Exame de Densitometria Óssea: Conheça o exame e como ele é feito

A densitometria óssea é um exame importante para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia e, assim, iniciar o tratamento o mais rápido possível. Entenda como funciona o exame.

O que é Densitometria Óssea?
É um exame realizado para definir massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur e fazer diagnóstico de osteoporose. É realizado num aparelho de dupla emissão de raio-X, porém com baixa dosagem de radiação.

Para que serve o exame de Densitometria Óssea?
O exame serve para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia, ajudando o médico a identificar as doenças, tratá-las e podendo, assim, prevenir futuras fraturas.
É importante realizar exames de check-up médico regularmente para evitar futuras complicações.
O que é avaliado em um exame de densitometria óssea?
Basicamente é avaliada a massa óssea de coluna lombar, região proximal do fêmur e antebraço. Existe também a densitometria de corpo total que avalia, além da massa óssea, gordura e tecido magro (massa magra x massa gorda).

Como é feito o exame?
O exame é realizado em aparelhos dedicados com muito baixa radiação ionizante e bem tolerado pelos pacientes. É realizada uma varredura das regiões de interesse e depois cálculos são realizados para diagnóstico final.

Tipos de exame de densitometria óssea
Normalmente a densitometria é realizada na coluna lombar e região proximal do fêmur (aqui incluindo colo do fêmur e total).
Em algumas situações, como pacientes com impossibilidade de avaliar uma destas regiões, o antebraço é opção de varredura, assim como em pacientes mais idosos.
Também pode ser realizado exame de corpo total, obtendo importantes valores além da massa óssea, como massa magra e gorda, avaliando status nutricional e também musculatura apendicular (braços e pernas).

Preparo do exame
Pré-requisitos e indicações
O exame é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos, porém pode ser solicitado mediante a suspeita de alguma doença por um médico especialista.
Contraindicações
O exame é contraindicado para mulheres grávidas e pacientes que tenham realizado exames que necessitam do uso de contraste nos 14 dias que antecedem o exame de densitometria óssea.
Qual o preparo para fazer o exame de densitometria óssea?
No dia do exame é recomendado não usar roupas que tenham qualquer tipo de metal. Colares, brincos e pulseiras também devem ser evitados para não interferir no resultado do exame.
Tempo de duração
É um preventivo rápido que dura de 10 a 15 minutos para ser realizado.
Periodicidade
A periodicidade é recomendada de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo ser realizada a cada um ou dois anos.
O que o exame de densitometria óssea pode detectar?
A densitometria mede a massa óssea e pode detectar a osteoporose quando os valores obtidos comparados com pacientes normais estão abaixo de – 2,5 desvios padrão. Ou detectar a osteopenia, que é uma perda de massa óssea menor que a osteoporose (desvio padrão entre - 1,0 e - 2,4).
Osteoporose
A osteoporose é uma doença crônica e progressiva, que se caracteriza por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura, provocando aumento na possibilidade de fraturas por fragilidade.
A Organização Mundial da Saúde define osteoporose como a presença de densidade mineral óssea, avaliada pela densitometria, inferior a - 2,5 desvios padrão da média do valor de pico de massa óssea identificado em adultos jovens.
Osteopenia
A osteopenia se caracteriza por perda de massa óssea em relação a pessoas normais, mas que não chegou ainda a ser osteoporose. São valores com densidade mineral óssea, avaliada pela densitometria, entre 1,1 e - 2,4 desvios padrão da média do valor de pico de massa óssea identificado em adultos jovens.
Onde fazer o exame?
O exame de densitometria óssea pode ser feito em qualquer unidade do Alta Diagnósticos.
Escolha o melhor dia, horário e local e agende pelo Nav o seu preventivo.
Além desse exame, você pode realizar inúmeros preventivos, como o teste ergométrico ou o exame MAPA. Tudo isso com confiança, segurança e tecnologia de ponta.
