Audiometria vocal e tonal: para que servem?

Audiometria vocal e tonal

Fonte: Dr. Luiz Melo, otorrinolaringologista do Hospital Nove de Julho 

Exames como a audiometria vocal e tonal se destacam como ferramentas essenciais para avaliar a saúde auditiva. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto. 
 

 
Agendar exame
 

 

O que é audiometria? 

Audiometria é um exame que mede a habilidade de uma pessoa em ouvir sons variados, avaliando assim sua capacidade auditiva. 

Existem alguns tipos de audiometria. A seguir, saiba mais detalhes sobre as principais. 

Audiometria tonal 

Teste que analisa a audição em diferentes frequências, geralmente usando tons puros. 

Audiometria vocal 

Avalia a capacidade de entender palavras faladas em diferentes níveis de intensidade sonora. 

Quais condições a audiometria vocal e tonal pode detectar? 

A audiometria vocal verifica a capacidade de compreensão da fala. Já a audiometria tonal pode detectar perdas auditivas em diferentes frequências. 

Ambos os testes podem identificar problemas de surdez e diagnosticar qual tipo de surdez o paciente tem. Sendo assim, a audiometria é imprescindível para o diagnóstico. 

LEIA MAIS: Estresse: sintomas físicos e psicológicos e as consequências para a saúde 

Como a audiometria é feita? 

Para realizar a audiometria, o paciente é acomodado em uma cabine acusticamente isolada para garantir um ambiente silencioso.  

Durante o teste, conduzido por um fonoaudiólogo, são utilizados fones de ouvido por meio dos quais são emitidos sons de variadas frequências e intensidades. O paciente, então, indica a cada vez que ouve um som, geralmente pressionando um botão.  

Dessa forma, o fonoaudiólogo avalia a capacidade auditiva do paciente, identificando o menor volume de som que ele consegue ouvir em diferentes frequências. 

LEIA MAIS: Check up médico: confira os principais exames solicitados 

Qual é a preparação para o exame? 

Não é necessária uma preparação específica para o exame, mas é recomendável informar ao profissional sobre qualquer condição de saúde relevante. 

Quando o exame é indicado? 

A audiometria é indicada quando há suspeita de perda auditiva, zumbido nos ouvidos, ou para monitorar a audição periodicamente devido à idade ou trabalhos com risco de exposição a ruídos. 

Qual a diferença de audiometria e impedanciometria? 

A audiometria é um teste focado na avaliação da capacidade auditiva de uma pessoa, enquanto a impedanciometria examina a saúde da orelha média, incluindo o tímpano e os ossículos, para verificar aspectos como a transmissão do som e a pressão.   

Ambos os exames, embora distintos em seus objetivos, podem ser usados de forma complementar na avaliação da saúde auditiva. 

Qual médico pode solicitar a audiometria vocal e tonal? 

Qualquer médico pode solicitar audiometria e a impedanciometria aos seus pacientes, porém o otorrinolarigologista é o especialista mais indicado para o devido acompanhamento.  
 
Vale ressaltar que é interessante ser realizada uma otoscopia (exame do ouvido) para descartar presença de cerume, pois o mesmo deve ser removido antes da audiometria. 

Audiometria vocal e tonal: preço e onde fazer? 

Para consultar preços e obter mais informações sobre a audiometria vocal e tonal, basta acessar o Nav Dasa.

 

 
Agendar exame
 
 
 
Alta é uma marca Dasa

 

Categoria
Saúde