Vacina da gripe dá febre? Entenda as reações da Vacina Influenza
As vacinas da gripe são muito seguras, mas algumas pessoas podem sentir determinados sintomas após a vacinação. Porém, não se preocupe! Normalmente esses sintomas são leves e não demoram para passar.
Entenda se a vacina da gripe pode dar febre e quais são os eventos adversos mais comuns da imunização.
Afinal, vacina da gripe dá febre?
Sim. A febre é considerada um dos eventos adversos da vacina da gripe. Pode ocorrer de 6 a 12 horas após a aplicação e persistir por um ou dois dias.
Vale ressaltar que esse sintoma atinge menos de 10% das pessoas vacinadas.
Vacina da gripe pode dar febre em bebês?
A vacina da gripe pode desencadear o sintoma de febre e isso não se limita a uma idade específica, podendo ocorrer desde lactentes até idosos.
Em caso de febre, recomenda-se administrar um antitérmico em dose anteriormente orientada pelo médico e observar. Se a febre persistir, recomenda-se procurar atendimento médico para avaliação.
Por que não pode tomar a vacina da gripe com febre?
Caso o paciente esteja com febre no dia da aplicação, recomenda-se adiar a vacinação, pois vacinar em vigência de febre pode dificultar a identificação da causa da febre.
Quais outras reações adversas comuns da vacina da gripe?
As reações locais ou sistêmicas mais comuns após a vacinação da gripe podem incluir:
- Dor no local da injeção;
- Febre;
- Mal-estar;
- Dor muscular.
Caso a pessoa apresente outro sintoma diferente dos citados acima ou os mesmos persistam por mais de 48 horas, o médico deve ser procurado imediatamente para que possa avaliar se se trata de evento adverso mais raro à vacina ou de outro problema não relacionado à vacina.
Vacina da gripe pode dar gripe?
Outra dúvida bastante comum é se a vacina da gripe pode causar a doença. A resposta é não. A vacina influenza é inativada, ou seja, produzida com partículas virais que não são capazes de causar a gripe.
Onde tomar a vacina da gripe?
A vacina trivalente da gripe está disponível no SUS – Sistema Único de Saúde – gratuitamente para pessoas do grupo de risco, como crianças, idosos, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas.
Já a vacina tetravalente, que confere proteção contra quadro cepas do vírus, está disponível na rede privada para pessoas a partir dos 6 meses de idade.
Você pode agendar a sua vacina da gripe tetravalente na unidade do Alta Diagnósticos mais próxima de você.