Dor nas juntas: o que é, possíveis causas e como diagnosticar


dor nas juntas


Dra. Eliza Ducati 
Médica radiologista 


A dor nas juntas pode ocorrer em diversas partes do corpo humano. Idade, excesso de peso, lesões anteriores, uso excessivo da articulação e outras condições podem ser fatores desencadeadores dessa dor.

O que é dor nas juntas? 

As articulações são as partes do corpo onde os ossos se encontram. São elas que permitem que os ossos do esqueleto se movam. A dor nas juntas diz respeito à dor nas articulações ao se movimentar, e até mesmo durante o repouso, e incluem partes do corpo como ombro, cotovelos e joelhos. 

 

Clique aqui para agendamento de exames e consultas


Quais são as causas da dor nas articulações? 

Pode ser causada por fadiga (estresse), movimentos de repetição, trauma, inflamação e degeneração. 

Em alguns casos, a dor nas articulações é indicativo de alguma doença ou lesão, como artrite, osteoporose, tendinite, infecção nos ossos, entre outras. 

É fundamental se consultar com um profissional para receber o diagnóstico correto e traçar as melhores estratégias para o tratamento. 

Dor nas juntas do corpo inteiro 

As dores nas juntas do corpo podem ser causadas por doenças sistêmicas que cursam com a poliartralgia devido à resposta autoimune. Dentre as causas, podemos citar algumas viroses, como a covid-19, e doenças que aumentam a sensibilidade à dor, como a fibromialgia. 

Dores nas articulações das mãos 

Nas mãos, as dores articulares podem ser causadas por doenças nas articulações, como a artrite inflamatória e a artrose degenerativa, doenças nos tendões (tendinites), doenças nas polias, como a síndrome do dedo em gatilho, entre outras. 

Dores nas articulações das pernas  

Diferentes fatores podem causar dor nas articulações das pernas, como sobrepeso, uso de calçados inadequados e artrose degenerativa nos quadris e joelhos. 

Dores nas articulações dos pés 

Alterações de marcha e mudanças na biomecânica podem desencadear inflamações agudas no tendão calcâneo e na fáscia plantar. Além disso, o sobrepeso também é um fator de risco para as dores nas juntas dos pés. 

Dor nas juntas pode ser Covid? 

Sim, um dos sintomas da infecção por coronavírus é a artralgia, que pode ser aguda e autolimitada, generalizada ou agressiva. 

Caso suspeite da infecção, agende seu teste covid-19 para diagnóstico. 

Como prevenir as dores nas juntas? 

As principais formas de prevenção são: manter atividades físicas diárias, alimentação saudável, não praticar excessos de movimento ou de repetição, reduzir o estresse e fazer alongamentos. 

Qual especialista trata a dor nas juntas? 

Em casos de dor nas juntas, é necessário buscar auxílio profissional de um reumatologista ou ortopedista. 

Qual é o tratamento para dor nas juntas? 

O tratamento pode ser medicamentoso, sempre indicado por um médico. Também podem ser indicados o controle de peso corpóreo e a realização de fisioterapia. Além disso, injeções com ácido hialurônico são um tratamento atual e promissor. 

 

Clique aqui para agendamento de exames e consultas

 

 

Categoria
Saúde