Hepatite A: transmissão, prevenção e sintomas 

Hepatite A

Dra. Natasha Slhessarenko, Pediatra e Patologista Clínica da Dada e Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, Infectologista Pediátrica e Consultora de vacinas Dasa. 

 

Agendar vacina na unidade
 
 
 
Agendar vacina em casa

 

Hepatite é um termo que significa inflamação no fígado e tem várias causas, sendo a mais frequente as hepatites virais, causadas pelos vírus da hepatite A, da hepatite B e da hepatite C.  

A hepatite A destaca-se por ser considerada, na imensa maioria dos casos, como uma infecção benigna, que se apresenta de maneira assintomática, com boa evolução e que pode ser prevenida com vacina. Entretanto, em alguns pacientes, especialmente os portadores de doenças hepáticas e aqueles que adquirem a infecção após a infância, a infecção pode se apresentar de maneira grave, com evolução fatal.

Continue a leitura para saber mais sobre as causas da hepatite A e a importância da vacina para a prevenção da doença.  

O que é a hepatite A?    

A hepatite A é uma infecção causada pelo Vírus da Hepatite A (HVA) que afeta o fígado.  

Trata-se de uma infecção aguda do fígado que, na maioria das vezes, apresenta-se assintomática e com evolução benigna. Geralmente, os pacientes com hepatite A se recuperam totalmente e sem um tratamento específico. A transmissão da hepatite A é fecal-oral, ou seja, ocorre por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes de uma pessoa infectada por este tipo de vírus.    
 
Leia mais: você conhece os outros tipos de hepatite

Quais são os sintomas da hepatite A?  

Na maioria das vezes, a hepatite A é silenciosa, assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Mas podem aparecer:   

  • Fadiga;  

  • Mal-estar 

  • Febre;  

  • Perda de apetite;   

  • Dor abdominal;   

  • Urina escura;  

  • Fezes claras;   

  • Náuseas; 

  • Vômitos;  

  • Icterícia (pele e/ou branco dos olhos amarelados).  

Como é a transmissão?  

Como já referido, a transmissão da hepatite A ocorre principalmente por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados com o vírus da hepatite A. Além disso, a transmissão pode ocorrer após o contato direto com secreções e excretas, bem como com objetos contaminados, como talheres ou copos, de uma pessoa infectada.  

Como é o diagnóstico?  

A suspeita diagnóstica é feita em paciente com sintomas de dor abdominal, náuseas e vômitos. A confirmação se faz com exame de sangue e dosagem dos anticorpos IgM contra o vírus da hepatite A (anti-HAV IgM).  Além disso, também estão elevadas as enzimas do fígado, ALT e AST, caracterizando necrose das células deste órgão.     

É possível também avaliar a presença do anticorpo IgG para verificar alguma infecção passada ou uma resposta vacinal a hepatite A. A presença de anticorpos IgG para hepatite A é evidência de que a pessoa está imune ao vírus.   

Hepatite A tem cura?  

Sim. A hepatite A é uma doença que tem cura. Geralmente, quem contrai hepatite A se recupera sem complicações para a saúde, já que o organismo consegue combater a infecção provocada pelo vírus.   

No entanto, pessoas com o sistema imunológico comprometido podem desenvolver sintomas mais graves e complicações, como a hepatite fulminante, que pode levar a óbito.     

Formas de tratamento  

Não existe tratamento específico para a hepatite A. É recomendado repouso, alimentação leve e medicamentos sintomáticos com cautela. Nos casos de evolução fulminante, pode estar indicado o transplante de fígado.     

Como prevenir a hepatite A?  

A principal medida para prevenir a doença é a vacina hepatite A. Algumas outras estratégias envolvem melhoria das condições de vida, com saneamento básico e medidas de higiene, como lavar sempre as mãos após usar o banheiro, trocar fraldas e antes de cozinhar e evitar o consumo de alimentos crus, quando se desconhece a forma com que foram higienizados.    

Para quem a vacina hepatite A é indicada?  

A vacina hepatite A é indicada a partir de um ano de idade. A imunização deve ser realizada em duas doses com intervalo de seis meses. Recomenda-se a aplicação rotineira aos 12 e 18 meses. 

Já os adultos devem tomar o quanto antes se não tiverem sido vacinados anteriormente.  

 

Vacina contra hepatite A em casa ou onde estiver  

Para consultar preços, obter mais informações sobre a vacina hepatite A e localizar a clínica de vacinação mais próxima da sua região, basta acessar o Alta Diagnósticos. 

 

Agendar vacina na unidade
 
 
 
Agendar vacina em casa

 

Categoria
Saúde