Exame de Densitometria Óssea: para que serve e como é feito?

Saiba tudo sobre o exame de densitometria óssea - Alta diagnósticos

Fonte: Dr. Flávio Spinola, médico radiologista do Alta Diagnósticos

A densitometria óssea é um exame importante para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia – quadros em que ocorre a diminuição na massa óssea. Assim, o diagnóstico permitir iniciar um eventual tratamento o mais rápido possível. Entenda como funciona o exame.

 

Agendar Exame
 

O que é Densitometria Óssea?

É um exame realizado para definir massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur e, assim, fazer diagnóstico de osteopenia ou osteoporose. É realizado num aparelho de dupla emissão de raio-X, com baixa dosagem de radiação. 

Para que serve o exame de Densitometria Óssea?

O exame serve para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia (diferentes graus de perda de massa óssea), ajudando o médico a identificar a alteração e tratá-la, além de prevenir futuras fraturas.  

É importante realizar exames de check-up médico regularmente para evitar futuras complicações.

O que é avaliado em um exame de densitometria óssea?

Basicamente é avaliada a massa óssea de coluna lombar, região proximal do fêmur e em algumas ocasiões do antebraço. Existe também a densitometria de corpo total que avalia, além da massa óssea, gordura e tecido magro (massa magra x massa gorda). 

A densitometria óssea analisa a quantidade de massa óssea em g/cm2 nos ossos do paciente. A perda de massa óssea pode levar à osteopenia ou osteoporose.

Qual é a diferença entre cintilografia óssea e densitometria óssea

A cintilografia óssea é um exame de imagem de todo o esqueleto. É obtida por meio da injeção venosa de uma substância que se concentra nos ossos. Por outro lado, a densitometria óssea não utiliza qualquer tipo de injeção ou contraste. Sua principal função é a avaliação de perda de massa óssea. 

Como é feito o exame?

O exame é realizado em aparelhos que utilizam doses baixíssimas de radiação para obter as imagens e costuma ser bem tolerado pelos pacientes.

O paciente deita-se numa maca acoplada ao equipamento, que capta imagens da área de interesse, de maneira semelhante a um raio-x. Depois, cálculos são realizados para diagnóstico final. 

Tipos de exame de densitometria óssea

Normalmente a densitometria é realizada na coluna lombar e região proximal do fêmur (aqui incluindo colo e total do fêmur).  

Em algumas situações, como pacientes com impossibilidade de avaliar uma destas regiões, o antebraço é opção de varredura, assim como em pacientes mais idosos ou com patologias específicas. 

Também pode ser realizado exame de corpo total, obtendo outras importantes informações além da massa óssea, como massa magra e gorda, avaliando status nutricional e também musculatura apendicular (braços e pernas). Além disso, o aparelho também pode calcular a quantidade de gordura visceral (VAT). 

Preparo do exame

Indicações

O exame é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos ou em mulheres acima de 40 anos, na transição menopausal e homens acima de 50 anos de idade, com fatores de risco.  

Contraindicações

O exame é contraindicado para mulheres grávidas e pacientes que tenham realizado exames que necessitam do uso de contraste nos sete dias que antecedem o exame de densitometria óssea. 

Qual o preparo para fazer o exame de densitometria óssea?

No dia do exame é recomendado não usar roupas que tenham qualquer tipo de metal. Colares, brincos e pulseiras também devem ser evitados para não interferir no resultado do exame.  

Tempo de duração

É um exame rápido que dura de 10 a 15 minutos para ser realizado, dependendo das regiões examinadas. 

Periodicidade

A periodicidade é recomendada de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo ser realizada a cada um ou dois anos.  

O que o exame de densitometria óssea pode detectar?

A densitometria mede a massa óssea e pode detectar a osteoporose quando os valores obtidos comparados com pacientes normais estão abaixo de – 2,5 desvios padrão. Ou detectar a osteopenia, que é uma perda de massa óssea menor que a osteoporose (desvio padrão entre -1,0  e  - 2,4). 

Osteoporose

A osteoporose é uma doença crônica e progressiva, que se caracteriza por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura, provocando aumento na possibilidade de fraturas por fragilidade.  

A Organização Mundial da Saúde define osteoporose como a presença de densidade mineral óssea, avaliada pela densitometria, inferior a - 2,5 desvios padrão da média do valor de pico de massa óssea identificado em adultos jovens. 

Osteopenia

A osteopenia se caracteriza por perda de massa óssea em relação a pessoas normais, mas que não chegou ainda a ser osteoporose. São valores com densidade mineral óssea, avaliada pela densitometria, entre  1,1  e - 2,4 desvios padrão da média do valor de pico de massa óssea identificado em adultos jovens.   

Onde fazer o exame?

O exame de densitometria óssea pode ser feito nas unidades do Alta Diagnósticos. Escolha o melhor dia, horário e local e agende pelo Nav Dasa.

 

Agendar Exame
 
 
 
Alta é uma marca Dasa

 

 
Categoria
Saúde