Diprospan: o que é, para que serve e onde tomar
Diversos pacientes podem se beneficiar da administração do Diprospan quando há indicação médica adequada.
Trata-se de um medicamento que deve ser aplicado por profissional de saúde qualificado e que pode ser utilizado como parte do manejo terapêutico de diferentes condições clínicas – especialmente aquelas de natureza inflamatória, alérgica, reumatológica e dermatológica –, com o objetivo de controle dos sintomas.
O que é Diprospan?
O Diprospan é um medicamento injetável pertencente à classe dos corticosteroides, com propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e antirreumáticas.
Seu uso pode ser indicado no manejo de diversas condições clínicas, com o objetivo de reduzir a resposta inflamatória e aliviar sintomas associados.
A formulação associa duas formas de betametasona: o fosfato dissódico de betametasona, de rápida absorção e início de ação imediato, e o dipropionato de betametasona, de absorção mais lenta, que contribui para a manutenção do efeito terapêutico por período prolongado.
Para que serve o Diprospan?
O Diprospan é capaz de auxiliar no controle dos sintomas de pacientes com diversos quadros, podendo ser indicado como parte do tratamento no caso de:
- Alterações osteomusculares e de tecidos moles: artrite reumatoide, osteoartrite, bursite, espondilite, dor no cóccix, dor nas costas, torcicolo, fascite;
- Condições alérgicas: asma, rinite alérgica, bronquite alérgica, picadas de insetos;
- Condições dermatológicas: dermatites, urticária, alopecia areata, lúpus eritematoso discoide, psoríase, queloides;
- Doenças do colágeno: lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia, poliarterite nodosa;
- Tumores malignos: leucemias e linfomas;
- Doenças gastrintestinais: colite ulcerativa, ileíte regional, doença celíaca;
- Alterações dos rins: síndrome nefrítica e síndrome nefrótica.
Diprospan tem efeitos colaterais?
Embora não seja muito frequente, é possível que alguns pacientes apresentem reações adversas ao Diprospan. As principais, que podem acometer entre 1% e 10% dos indivíduos, são:
- Insônia;
- Dispepsia (desconforto na parte superior do abdome);
- Aumento do apetite;
- Aumento da incidência de infecções.
Além disso, especialmente quando utilizado com frequência ou em doses elevadas, o Diprospan pode causar retenção de líquidos, elevação da pressão arterial, aumento da glicemia, ganho de peso e alterações hormonais.
Diprospan precisa de receita?
Sim, é necessário ter prescrição médica para que a administração de Diprospan seja realizada.
De quanto em quanto tempo posso tomar Diprospan?
O Diprospan deve ser administrado de acordo com a dose e a periodicidade indicadas pelo médico.
A necessidade posológica varia conforme o paciente, devendo ser individualizada com base na doença a ser tratada, a gravidade do quadro e a resposta do indivíduo às intervenções terapêuticas.
Onde tomar Diprospan?
O Diprospan deve ser aplicado por um profissional de saúde. Esse serviço é oferecido pelo Alta, por meio do Centro de Infusão de Medicamentos.
Para localizar a unidade mais próxima da sua região ou consultar a cobertura do atendimento domiciliar na sua cidade ou no seu bairro, basta acessar a nossa plataforma digital.
Qual o valor do Diprospan?
O valor para aplicação do Diprospan e outras informações relativas à administração desse medicamento podem ser consultados entrando em contato clicando no botão abaixo.
Fonte: Dr. José Luis Bragatto, médico endocrinologista



