Dor nas costas pode ser um sintoma de COVID-19?

Dor nas costas e COVID-19: pode ser um sintoma?

Dor nas costas e COVID-19 podem estar relacionadas ao momento de isolamento social em que estamos vivendo, mas não há relatos disponíveis que confirmem que este seria um sintoma comum que indica a infecção ativa.

Os relatos de dores nas costas aumentaram durante a pandemia, mas devemos estar atentos se essa condição pode indicar outros problemas de saúde.

Afinal, dor nas costas é sintoma de COVID-19?

A dor nas costas, na ausência de outros sintomas, não é considerada um sintoma de infecção pelo Coronavírus. Ela pode estar atrelada a outros problemas de saúde e até mesmo ser um efeito do isolamento social. 

Neste momento, grande parte da população está em casa, e pela falta da rotina em outros ambientes é normal que nosso corpo sinta os impactos de ficar mais tempo sentado e não estar mais tão ativo como antes. 

Realizar atividades pré-definidas por um médico especialista de acordo com a sua necessidade, como exercícios físicos, massagens e alongamentos, podem auxiliar durante esse período de quarentena. Além disso, dormir bem, manter a postura correta ao sentar ou andar e reduzir o estresse, podem auxiliar na diminuição dos casos de dor nas costas.

Em caso de sintomas de Coronavírus, procure um laboratório especializado para realizar seu teste de COVID-19 e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

 

Agende seu exame

Se quiser agendar no RJ clique aqui.

 

Sintomas mais comuns de coronavírus

Os sintomas mais comuns de COVID-19 são: 

  • Febre ou calafrios;

  • Tosse;

  • Falta de ar;

  • Fadiga;

  • Perda de olfato;

  • Perda de paladar;

  • Dores pelo corpo;

  • Dor de garganta;

  • Dor de Cabeça;

  • Coriza;

  • Diarreia.

Os primeiros sintomas da COVID-19 podem ser qualquer um desses que foram citados, variando de paciente para paciente. 

Tipos de dores nas costas e problemas relacionados

Há diferentes tipos de dores nas costas que podem indicar determinadas complicações.

Dor no meio das costas

Esse é um dos tipos mais comuns de dor nas costas e pode estar atrelado a diversas causas, como fraturas, hérnia de disco e desgastes no tecido. Normalmente este sintoma não está relacionado a grandes ferimentos, mas se persistir por um longo tempo é importante investigar.

Dor no meio do tórax e nas costas

Esse tipo de dor nas costas pode indicar complicações no esôfago, coração, aorta, coluna ou apenas ser uma dor muscular. Caso o paciente tenha dores frequentes acompanhadas por outros sintomas, recomenda-se realizar exames para investigar possíveis sinais de riscos.

Dor nas costas na região abaixo do ombro

Essa região tem o objetivo de estabilizar e movimentar os ombros. Caso a dor nas costas esteja presente abaixo do ombro pode estar relacionada com instabilidade muscular ou por alteração musculoesquelética.

Dor na parte de cima das costas

A dor na parte de cima das costas pode ocorrer devido ao cansaço, postura errada, excesso de atividades físicas e estresse. Nesses casos recomenda-se realizar movimentos que estiquem o músculo e reduzam as dores, como alongamentos.

Dor na parte de baixo das costas (lombar)

Esse tipo de dor nas costas é comum e pode acometer pessoas de todas as idades. Normalmente indica exaustão, postura errada ao sentar ou andar e sedentarismo.

Na maioria dos casos, esse tipo de dor não é preocupante e não está ligado a nada muito grave, entretanto se estiver acompanhada de outros sintomas, como febre e dor para urinar, pode representar condições médicas que requerem atenção imediata como infecção urinária ou pedras nos rins.

Qualquer dor de longa duração ou que atrapalhe suas atividades diárias deverá ser investigada, pois apesar de grande parte das condições serem benignas, se não realizada uma reeducação postural e fortalecimento muscular, ao longo do tempo pode resultar em problemas crônicos de difícil manejo.

Categoria
Saúde