Angiotomografia: Como é feita, quando é indicada e preparo para o exame

angiotomografia

Autor: Dr. Carlos Rochitte - Médico Cardiologista

Angiotomografia é um exame de imagem avançada que utiliza técnicas de tomografia computadorizada para obter imagens detalhadas dos vasos sanguíneos. Com ele, é possível analisar o fluxo de sangue, permitindo a visualização de possíveis obstruções, aneurismas, dilatações e outras complicações que estão associadas a circulação sanguínea. 

Trata-se de uma técnica não invasiva e que exige alguns preparos. 

 

Agendar Exame
 

 

O que é angiotomografia coronária? 

O termo angiotomografia refere-se ao exame genérico capaz de visualizar qualquer vaso, como, por exemplo, os cerebrais, periféricos e aorta.   

Já a angiotomografia de artérias coronárias é uma técnica de tomografia computadorizada com a utilização de contraste para avaliação das artérias coronárias, que são aquelas que levam o sangue para o miocárdio (músculo do coração) e podem apresentar uma condição comum na população, chamada de doença arterial coronária, a principal causa de infartos e morbimortalidade no ocidente nos dias de hoje.   

De uma forma geral, é um exame de tomografia que utiliza equipamentos bastante avançados. Esse procedimento tem uma série de características específicas, feito de modo que a aquisição de imagens seja sincronizada com o batimento cardíaco para que o resultado seja adequado e preciso sobre se há ou não doença coronária e qual é o seu estágio.

Quando a angiotomografia de coronárias é recomendada? 

A indicação clínica da angiotomografia, em geral, é feita quando existe uma suspeita de doença arterial coronária. Essa suspeita é feita devido aos sintomas relatados pelo paciente. Também pode ser indicada em pacientes assintomáticos, mas que tenham algum exame mais simples com alguma alteração, como por exemplo o eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico ou cintilografia.   

Além disso, o exame pode ser indicado para pacientes que não sentem nada e não têm exames alterados, mas apresentem histórico familiar muito importante ou algum fator de risco que predispõe a condição, como colesterol alto e diabetes agressivo. A indicação deste exame depende da avaliação de risco realizada pelo clínico ou cardiologista do paciente.

 

Angiotomografia de coronárias precisa de contraste? 

Sim, é necessário o uso de contraste para que seja possível visualizar o sangue e o vaso.   

O contraste é feito à base de iodo. Quando faz as imagens com o Raio-X, o vaso aparece todo branco, sendo a forma ideal para fazer as imagens e observar a presença de complicações.   

Hoje em dia, os contrastes iodados são muito seguros e o risco de alergia ou qualquer efeito colateral é muito raro. 

Como é o preparo para o exame? 

O preparo para a angiotomografia de artérias coronárias é diferente de outras angiotomografias, que geralmente precisam apenas de jejum de 2 a 3 horas para evitar náuseas e desconfortos.   

Além do jejum, quando necessário esse procedimento utiliza medicação, em geral os betabloqueadores, para que a frequência cardíaca fique em um nível relativamente baixo, próximo de 60 batimentos por minuto, para que as imagens não tenham artefatos de movimento, e seja possível fotografar as artérias de forma precisa.   

Além disso, juntamente com os betabloqueadores, utiliza-se medicamento sublingual (nitratos) para dilatar as coronárias e conseguir uma melhor visibilidade. 

Em quanto tempo sai o diagnóstico? 

Em tese, o resultado do exame é instantâneo, pois as imagens já ficam disponíveis nos computadores para realizar o laudo.   

O laudo provisório sai em 20 minutos quando não há grandes alterações. Já se tiver, a análise é mais demorada, podendo precisar de até 40 minutos para laudar.   

Todo o procedimento de análise de diagnóstico, preparo de fotos e disponibilidade dos dados nos sistemas pode requerer um tempo maior, e em geral é solicitado um prazo de 2 a 3 dias para a entrega final.

Existem recomendações após a realização do exame? 

Após o exame com uso de contraste, o paciente permanece em observação pelos próximos 10 a 15 minutos, de modo a avaliar a ausência de reação alérgica. Se, após esse tempo, estiver tudo bem, recomenda-se para todos os pacientes a ingestão de 3 a 4 litros de água durante as próximas 24 horas para a ajudar a eliminação do contraste, que ocorre pela urina, e assim proteger os rins.   

Se for um paciente que realiza muito esporte, recomenda-se evitar a atividade física exaustiva e com grande perda de líquidos (suor) nessas próximas 24 horas.   

Já para os diabéticos que fazem uso de medicações que contenham ou sejam derivadas da metformina, existe uma recomendação de suspender o uso desse remédio nas 48 horas depois do exame, pois existe um risco mínimo de efeito colateral.

 

Agendar Exame
 
Categoria
Saúde