É igual a RETO COM BIOPSIA, RETOSIGMOIDOSCOPIA COM BIOPSIA, RETOSIGMOIDOSCOPIA FLEXIVEL COM BIOPSIA
"Esses medicamentos serão usados para o preparo da Retossigmoidoscopia Flexível, deverão ser comprados em farmácia, não há necessidade de prescrio médica. Lactopurga ou Dulcolax (BISACODIL) 02 (dois) comprimidos. FLEET ENEMA (fosfato de sódio dibásico e fosfato de sódio monobásico) 02 (dois) frascos. Plasil (cloridrato de metoclopramida) ou DIGESAN (bromoprida) 30 (trinta) gotas se náuseas/vômito. Recomenda-se ingerir líquidos, principalmente do tipo GATORADE (menos de cor vermelha) para equilibrar o efeito da diárreia, máximo até 04 (Quatro) horas antes do exame. Em caso de náuseas (enjôo), pode tomar 30 gotas de PLASIL ou DIGESAN. Importante: O cliente (ou seu responsável) deve informar o médico ou a enfermeira do setor a respeito de seus eventuais problemas de saúde e dos medicamentos utilizados. Idade mínima para a realização do exame e de 16 anos, no máximo 65 anos. Cliente permanecerá no laboratório após o exame para recuperação até a alta médica. Cliente permanecerá no laboratório após o exame para recuperação até a alta médica. MEDICAMENTOS DE USO CONTINUO. Clientes que fazem uso dos medicamentos mencionados abaixo, seguir as orientações. SUSPENDER 10 DIAS Semaglutida (Ozempic) e Dulaglutida (Trulicity). SUSPENDER 3 DIAS Liraglutida (Saxenda, Victoza), Liraglutida/Degludeca (Xultophy), Dapagliflozina (Forxiga) e Empagliflozina (Jardiance). MEDICAMENTOS A BASE DE ANTICOAGULANTES, caso o cliente necessite do uso contÍnuo de anticoagulantes, o médico solicitante do exame deverá orientar e autorizar a Interrupção dessas medicações. HIPERTENSÃO PODE e DEVE fazer uso da medicação com 1/4 de agua (até 50 ml) no dia do exame antes de vir ao laboratório. O cliente deve fazer uso das medicações de uso contínuo na manhã do exame. EXCETO Hipoglicemiantes (Medicamentos para Diabetes). A medicação deve ser usada SOMENTE após a realização do exame, INCLUSIVE insulina, deve ser aplicada após o exame, mesmo se o cliente estiver sedado. Para exames sob sedação é obrigatório estar com as unhas livres de esmaltes, unhas de gel/porcelana/fibra e/ou adornos metálicos (adesivos). CLIENTES EM PERÍODO DE LACTAÇÃO (AMAMENTAÇÃO), DEVEM CONSULTAR MÉDICO PRESCRITOR, POIS AVENDO A NECESSIDADE DE SEDAÇÃO DEVERÁ INTERROMPER AMAMENTAÇÃO POR 24 HORAS (OU SEGUIR ORIENTAÇÃO MÉDICA) realizar ordenha previamente a realização do exame, a quantidade de leite retirada deverá ser suficiente para amamentar o bebê por 24 horas. Após realizar exame, desprezar o leite materno nas primeiras 3 horas."
"VÉSPERA DO EXAME realizar dieta líquida a base de gelatina, mel, suco de frutas coado, refrigerante, caldo de carne ou frango, chá, água de coco, suspiros, sorvetes de frutas (a base de água), suco de tomate e/ou de cenoura coado, arroz, pur de batata. NÃO TOMAR LEITE OU DERIVADOS. Tomar 02 (dois) comprimidos de DULCOLAX às 20h00. NO DIA DO EXAME às 7h00, aplicar por via retal o primeiro frasco de enema, e o segundo frasco aplicar 02 (duas) horas antes do horário agendado para a realização do exame. "
Chegar 30 minutos antes do horário agendado. É obrigatório trazer pedido médico e documento de identificação. Trazer exames anteriores de Endoscopia, Tomografia de Abdome ou Raios-X de Estômago, caso os tenha.
Exame NÃO realizado em gestantes. Pacientes com peso abaixo de 40 kg ou IMC inferior a 20 ou acima de 120 Kg, IMC superior a 35 deverão realizar o exame em ambiente hospitalar. Cliente realizará exame sob sedação e não poderá voltar dirigindo veículo ou motocicleta, nem mesmo andar na garupa. Obrigatório estar com as unhas livres de esmaltes, unhas de gel, porcelana, fibra e/ou adornos metálicos (adesivos). Cílios postiços e piercings deverão ser removidos. Pacientes alérgicos a látex não poderão realizar o exame em nível ambulatorial, devendo agendar em ambiente hospitalar. Visando a qualidade e segurança dos clientes: cadeirantes, portadores de deficiência ou incapacidade de locomoção, gestantes, acamados, em uso de respirador, que faz apneia do sono, com déficit neurológico o grau de comprometimento a ser avaliado pelo médico endoscopista, marcapasso, em uso de bolsa de colostomia, pacientes em uso de cilindro de oxigênio, incapacidade de entendimento das orientações sobre o exame, deverão marcar seus exames em ambiente hospitalar. Clientes em período de lactação (amamentação), devem consultar seu médico prescritor, pois como há necessidade de sedação deve-se interromper a amamentação por 24 horas (ou seguir orientação médica/pediátrica). Importante: O cliente (ou seu responsável) deve informar o médico ou a enfermeira do setor a respeito de seus eventuais problemas de saúde e dos medicamentos utilizados. Proibido utilização de celular durante a realização dos procedimentos, inclusive foto e filmagem. Todos os pacientes serão submetidos a uma avaliação pelo médico endoscopista antes do exame. A presença de qualquer comorbidade que possa representar risco durante o procedimento levará à suspensão imediata do exame.
Jejum absoluto de 12 horas (inclusive de água), se necessário uso de medicação continua ingerir com no máximo 50 ml de água.
Para realização desse exame se faz OBRIGATÓRIA a presença de um responsável e ou representante legal maior de 18 anos e menor de 65 anos, o mesmo deve ser APTO a tomada de decisão, ter disponibilidade de permanecer na unidade durante a realização do exame e que seja o responsável pelo transporte do cliente, mesmo nos exames sem o uso de sedativo. Cliente que realizará exame sob sedação não poderá voltar dirigindo veículo ou motocicleta, nem mesmo andar na garupa. O responsável ou representante legal não pode ser portador de déficit motor (em uso de muletas, bengalas, andadores e ou suporte para locomoção), cadeirante, deficiente visual, devido uso de medicações que cause sonolência, relaxamento, tontura, euforia e amnesia (sensação de nao ter realizado o exame), que passarão após o término do exame. CLIENTES SEM ACOMPANHANTES E OU ACOMPANHANTE APRESENTANDO ALGUMAS DAS RESTRICOES CITADAS ACIMA, NAO PODERAO REALIZAR O EXAME AGENDADO CONFORME RESOLUCAO CFM N 1.886/2008.