Disbiose: o que causa o problema e como tratar?
A disbiose é um problema que pode afetar a digestão, a absorção de nutrientes e até mesmo o sistema imunológico do corpo. Continue a leitura para entender por que esse desequilíbrio ocorre e conhecer formas de tratamento e prevenção.
O que é disbiose?
Disbiose é o nome dado ao desequilíbrio da microbiota intestinal. A microbiota ou microbioma intestinal é composta por diversas bactérias: algumas são consideradas “do bem” por ter um caráter benéfico para o organismo, enquanto outras são chamadas de “do mal” por terem um potencial patogênico, ou seja, de causar doenças quando em grande número.
Normalmente, esses microrganismos convivem de forma harmônica quando em números equilibrados e desempenham funções importantes nos processos de digestão, absorção de nutrientes e até na modulação do sistema imunológico. No entanto, fatores como dieta inadequada, uso excessivo de antibióticos e até estresse crônico podem alterar esse equilíbrio, levando à disbiose.
O que causa disbiose intestinal?
A disbiose ocorre quando há um desequilíbrio entre os microrganismos da microbiota intestinal. Alguns fatores que podem desencadear isso são:
- Dieta inadequada, rica em açúcar e gordura e pobre em fibras;
- Uso de antibióticos, que acabam matando não apenas as bactérias patogênicas como as benéficas também;
- Estresse crônico, que altera o processo de digestão e pode influenciar na composição da microbiota;
- Infecções intestinais por vírus, bactérias ou parasitas.
Quais são os sintomas de disbiose?
A disbiose pode se manifestar de várias formas e os sintomas que podem variar de pessoa para pessoa. Os mais comuns incluem:
- Diarreia ou constipação;
- Gases e inchaço abdominal;
- Cansaço;
- Problemas de pele, como acne e urticária;
- Alterações de humor;
- Imunidade baixa.
Disbiose engorda?
Essa relação ainda não foi totalmente esclarecida pela ciência e segue sendo objeto de estudos no mundo todo. Alguns cientistas acreditam que o desequilíbrio das bactérias da microbiota intestinal pode interferir na forma como o organismo armazena gordura e influenciam na sensação de saciedade – o que pode fazer com que a pessoa coma mais, aumentando o peso.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da disbiose geralmente envolve uma combinação de avaliação clínica e exames laboratoriais. O médico pode solicitar:
- Análise de fezes, um exame chamado de microbioma, para avaliar a composição da microbiota.
- Teste de intolerância alimentar, para avaliar se existe alguma alergia ou intolerância que esteja prejudicando a microbiota.
- Em alguns casos, o médico também pode solicitar outros exames para avaliar a saúde do intestino, como a colonoscopia.
Além disso, um histórico detalhado do paciente, incluindo avaliação da dieta do dia a dia, uso de medicamentos e estilo de vida, são dados fundamentais para se chegar a um diagnóstico preciso.
Qual é o tratamento para disbiose intestinal?
O tratamento da disbiose intestinal tem como objetivo restaurar o equilíbrio da microbiota. As principais abordagens incluem:
- Montar um plano alimentar com uma dieta balanceada, incluindo alimentos naturais e ricos em fibras (como frutas, verduras e grãos integrais) para estimular o crescimento das bactérias do bem.
- Reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, frituras e ultraprocessados.
- Aumentar a ingestão de alimentos probióticos e prebióticos, que ajudam a repovoar o intestino com bactérias benéficas.
- Fazer uso controlado de antibióticos e sempre seguir a orientação médica quando for necessário fazer esse uso.
Fonte: Dr. Ricardo Dib, médico gastroenterologista