Eletrocardiograma: Tudo sobre o exame ECG
O eletrocardiograma (ECG) é um exame cardiológico, ou seja, que ajuda a identificar problemas no coração.
Ele é rápido, indolor e fornece uma série de informações que ajudam o médico a entender como o órgão está funcionando.
Na presença de sintomas como palpitações, tontura ou cansaço, muitas vezes o eletrocardiograma é o primeiro exame solicitado.
Eletrocardiograma: o que é e para que serve?
O Eletrocardiograma ou ECG é um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele em posições anatômicas bem definidas, para mapear o coração em ângulos diversos.
Todas as pessoas deveriam realizar um ECG em algum momento da vida, e que seja repetido conforme necessidade e orientação do seu médico.
O ECG permite avaliar o RITMO cardíaco, a Frequência Cardíaca, a condução do impulso elétrico, as sobrecargas das câmaras cardíacas, a falta de oxigênio chegando ao músculo cardíaco, alterações congênitas, indicar distúrbios valvares e inflamatórios.
Além disso, o ECG também pode monitorar se dispositivos mecânicos implantados no coração estão funcionando da forma esperada, tais como marca-passos, e se o uso de determinados medicamentos está causando efeitos colaterais no coração.
Esse exame também é comumente solicitado na avaliação de risco cirúrgico.
Como é feito eletrocardiograma?
O eletrocardiograma é um exame rápido, simples, indolor e não invasivo. Para a realização do ECG, o paciente fica deitado numa maca em repouso por alguns minutos.
São então colocados eletrodos na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos, e aplica-se um gel sobre esses dispositivos para facilitar a medição da corrente elétrica. A pele deve estar bem limpa e desengordurada nos locais de fixação dos eletrodos.
Se o corpo do paciente tiver muitos pelos, pode ser necessária uma tricotomia (depilação) pontual. Se a pele for especialmente oleosa deve ser promovida uma limpeza local com gaze e álcool.
Quando o ECG é solicitado?
O eletrocardiograma é um exame muito comum, seja na investigação de sintomas ou como parte de uma avaliação de rotina. E as indicações mais comuns são:
- Check-up anual ou na avaliação médica antes de uma eventual liberação para prática esportiva, principalmente para pessoas acima de 40 anos ou com fatores de risco.
- Investigação de sintomas ligados ao coração, como dor no peito (precordialgia), tonturas, palpitações (sensação de que o coração está “disparado” ou falhando), falta de ar inexplicável e desmaios.
- Avaliação de risco cardiológico antes de procedimentos cirúrgicos.
- Para acompanhar a evolução de doenças preexistentes ou verificar o efeito de medicamentos no ritmo do coração.
Preparo do exame ECG
- O paciente deve sempre relatar os medicamentos em uso;
- Não é recomendado praticar exercícios físicos intensos imediatamente antes do exame.
- Próteses de mama normalmente não interferem no resultado/interpretação do exame.
CONTRAINDICAÇÕES DO EXAME ECG
Não há. qualquer pessoa pode realizar o exame, incluindo gestantes ou lactantes. Em caso de agitação ou tremores, isso poderá refletir em artefatos (ruídos) da atividade muscular.
Quanto tempo demora um eletrocardiograma
O eletrocardiograma leva de 5 a 10 minutos para ser concluído.
Resultados do eletrocardiograma convencional
O resultado do eletrocardiograma é dado por um traçado em papel milimetrado. Esse gráfico registra a movimentação e a intensidade dos impulsos elétricos do coração.
E o médico cardiologista analisa o desenho desse traçado para verificar se o ritmo e a frequência estão corretos e se há sinais de problemas.
Resultados normais do eletrocardiograma
Um resultado é considerado normal (ou dentro dos padrões esperados) quando o traçado demonstra que o coração está funcionando em um ritmo regular.
Isso significa que a frequência cardíaca está dentro dos limites considerados normais para a idade e condição do paciente.
E que o impulso elétrico está sendo gerado e conduzido de forma correta e sequencial por todas as câmaras do coração (átrios e ventrículos).
Resultados anormais
Resultados anormais indicam que existe alguma alteração na atividade elétrica do coração que precisa de atenção e investigação adicional. Algumas das anormalidades mais comuns que o ECG pode detectar incluem:
Arritmias Cardíacas: Alterações no ritmo ou na frequência dos batimentos cardíacos, como o coração batendo muito rápido (taquicardia), muito lento (bradicardia) ou de forma irregular.
Isquemia e Infarto: Sinais de que o músculo cardíaco está sofrendo por falta de oxigênio (isquemia) ou que já houve um infarto (morte de parte do tecido cardíaco).
Sobrecarga das Câmaras: Indica que alguma câmara do coração (átrio ou ventrículo) está trabalhando em excesso ou está mais dilatada do que o normal.
Eletrocardiograma: preço do ECG
Para consultar preços, obter mais informações sobre o eletrocardiograma e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar a nossa plataforma digital.
Autor: Marcelo Bueno – cardiologista



