Doença de Crohn causa diarreia e dor abdominal persistentes
Pessoas com doença de Crohn apresentam uma série de sintomas que podem prejudicar a qualidade de vida. É fundamental que os pacientes com essa condição, que é crônica, sejam avaliados por um gastroenterologista ou proctologista e tenham acompanhamento médico contínuo.
Doença de Crohn: o que é?
A doença de Crohn é caracterizada pela inflamação crônica do trato gastrointestinal. Essa condição pode afetar qualquer porção do tubo digestivo (da boca até o ânus), mas acomete com mais frequência o final do intestino delgado e o início do intestino grosso.
Se não for controlada, a doença de Crohn pode levar a complicações, como obstrução intestinal (bloqueio que impede a passagem de fezes e/ou gases) e problemas na absorção de nutrientes.
O que causa a doença de Crohn?
A causa exata da Doença de Crohn não é completamente conhecida. Considera-se que essa condição seja autoimune e que fatores genéticos e ambientais possam contribuir para o seu desenvolvimento.
Isso significa que o sistema imunológico do paciente ataca, por engano, o trato gastrointestinal e, assim, gera inflamação. O risco para doença de Crohn pode aumentar se houver histórico familiar desse quadro.
Além disso, tabagismo e alimentação inadequada podem influenciar o aparecimento da doença: fumar é um fator de risco conhecido para o desenvolvimento e o agravamento da doença de Crohn, e uma dieta rica em alimentos ultraprocessados pode piorar a inflamação intestinal.
Sintomas
Os sintomas da doença de Crohn variam de pessoa para pessoa, podendo ter intensidades diversas. Além disso, eles tendem a apresentar períodos de melhora e de piora. Os principais sinais da doença de Crohn são:
-
Diarreia crônica (e, muitas vezes, com sangue);
-
Dor abdominal persistente;
-
Perda de peso.
Além dessas manifestações, também pode haver:
-
Febre;
-
Fadiga;
-
Dor nas articulações;
-
Lesões de pele avermelhadas e sensíveis;
-
Dor ou vermelhidão nos olhos.
É importante que pacientes com esses sintomas sejam avaliados por um médico, pois eles estão presentes em variadas condições de saúde, não apenas na doença de Crohn.
Qual médico procurar?
Os médicos mais indicados para avaliar alterações gastrointestinais são o gastroenterologista (especializado no aparelho digestivo) e o proctologista (especializado no aparelho digestivo, com ênfase na porção final, que é composta pelo intestino grosso e pelo canal anal). É fundamental que pacientes com doença de Crohn tenham acompanhamento médico contínuo.
Exames indicados para o diagnóstico da doença de Crohn
O diagnóstico da doença de Crohn é baseado na avaliação clínica feita pelo médico e no resultado de uma série de exames. Não existe um teste específico para essa doença, mas diferentes métodos ajudam a confirmar a presença da inflamação e avaliar sua gravidade.
Em geral, podem ser solicitados exames de sangue (hemograma, dosagem de proteína C-reativa, dosagem de ferro e dosagem de vitamina B12), exames de fezes (pesquisa de sangue oculto, parasitas ou bactérias e dosagem da calprotectina fecal) e exames de imagem (endoscopia, colonoscopia, tomografia computadorizada e ressonância magnética).
Tratamento para a doença de Crohn
Embora não haja cura para a doença de Crohn, existem diversas opções de tratamento para reduzir a inflamação, controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Na maioria dos casos, são recomendadas mudanças no estilo de vida e uso de medicamentos. Em alguns casos, são necessárias intervenções cirúrgicas.
Do ponto de vista do estilo de vida, o paciente é orientado a praticar atividades físicas com regularidade, não fumar e manter uma alimentação que priorize alimentos in natura ou minimamente processados, evitando os ultraprocessados (pois contêm muitos conservantes e aditivos).
Já no âmbito medicamentoso, costumam ser prescritos imunossupressores, imunobiológicos, anti-inflamatórios com ação específica no intestino e corticoides para controlar a inflamação do trato gastrointestinal e os sintomas.
Se essas medidas não forem suficientes para atenuar as manifestações da doença de Crohn ou se houver alguma complicação (como perfuração, fístula ou obstrução intestinal), pode ser indicada uma cirurgia, cujo intuito geralmente é remover as áreas mais gravemente afetadas.
Formas de prevenir a doença de Crohn
Não há uma estratégia bem estabelecida para prevenir a doença de Crohn. No entanto, seguir um estilo de vida saudável pode auxiliar a reduzir o risco de desenvolvimento dessa condição. Nesse sentido, não fumar e manter uma dieta baseada sobretudo em alimentos in natura e minimamente processados são medidas relevantes.
Se surgirem sintomas gastrointestinais, o ideal é consultar um médico para que o quadro seja investigado. O diagnóstico precoce permite que o tratamento seja iniciado rapidamente, impedindo ou retardando a progressão da doença.
Autor: Dr. Décio Chinzon, médico gastroenterologista