Colonoscopia: quando o exame é indicado e o que detecta
Autor: Dra. Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo
A colonoscopia é um exame que permite a visualização do intestino delgado e do intestino grosso (cólon).
O procedimento consiste na inserção de um aparelho flexível com uma câmera acoplada em sua extremidade para que a mucosa da região seja analisada pelo médico. Continue a leitura para saber mais sobre como é feita a colonoscopia, quando é indicada e o que detecta.
O que é colonoscopia?
A colonoscopia é um exame de imagem que permite visualizar parte do intestino delgado e todo o intestino grosso (cólon).
Para isso, é usado um colonoscópio, um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta.
Com ele, é possível identificar lesões sugestivas de câncer colorretal, pólipos e outras condições médicas.
O exame pode ser solicitado para analisar a mucosa interna do intestino e investigar as causas de problemas como sangramento nas fezes, intestino preso, dor abdominal e diarreia crônica.
Colonoscopia com biópsia
A colonoscopia com biópsia é um procedimento médico que combina a visualização direta do cólon e a coleta de amostras de tecido para análise laboratorial.
Geralmente, ocorre quando o médico identifica áreas suspeitas, como pólipos, úlceras ou inflamação, durante o exame.
A biópsia permite que uma amostra de tecido seja avaliada em laboratório, contribuindo com o diagnóstico de condições específicas, como câncer colorretal.
Qual é a diferença entre colonoscopia e endoscopia?
A colonoscopia e a endoscopia são procedimentos médicos que visam examinar diferentes partes do trato gastrointestinal.
A colonoscopia examina o cólon (intestino grosso) e, em alguns casos, a parte inferior do intestino delgado.
Para isso, usa-se um aparelho chamado de colonoscópio, que é inserido pelo ânus e avança pelo cólon. Ele permite a visualização direta das paredes internas do cólon.
Já a endoscopia digestiva alta é realizada para examinar o trato gastrointestinal superior, incluindo o esôfago, estômago e duodeno (a primeira parte do intestino delgado).
O instrumento utilizado é o endoscópio que é inserido pela boca e avançado pelo esôfago até o estômago e o duodeno.
Quando a colonoscopia é indicada?
É indicada para pessoas que tenham sintomas como: alteração do hábito intestinal, diarreia persistente, sangue nas fezes, dores abdominais, perda de peso sem motivo aparente e alteração no formato das fezes.
Além disso, faz parte dos exames de rotina indicados para idosos para rastreamento de doenças, como câncer colorretal.
A realização da colonoscopia de forma periódica pode ser realizada em um check-up médico completo a partir dos 45 anos como parte dos exames de prevenção para tumores nesse órgão. E deve ser realizado a cada 10 anos, como forma preventiva.
Quando há uma suspeita de disbiose (desequilíbrio na microbiota) ou para investigar uma eventual predisposição a doenças, o exame de microbioma intestinal também pode ser solicitado.
Quais doenças a colonoscopia pode detectar?
A colonoscopia pode detectar diversas condições de saúde e anormalidades. Entre elas:
- Pólipos.
- Câncer colorretal.
- Inflamação (colite).
- Sangramento gastrointestinal.
- Estreitamento do cólon.
- Avaliação de sintomas gastrointestinais, como sangramento retal, diarreia crônica, dor abdominal, mudanças nos hábitos intestinais ou perda de peso inexplicada.
- Monitoramento de condições crônicas, como colite ulcerativa ou doença de Crohn, para evitar complicações.
Como é o preparo para colonoscopia?
Para fazer a colonoscopia, é importante que o intestino esteja limpo e livre de resíduos fecais.
Por isso, o exame necessita de um preparo, que pode ser iniciado dois dias antes ou no dia anterior ao do procedimento.
O paciente precisa ingerir alimentos leves e sem fibras e consumir pelo menos dois litros de líquidos.
Na véspera do exame, deve-se ingerir medicamentos laxativos para estimular a limpeza do intestino.
No dia do exame, é proibido ingerir alimentos sólidos. Duas horas antes da realização dele, deve-se iniciar o jejum total, inclusive de líquidos.
Nessa fase, o paciente também deve ingerir um medicamento que, geralmente, é administrado no hospital ou laboratório para realizar a limpeza final do intestino.
Como o exame é feito?
Durante a colonoscopia, um aparelho flexível chamado colonoscópio é inserido pelo reto do paciente, que está sedado e dormindo, sem sentir dor ou desconforto.
O colonoscópio possui uma câmera e luz acoplados em sua extremidade. Dessa forma, ele gera imagens que são analisadas pelo médico, que pode avaliar se há a presença de lesões na mucosa intestinal.
Sedação para colonoscopia
A sedação para a colonoscopia é usada para proporcionar conforto e relaxamento ao paciente durante o procedimento.
Geralmente, a sedação é leve, ou seja, o indivíduo pode permanecer acordado, mas em um estado de relaxamento profundo. O objetivo é minimizar o desconforto e a ansiedade.
Raramente, há a necessidade de anestesia geral, que induz um estado de sono profundo, e o paciente não está consciente durante o procedimento.
Colonoscopia dói?
Não. Embora pareça desconfortável, a colonoscopia é feita sob sedação, permitindo que o paciente durma durante o procedimento e não sinta dor.
Preço e onde fazer
Para consultar preços, obter mais informações sobre exames e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.