Vacina VSR para 60+: conheça os benefícios da imunização
A vacina VSR é uma poderosa ferramenta de prevenção contra infecções respiratórias causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Ela está indicada para pessoas 60+ e visa protegê-las contra doenças respiratórias graves que podem levar a complicações sérias.
O que é VSR - Vírus sincicial respiratório?
O VSR é um vírus altamente contagioso que pode causar infecções respiratórias em pessoas de todas as idades.
Em geral, ele causa sintomas leves como coriza, tosse, febre e mal-estar, sendo muitas vezes confundido com um resfriado comum.
Em bebês, uma manifestação comum e que pode ser grave é a bronquiolite.
Leia também: Vacina VSR para gestantes
Bebês prematuros, crianças com doenças cardíacas ou pulmonares crônicas e adultos com mais de 60 anos são mais propensos a desenvolver complicações graves.
O VSR costuma ser subdiagnosticado em idosos e nessa faixa etária há risco de quadros como pneumonia grave e até mesmo o óbito.
A letalidade em idosos pode ser até 20 vezes maior que em crianças. Esse risco aumenta quando eles apresentam condições crônicas de saúde pré-existentes, ou seja, comorbidades.
Como ocorre a transmissão?
O VSR se espalha facilmente através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, como gotículas expelidas ao tossir ou espirrar.
Ele também pode ser transmitido pelo contato com superfícies contaminadas com o vírus.
A temporada de infecções por VSR geralmente coincide com os meses mais frios do ano, sendo um pouco mais precoce que o período de circulação do vírus influenza.
Quais são os sintomas de VSR?
A maioria das infecções por VSR são leves e semelhantes a um resfriado, mas podem ser graves em bebês prematuros, crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares crônicas. Os sintomas mais comuns do VSR são:
-
Corrimento nasal: começa como um corrimento claro e pode se tornar mais espesso e amarelo ou verde com o tempo;
-
Tosse: pode ser seca no início, mas geralmente se torna úmida e com catarro;
-
Febre: geralmente baixa, mas pode ser mais alta em bebês e crianças pequenas;
-
Dificuldade para respirar: respiração rápida e ofegante, especialmente em bebês e crianças pequenas;
-
Sibilos: chiado no peito;
-
Diminuição do apetite ou recusa alimentar;
-
Irritabilidade: bebês e crianças pequenas podem ficar mais irritados que o normal;
-
Letargia: falta de energia ou cansaço excessivo.
Já os sintomas graves do VSR seriam:
-
Dificuldade para respirar: respiração rápida e ofegante, retração das costelas ao respirar, cianose (pele azulada);
-
Apneia: pausas prolongadas durante a respiração;
-
Saturação de oxigênio baixa: níveis baixos de oxigênio no sangue;
-
Desidratação: boca seca, choro sem lágrimas, diminuição da frequência urinária.
É importante procurar atendimento médico imediato se você ou alguém que você conhece apresentar sintomas graves do VSR.
Qual é o risco do VSR para idosos?
O VSR é um dos principais agentes causadores de doenças respiratórias em adultos com mais de 60 anos. A infecção pelo VSR pode levar a pneumonia grave, hospitalização e até mesmo morte em idosos.
Vacina VSR: quais doenças previne?
A vacina VSR é eficaz na prevenção de infecções respiratórias causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VRS) como a pneumonia.
Ao receber a vacina, as pessoas podem reduzir significativamente o risco de desenvolver doenças respiratórias graves associadas ao VSR.
A vacina VSR protege da gripe?
A vacina VSR não protege contra a gripe, apenas previne doenças causadas pelo VSR. A gripe é causada por um vírus diferente - o influenza - e é a vacina da gripe tetravalente que confere proteção para dois subtipos de Influenza A e dois de Influenza B.
Se eu tomar a vacina VSR, preciso tomar a Pneumo13?
Precisa. Embora as duas vacinas protejam contra doenças respiratórias graves, são vacinas diferentes e ambas devem fazer parte do calendário vacinal.
Enquanto a vacina VSR previne a doenças causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), a vacina Pneumo 13 previne doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, incluindo pneumonia, meningite e otite média.
Quem pode tomar a vacina VSR?
A vacina VSR é indicada para adultos com mais de 60 anos, especialmente aqueles que apresentem alguma das condições abaixo:
-
Doença pulmonar obstrutiva crônica;
-
Asma;
-
Insuficiência cardíaca congestiva;
-
Diabetes
Embora a prescrição médica não seja exigida, a recomendação é de que o paciente sempre consulte o médico antes de tomar qualquer vacina, principalmente se tiver dúvidas.
Quantas doses são necessárias?
A vacina VSR é administrada em dose única: 0,5mL por via intramuscular.
Reações da vacina VSR para idosos
As reações da vacina VSR em idosos geralmente são leves e desaparecem em alguns dias. As reações mais comuns incluem dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, além de fadiga, dor de cabeça, dor muscular e dor nas articulações.
Qual é a diferença entre a vacina VSR e Palivizumabe?
A vacina VSR é uma vacina administrada por via intramuscular, enquanto o Palivizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado administrado por via intramuscular que ajuda a proteger bebês prematuros e crianças de alto risco contra infecções por VSR.
Ambos são importantes na prevenção de doenças causadas por VSR, mas funcionam de maneiras diferentes.
Vacina VSR: preço e onde tomar
Para obter mais informações sobre a vacina VSR, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar a nossa plataforma digital.
Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, médica infectologista e consultora em vacinas da Dasa