Exame de Densitometria Óssea: Conheça o exame e como ele é feito

Saiba tudo sobre o exame de densitometria óssea - Alta diagnósticos

A densitometria óssea é um exame importante para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia e, assim, iniciar o tratamento o mais rápido possível. Entenda como funciona o exame.

O que é Densitometria Óssea?

É um exame realizado para definir massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur e fazer diagnóstico de osteoporose. É realizado num aparelho de dupla emissão de raio-X, porém com baixa dosagem de radiação.

O que é densitometria óssea -  Alta diagnósticos

Para que serve o exame de Densitometria Óssea?

O exame serve para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia, ajudando o médico a identificar as doenças, tratá-las e podendo, assim, prevenir futuras fraturas. 

É importante realizar exames de check-up médico regularmente para evitar futuras complicações.

O que é avaliado em um exame de densitometria óssea?

Basicamente é avaliada a massa óssea de coluna lombar, região proximal do fêmur e antebraço. Existe também a densitometria de corpo total que avalia, além da massa óssea, gordura e tecido magro (massa magra x massa gorda).

Para que serve a densitometria óssea -  Alta diagnósticos

Como é feito o exame?

O exame é realizado em aparelhos dedicados com muito baixa radiação ionizante e bem tolerado pelos pacientes. É realizada uma varredura das regiões de interesse e depois cálculos são realizados para diagnóstico final.

Como é feito o exame densitometria óssea -  Alta diagnósticos

Tipos de exame de densitometria óssea

Normalmente a densitometria é realizada na coluna lombar e região proximal do fêmur (aqui incluindo colo do fêmur e total). 

Em algumas situações, como pacientes com impossibilidade de avaliar uma destas regiões, o antebraço é opção de varredura, assim como em pacientes mais idosos.

 Também pode ser realizado exame de corpo total, obtendo importantes valores além da massa óssea, como massa magra e gorda, avaliando status nutricional e também musculatura apendicular (braços e pernas).

Preparo do exame

Pré-requisitos e indicações

O exame é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos, porém pode ser solicitado mediante a suspeita de alguma doença por um médico especialista.   

Contraindicações

O exame é contraindicado para mulheres grávidas e pacientes que tenham realizado exames que necessitam do uso de contraste nos 14 dias que antecedem o exame de densitometria óssea.

Qual o preparo para fazer o exame de densitometria óssea?

No dia do exame é recomendado não usar roupas que tenham qualquer tipo de metal. Colares, brincos e pulseiras também devem ser evitados para não interferir no resultado do exame. 

Tempo de duração

É um preventivo rápido que dura de 10 a 15 minutos para ser realizado. 

Periodicidade

A periodicidade é recomendada de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo ser realizada a cada um ou dois anos. 

O que o exame de densitometria óssea pode detectar?

A densitometria mede a massa óssea e pode detectar a osteoporose quando os valores obtidos comparados com pacientes normais estão abaixo de – 2,5 desvios padrão. Ou detectar a osteopenia, que é uma perda de massa óssea menor que a osteoporose (desvio padrão entre  -  1,0  e  -  2,4).

Osteoporose

A osteoporose é uma doença crônica e progressiva, que se caracteriza por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura, provocando aumento na possibilidade de fraturas por fragilidade. 

A Organização Mundial da Saúde define osteoporose como a presença de densidade mineral óssea, avaliada pela densitometria, inferior a - 2,5 desvios padrão da média do valor de pico de massa óssea identificado em adultos jovens.

Osteopenia

A osteopenia se caracteriza por perda de massa óssea em relação a pessoas normais, mas que não chegou ainda a ser osteoporose. São valores com densidade mineral óssea, avaliada pela densitometria, entre  1,1  e - 2,4 desvios padrão da média do valor de pico de massa óssea identificado em adultos jovens.  

Onde fazer o exame?

O exame de densitometria óssea pode ser feito em qualquer unidade do Alta Diagnósticos.

Escolha o melhor dia, horário e local e agende online o seu preventivo.

Além desse exame, você pode realizar inúmeros preventivos, como o teste ergométrico ou o exame MAPA. Tudo isso com confiança, segurança e tecnologia de ponta.

clique aqui para agendar

Se quiser agendar no RJ clique aqui

Categoria
Saúde