Artrite Reumatoide: o que é, sintomas e tratamento

artrite reumatoide


Dra. Eliza Ducati 
Médica radiologista 

 

Artrite reumatoide é uma condição inflamatória caracterizada pela dor nas juntas em que o sistema imunológico ataca erroneamente as articulações, iniciando com o revestimento articulares.

A doença pode causar algumas complicações, como inchaço, erosão óssea e deformidade articular, além de poder comprometer outras partes do corpo.

O que é artrite reumatoide?

É uma doença autoimune inflamatória, crônica e progressiva que afeta diretamente as articulações, principalmente das mãos, punhos e pés.

A doença acomete mais as mulheres jovens, entre 35 e 55 anos, do que homens. Não há uma causa definida que explique a condição.

Qual é a diferença entre artrite reumatoide e artrose?

A artrite é uma inflamação aguda, autoimune e que deve ser tratada continuamente, a fim de evitar a progressão da doença. A artrose é uma doença degenerativa gradativa que, de acordo com vários fatores aceleradores ou não, está presente em toda a população.

É possível controlar a artrite por meio de tratamento adequado.

 

Clique aqui para agendamento de exames e consultas


Quais são os sintomas da artrite reumatoide?

Os principais sintomas que podem indicar a doença são:

  • dor, inchaço, rigidez matinal nas articulações acometidas;
  • dificuldade de movimentação;
  • fadiga;
  • nódulos palpáveis próximos às articulações.

Qual exame detecta a artrite reumatoide?

Para diagnosticar a artrite, o profissional pode solicitar exames clínicos feitos com o reumatologista, laboratoriais, como VHS, PCR, FR, ASLO, ANCA ou de imagem, como ultrassom reumatológico (articular), ressonância magnética e Raio-X.

Artrite reumatoide tem cura definitiva?

Não há possibilidade de cura total. O paciente pode buscar conter a evolução e até mesmo a inatividade da doença, reduzindo as crises de dor (atividade da doença), por meio da realização correta do tratamento, alimentação saudável, atividades físicas para evitar perda muscular e fisioterapia.

Como é o tratamento da artrite reumatoide?

Existem diversas classes de medicamentos para tratar a artrite reumatoide, desde anti-inflamatórios corticoides (usados para as fases de inflamação aguda), até drogas chamadas DMARDS (antirreumáticas modificadoras de doença), sendo essas imunossupressores.

Atualmente também existe uma classe de agentes imunobiológicos. Além disso, o paciente com o diagnóstico deve realizar fisioterapia e fortalecimento muscular.

Vale ressaltar que o melhor tratamento medicamentoso deve ser prescrito por um profissional.

 

Clique aqui para agendamento de exames e consultas


 

Categoria
Saúde