. A soma das frações do PSA livre e do PSA ligado a proteínas é chamada de PSA total. Dependendo dos valores do PSA total, a dosagem do PSA livre e a relação do PSA livre/PSA total podem ser utilizadas para aumentar a especificidade do PSA e melhorar a detecção do câncer de próstata.

 

Como o exame de PSA é feito?

O PSA total e o PSA livre são dosados no soro através da coleta de amostra de sangue venoso, sendo necessária a atenção aos cuidados no preparo do paciente antes da coleta do sangue:

Preparo

  1. Não ter relações sexuais ou ejaculação nas 48 horas (02 dias) antes da coleta; 

  2. Não realizar exercícios em bicicleta, andar de motocicleta, ou equitação (andar a cavalo) nas 48 horas (02 dias) antes da coleta; 

  3. Após o uso de supositórios, sondagem uretral ou toque retal, aguardar 4 dias para a coleta de amostra;

  4. Após cistoscopia, aguardar 5 dias para a coleta de amostra; 

  5. Após ultrassom transretal, aguardar 7 dias para a coleta de amostra;

  6. Após colonoscopia ou retossigmoidoscopia, aguardar 15 dias para a coleta de amostra;

  7. Após a realização de estudo urodinâmico, aguardar 21 dias para a coleta de amostra; 

  8. Após biópsia de próstata, aguardar 30 dias para a coleta de amostra; 

  9. Não é necessário jejum para a coleta de amostra;

  10. Nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata), não é necessário preparo.

Duração 

A coleta é feita através da punção de uma veia periférica e demora de 5 a 10 minutos para ser concluída.

Tipo de coleta 

Amostra de sangue venoso.

Periodicidade

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. 

A periodicidade do exame de PSA vai depender dos valores encontrados e deverá ser indicado pelo seu médico.

Como é o resultado do exame?

Após a análise laboratorial da amostra coletada, é emitido um laudo com os valores do exame, que é medido em unidades de nanogramas por mililitro (ng/ml).

Qual o valor normal do PSA?

Os valores de PSA total até 4,0 ng/mL são considerados normais.

Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica. Valores de PSA total entre 4 ng/mL e 10 ng/mL são de difícil avaliação, podendo ser encontrados em doenças benignas, como a hipertrofia prostática, sendo nestes casos recomendada a dosagem do PSA total e livre ou outros exames complementares conforme orientação do médico prescritor.

Onde fazer o exame?

Para realizar seu exame com segurança, tecnologia de ponta e confiabilidade, você pode escolher o laboratório Alta Diagnósticos mais próximos à você através do nosso agendamento online.

 

clique para agendar o exame via nav

 

Categoria
Saúde