A campanha da vacina da gripe 2022 começou: saiba onde se vacinar!

A campanha da vacina da gripe 2022 começou: saiba onde se vacinar!

Revisor: Dra. Maria Isabel de Moraes

 

No dia 4 de abril, o Ministério da Saúde prevê o início da campanha de vacinação contra a gripe em 2022.  

Em nota, o governador João Doria anunciou a antecipação do início da campanha já para esse domingo (27), contemplando idosos com mais de 80 anos, considerados de risco para infecções graves causadas pelo vírus influenza.  

No domingo também haverá mutirão para que pessoas que ainda não aplicaram as doses de reforço e crianças não vacinadas, se imunizem contra a covid-19. 
  

A vacina da gripe deve ser tomada anualmente?  

Sim. O vírus da gripe é mutável, ou seja, muda periodicamente. Por conta disso, a composição das vacinas também é reformulada, sendo necessária uma nova aplicação a cada ano. Se você tomou a vacina de 2021, mesmo que tenha sido no início de 2022, deverá tomar agora novamente, pois a do ano passado não protege contra os atuais surtos (cepa Darwin do subtipo A H3N2). A melhor época para se vacinar é no início do outono. 
  

Diferença entre vacina da gripe da rede pública e particular 

A vacina trivalente, oferecida pela rede pública de saúde, confere proteção para dois subtipos de Influenza A e um subtipo da Influenza B. Já a vacina quadrivalente disponível nos serviços privados, contém dois subtipos de Influenza A e mais dois subtipos de Influenza B. 
  

Quanto tempo dura a campanha de vacina da gripe 2022? 

A rede pública estima a vacinação de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha.  

Na rede particular, a campanha continua até o fim dos estoques da vacina quadrivalente. 

 

Compre agora a vacina da gripe!

Quem deve tomar a vacina da gripe em 2022? 

A vacina contra a gripe é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas com maior risco de desenvolverem infecções respiratórias graves, como pessoas imunossuprimidas, portadores de HIV ou transplantados.   
 

Posso tomar a vacina da gripe estando gripado ou com febre?  

É recomendado adiar a vacinação aos pacientes que estiverem com febre no dia da aplicação até a completa recuperação. Além disso, atualmente não se deve circular com sintomas respiratórios, o que limita a vacinação até que a pessoa esteja plenamente recuperada.   
 

Vacina da gripe e covid-19: o que você precisa saber 

A vacina da gripe não confere proteção contra nenhum tipo de coronavírus, mas ela é extremamente importante para prevenir infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza. Por isso, é importante que todas as pessoas das faixas etárias contempladas tomem tanto a vacina da gripe quanto todas as doses da vacina covid-19 recomendadas para a sua idade e condição. 

Para pessoas de 5 a 11 anos, a recomendação é que seja respeitado um intervalo de pelo menos 15 dias antes e depois das doses da vacina contra a covid-19 com qualquer outra vacina. Já para pessoas a partir de 12 anos, é possível tomar as duas vacinas no mesmo dia. 

A campanha anual da vacina da gripe já começou e é fundamental que todos se imunizem para evitar novos surtos da doença. Não deixe de se proteger! 

Para as pessoas com mais de 80 anos que desejam se imunizar já esta semana, cinco mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas no estado de São Paulo das 7h às 19h neste domingo (27). 

 

Categoria
Saúde