Vacinas para viagem internacional: quais você deve tomar
Ao planejar uma viagem para fora do Brasil, é importante checar se você precisa de vacinas para viagens internacionais.
Isso porque alguns países requisitam o certificado de vacinação para comprovar a imunidade; já em outros, embora a aplicação não seja obrigatória, é recomendável que se viaje já imunizado para evitar ficar doente durante os dias de passeio.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
Vacinas obrigatórias para viagens internacionais
Antes de viajar para outro país, o Ministério da Saúde e os serviços de saúde de vários países recomendam que se atualize o calendário vacinal com as doses de rotina.
Isso inclui, por exemplo, estar em dia com a imunização com vacinas como DTP (difteria, tétano e coqueluche), SCR (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, hepatite A e B.
Além disso, alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela ao entrar no país.
Por isso, recomenda-se também checar antes de embarcar se é preciso alguma imunização para não ter problemas ao entrar na localidade.
Vacinas para entrar na Europa
Atualmente, a maioria dos países europeus não exige vacinas específicas para turistas. A Albânia, no entanto, exige o CIVP contra a febre amarela para viajantes vindos de países com alto risco da doença (como é o caso do Brasil).
Se for viajar para outros países durante os meses mais frios, como Dinamarca, Finlândia e Noruega, recomenda-se tomar a vacina mais recente contra a influenza (gripe) para evitar ficar doente durante a viagem.
Vacinas para entrar nos EUA
Atualmente, os Estados Unidos não exigem nenhum tipo de vacinação específica para a entrada de turistas.
No entanto, assim como ocorre na Europa, é recomendado que o viajante embarque com a carteira de vacinação em dia, especialmente para evitar doenças que estavam sob controle mas estão aparecendo com mais frequência nos últimos anos, como o sarampo.
Como emitir o certificado de vacinação?
O processo para obter o certificado é simples e majoritariamente digital. O caminho é rápido e, depois que você tomar a vacina, pode ser feito de casa mesmo. Veja a seguir o passo a passo:
- Vacine-se: procure uma Unidade Básica de Saúde do SUS ou laboratório. Tome a dose da vacina febre amarela. Guarde o comprovante de vacinação.
- Acesse o Conecte SUS: baixe o aplicativo no seu celular ou acesse o site oficial do Conecte SUS. Faça o login com sua conta Gov.br.
- Localize a vacina: na tela inicial, procure pela sua carteira de vacinação digital. Encontre o registro da vacina febre amarela.
- Emita o certificado: ao lado dos dados da vacina, haverá um botão para emitir o CIVP. Clique nele. O certificado será gerado em formato PDF, com um QR Code para verificação.
- Salve o arquivo no seu celular e e-mail. A Anvisa recomenda também levar uma cópia impressa na viagem, por segurança.
Onde tomar as vacinas obrigatórias?
Para consultar preços, obter mais informações sobre vacinas e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma digital.
Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, Infectopediatra



