Cintilografia Cardíaca: tecnologia para cuidar do seu coração
Quando o fluxo de sangue é interrompido, podem ocorrer quadros como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC).
Para prevenir tais condições, o primeiro passo seria avaliar a saúde do coração, e uma das ferramentas usadas pelos médicos é a cintilografia do miocárdio.
O que é cintilografia?
A cintilografia do miocárdio é um exame de imagem que permite avaliar o fluxo sanguíneo nos vasos que nutrem o músculo cardíaco, detectando possíveis falhas na irrigação de determinadas regiões do coração.
Por este motivo, a cintilografia do miocárdio costuma ser solicitada pelo cardiologista com o intuito de identificar condições cardíacas de maneira mais precoce e prevenir problemas mais graves (como infarto do miocárdio e AVC).
Quando a cintilografia do miocárdio é indicada?
Este exame é indicado, principalmente, para pessoas com maior propensão a desenvolverem doenças cardiovasculares. Portanto, a cintilografia do miocárdio por ser solicitada em casos de:
- Investigação de alterações encontradas em outros exames (como eletrocardiograma de repouso);
- Monitoramento de quadros de doença coronariana (caracterizada pela obstrução das artérias coronárias que levam sangue ao coração), especialmente em pacientes que já tiveram infarto;
- Acompanhamento de pacientes com histórico de doenças coronarianas ou alto risco para esses problemas e de pacientes que foram submetidos à revascularização (implante de STENTS ou cirurgia tipo ponte safena ou mamária).
Como a cintilografia do miocárdio é feita?
A cintilografia do miocárdio tem duas fases: a de repouso e a de esforço (ou estresse). Na fase de repouso, o paciente recebe um radiofármaco e, poucos minutos depois, é orientado a ficar deitado enquanto um equipamento denominado gama câmara captura imagens.
Na fase de esforço ou estresse, também é necessária a administração do radiofármaco. Uma vez injetada a substância, o indivíduo caminha sobre uma esteira ou pedala em uma bicicleta ergométrica até ficar bem cansado.
Após alguns minutos, é posicionado na gama câmara para que sejam adquiridas imagens. Isso possibilita observar se o fluxo coronariano aumenta da forma esperada ou não à medida que o coração trabalha mais intensamente.
Caso a pessoa apresente alguma limitação para caminhar ou pedalar, é possível que a fase de esforço da cintilografia seja feita com algumas medicações que ajudam a simular uma situação de estresse físico.
O que o laudo da cintilografia do miocárdio mostra?
O laudo da cintilografia do miocárdio revela se há áreas de isquemia, ou seja, áreas de redução do fluxo sanguíneo nos vasos ligados ao coração. O resultado também indica se o problema é detectado em repouso (infarto) ou durante esforço físico (isquemia).
Onde fazer cintilografia do miocárdio?
O Alta possui unidades no Rio de Janeiro que realizam a cintilografia do miocárdio. O laboratório mais próximo da sua região pode ser encontrado na nossa plataforma digital.
Preço cintilografia do miocárdio
Para obter mais informações sobre cintilografia do miocárdio e consultar valores, basta acessar a nossa plataforma digital.



