Vacina meningocócica B: quando tomar e para que serve
Dra. Natasha Slhessarenko, Pediatra e Patologista Clínica da Dada e Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, Infectologista Pediátrica e Consultora de vacinas Dasa.
A vacina meningocócica B protege contra a meningite e a doença meningocócica (infecção generalizada) provocada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) do sorogrupo B.
É uma vacina oferecida apenas pela rede privada de saúde. Continue a leitura e saiba mais sobre quando tomar a vacina meningocócica B e quantas doses são necessárias.
O que é a vacina meningocócica B?
A vacina meningocócica B é responsável por prevenir a doença provocada pelo meningococo do sorogrupo B, ou seja, é uma imunização contra meningite e doenças meningocócicas causadas por este sorogrupo de meningococo.
A recomendação é imunizar crianças, adolescentes e adultos até 50 anos. Para viajantes com destinos às regiões de alto risco de contaminação, a vacinação também é indicada, assim como para indivíduos de qualquer idade, com doenças que aumentem o risco para doença meningocócica.
Do que é feita a vacina meningocócica B?
É composta por três proteínas subcapsulares e pelas vesículas da membrana externa do meningococo B, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, histidina, sacarose e água para injeção. É uma vacina inativada, portanto, não causa doença.
Quando tomar a vacina meningocócica B?
A vacina contra o meningococo B pode ser dada a partir dos 2 meses de idade até os 50 anos.
Os esquemas de doses dependem do momento em que se inicia a vacinação. Veja detalhes abaixo.
-
Para crianças de 2 meses: aplicar 3 doses com intervalo de 2 meses entre elas e reforço entre 12 e 15 meses de idade, com intervalo de, pelo menos 6 meses, entre a série primária e o reforço.
-
Para crianças 3 a 5 meses: aplicar 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas e reforço entre 12 e 15 meses de idade, com intervalo de, pelo menos 6 meses, entre a série primária e o reforço.
-
Crianças de 6 a 11 meses: aplicar 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas e reforço no 2º ano de vida, com intervalo de, pelo menos 2 meses, entre a série primária e o reforço.
-
Crianças de 12 a 23 meses: aplicar 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas e reforço 12 a 23 meses entre a séria primária e o reforço.
-
Para indivíduos de 2 a 50 anos que nunca receberam a vacina antes: recomendam-se 2 doses com um intervalo de 1 a 2 meses entre elas. Não há necessidade de reforço.
-
Pacientes de alto risco (pessoas vivendo com o HIV, portadores de asplenia funcional ou anatômica, portadores de deficiência de complemento ou em uso de imunobiológicos que interfiram na via do complemento: uma dose de reforço 1 ano após o fim do esquema de doses básicas para cada faixa etária.
Como é aplicada?
A aplicação recomendada da vacina é via intramuscular, no braço (deltoide) ou na coxa (vasto lateral).
Possíveis reações da vacina meningocócica B
Assim como todas as vacinas, é possível que, após a aplicação, o indivíduo apresente alguns eventos adversos. De forma geral, as reações da vacina são leves e temporárias.
Os principais são:
-
Febre alta com duração de 24 a 48 horas;
-
Endurecimento, dor, inchaço, calor ou vermelhidão no local da aplicação;
-
Irritabilidade;
-
Choro persistente;
-
Vômito;
-
Diarreia;
-
Erupções na pele;
-
Dor de cabeça;
-
Sonolência;
-
Perda de apetite;
-
Dor muscular;
-
Dor articular;
-
calafrios.
Qual a diferença entre a vacina ACWY e a vacina para meningococo B?
Ambas são vacinas contra o meningococo. Existem vários sorogrupos de meningococos. A vacina para meningococo B protege contra o meningococo do sorogrupo B e a vacina ACWY, protege contra o meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y.
Todas as duas são vacinas importantíssimas pois protegem da meningite e das demais formas de doenças meningocócicas, doenças muito graves, de alta mortalidade e alta morbidade.
Onde tomar a vacina meningocócica B?
Você encontra a vacina meningocócica B em todas as unidades do Alta Diagnósticos. Além disso, é possível optar por tomar a vacina no conforto do seu lar ou local de preferência.