Core Biopsy: o que é e para que serve o exame?

Core Biopsy

A Core Biopsy, também conhecida como biópsia por agulha grossa, é um procedimento minimamente invasivo que utiliza uma agulha especial para coletar amostras de tecido de órgãos ou lesões suspeitas.  
 
Essa técnica, guiada por ultrassom ou mamografia, permite a obtenção de fragmentos mais extensos do que as biópsias convencionais com agulha fina, possibilitando um diagnóstico mais preciso e completo. 

 
Agendar exame
 

O que é Core Biopsy? 

A core biopsy é uma biópsia em que um dispositivo aciona uma agulha grossa e oca para remover amostras cilíndricas do tecido. Esse material coletado é então enviado para análise laboratorial detalhada, permitindo a identificação de células e estruturas com maior precisão, auxiliando no diagnóstico de diversas doenças. 

Quais condições o Core Biopsy pode detectar? 

A core biopsy é frequentemente usada para detectar uma variedade de condições médicas, sendo a principal delas, o câncer de mama. O exame é indicado quando a mamografia ou o ultrassom identificam nódulos ou outras áreas suspeitas. 
 
Mas a técnica também é empregada para avaliar nódulos na tireoide (ajudando a diferenciar tumores benignos de maligno) e para diagnosticar doenças hepáticas (como cirrose, hepatite e tumores) e pulmonares (como nódulos pulmonares e pneumonia), além de doenças renais, linfomas e sarcomas. 

Quando o exame é indicado? 

A Core Biopsy é geralmente indicada quando outros exames, como mamografias, ultrassons ou tomografias computadorizadas, identificam áreas suspeitas que requerem uma avaliação mais detalhada. O médico poderá recomendar a Core Biopsy quando: 

  • Um exame de imagem mostrar alterações suspeitas, como calcificações ou distorções na mama; 

  • Um nódulo ou massa for detectado em um exame de imagem; 

  • Uma lesão suspeita apresentar crescimento ao longo do tempo. 

Qual é a diferença entre punção e Core Biopsy? 

De forma geral, o Core Biopsy permite uma análise mais completa e precisa das células e estruturas analisadas. Isso porque ele colhe um fragmento do tecido, que vai para o exame histológico, enquanto a punção colhe apenas algumas células que vão para o exame citológico.  

Como o Core Biopsy é feito? 

A Core Biopsy é um procedimento minimamente invasivo, geralmente realizado em ambiente ambulatorial, sob anestesia local. O processo pode ser guiado por diferentes técnicas de imagem para garantir a precisão da coleta da amostra. As etapas do procedimento são: 

  • Uma pequena quantidade de anestésico é aplicada na área da biópsia para minimizar o desconforto. 

  • O médico utiliza um dispositivo para inserir uma agulha grossa e oca no local da biópsia, guiado pelas imagens de ultrassom, mamografia ou tomografia computadorizada. 

  • A agulha é acionada repetidamente para remover fragmentos cilíndricos do tecido afetado. Depois, ela é cuidadosamente removida. 

Preparação 

O exame não tem nenhum preparo específico e não há a necessidade de jejum. Mas o paciente deve levar os exames anteriores, principalmente aquele em que foi diagnosticada a alteração.  
 
É preciso informar ao médico sobre os medicamentos que o paciente esteja usando, incluindo os de venda livre e suplementos. Alguns deles como o ácido acetilsalicílico e os anticoagulantes podem facilitar o sangramento e precisam ser suspendidos por alguns dias antes da biópsia. 
 
Também é preciso informar sobre eventuais condições de saúde, como alergias, por exemplo. 

Recuperação 

Após a Core Biopsy, a recuperação geralmente é rápida e indolor. Depois do procedimento, é feito um pequeno curativo no local. É comum sentir algum desconforto ou hematoma no local da biópsia, que geralmente desaparece em alguns dias. 
 
O paciente deve evitar atividades físicas extenuantes por alguns dias após a biópsia, mas pode voltar ao trabalho de escritório no dia seguinte ao procedimento. 

Core Biopsy: existem riscos no exame? 

A Core Biopsy é um procedimento seguro e eficaz. A única complicação que pode acontecer é a formação de hematoma no local. A pele fica levemente roxa e, às vezes, forma-se um pequeno hematoma palpável, como se fosse uma "bolinha" no lugar da biópsia. Depois de algumas semanas, ela é reabsorvida pela pele. 
 
Muito raramente pode acontecer uma infecção - mais precisamente, em menos de 1% dos casos. Se o paciente notar alguma alteração como febre ou calor local, deve comunicar ao médico. Se constatada a infecção, ele deve receitar o uso de um antibiótico. 

Preço e onde fazer 

Para consultar preços, obter mais informações sobre a Core Biopsy e localizar o laboratório mais próximo de sua região, basta acessar nossa plataforma digital.   

 

 
Agendar exame
 


Fonte: Dra. Flora Finguerman, médica radioologista na Dasa 

Categoria
Saúde