Tudo sobre mamografia e os diferentes tipos de exame de mama

mamografia

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo.

Realizar o exame de mamografia periodicamente pode ser essencial para evitar qualquer complicação que possa acontecer futuramente ou diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Estima-se que pelo menos 20% da taxa de mortalidade por câncer de mama foi reduzida graças ao exame de mamografia.

No Alta Excelência Diagnóstica, possuímos profissionais capacitados e tecnologia de ponta para você realizar seu exame com segurança e confiabilidade.

O que é e para que a mamografia?

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas. 

Quando se deve fazer uma mamografia?

O exame de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima dos 50 anos de idade. Porém, isso pode variar de mulher para mulher, uma vez que se houver histórico familiar, o procedimento deverá ser feito a partir dos 40 anos após orientação médica.

Quais os tipos de exames de mama?

  • Ultrassom de mama: é um ultrassom capaz de detectar alterações nas mamas, porém não substitui a mamografia.

  • Mamografia bilateral: são realizadas duas incidências em cada mama.

  • Ecografia mamária: é um exame que não usa radiação e é indicado para mulheres jovens e grávidas.

  • Mamografia digital: a diferença entre a mamografia digital e a convencional é que após a radiografia, o aparelho digital transforma a radiação em um sinal elétrico e o envia as imagens para um computador.

Como é feito o exame de mamografia?

A mulher é posicionada em pé, de forma que o seio fique entre as duas placas do mamógrafo, que é onde as imagens serão capturadas. Durante o exame a mulher deverá ficar imóvel e segurando a respiração durante alguns segundos. Algumas mulheres podem sentir desconforto por conta da compressão durante o procedimento.

Pré-requisitos

No dia do exame, não é recomendado o uso de produtos como desodorante ou talco na região das mamas, para que não haja o risco de interferir nas imagens capturadas durante o exame.

Preparo para o exame

O exame não exige preparo prévio. A recomendação é ir vestida com roupas leves para facilitar as captações de imagens na hora do exame.

Contra-indicações


A mamografia não é indicada para pacientes que não tenham a idade mínima de 40 anos para realizar o procedimento e para mulheres grávidas, pois a radiação pode interferir na formação do bebê.

 

Tempo de duração

O tempo de duração do exame de mamografia, geralmente, é de 15 a 25 minutos.


Periodicidade da mamografia

Segundo o Ministério da Saúde, mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame de mamografia a cada dois anos. Porém, esse período deve ser decidido por um médico especialista, que saberá avaliar o caso de cada paciente e avaliar se há histórico familiar de câncer de mama.

Quanto tempo demora o resultado de uma mamografia?

O resultado de uma mamografia geralmente sai em até 2 semanas.
 

Onde fazer mamografia?

O Alta Excelência Diagnóstico possui unidades tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Escolha a unidade mais próxima a você e agende seu exame online clicando aqui.

Mamografia em São Paulo

Em São Paulo, temos 10 unidades, conheça:

Mamografia no Rio de Janeiro

As unidades no Rio de Janeiro são localizadas em: