Palivizumabe

Prevenção:

O Palivizumabe é um anticorpo monoclonal específico contra o vírus sincicial respiratório (VSR), e quando administrado em lactentes de risco, evita hospitalizações e formas graves da doença. Este anticorpo apresenta atividade neutralizante e inibitória de fusão contra o VSR.

Palivizumabe é IgG1 humanizado. Este anticorpo monoclonal humanizado é composto de 95% de sequências de aminoácidos humanos e 5% de murinos.

Indicações:

- Prematuros até 28 semanas e 6 dias de idade gestacional, menores de um ano de idade e nascidos entre 29 e 31 semanas e 6 dias de idade gestacional.

- Crianças portadoras de cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada até o segundo ano de vida.

- Crianças portadoras de doenças pulmonar crônica de prematuridade, independente da idade gestacional, até o segundo ano de vida.

Doses:

SYNAGIS (Palivizumabe) deve ser administrado na posologia de 15 mg/kg, uma vez por mês durante período de risco de VSR previstos na comunidade. As doses devem ser administradas até seis horas após a reconstituição.

A administração de volumes superiores a 1 mL deve ser feita em doses divididas.

Contraindicações:

É contraindicado em crianças com histórico de reação anterior grave ao palivizumabe, a outros componentes da fórmula ou a outros anticorpos monoclonais humanizados.

Eventos adversos:

- Dor e aumento da sensibilidade no local da administração do produto.

Interações medicamentosas:

Como o anticorpo monoclonal é especifico para VSR, não se espera que o palivizumabe interfira com a resposta imunológica às vacinas, incluindo vacinas de vírus vivos.