Avaliação neuropsicológica: como é e onde fazer

Avaliação neuropsicológica: como é e onde fazer

Diversos indivíduos podem se beneficiar de uma avaliação neuropsicológica.

É o caso de pessoas com queixas cognitivo-comportamentais; em processo de investigação diagnóstica que necessitam de análise mais aprofundada e pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento ou doenças neurológicas com indicação de planejamento terapêutico direcionado.  

A partir de uma avaliação adequada, torna-se possível fazer diagnósticos mais precisos e planejar intervenções mais eficazes. 

O que é avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é um processo clínico que tem como objetivo investigar o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental de uma pessoa, identificando áreas de força e dificuldades. Ela pode ser útil para: 

  • Detectar alterações cognitivas (relativas a memória, atenção, aprendizagem, linguagem e raciocínio, por exemplo); 
  • Auxiliar no diagnóstico diferencial de algumas condições (por exemplo, distinguir casos de depressão e demência, e identificar comorbidades em pacientes com TEA); 
  • Compreender o impacto de doenças neurológicas ou psiquiátricas no funcionamento mental; 
  • Orientar intervenções terapêuticas e educacionais; 
  • Monitorar a evolução clínica do paciente. 

Como é feito o teste neuropsicológico no Alta?

No Alta, a avaliação neuropsicológica é realizada por um psicólogo(a) especialista em neuropsicologia.

O processo envolve uma série de entrevistas (que podem incluir o próprio paciente, além de familiares e responsáveis), aplicação de testes padronizados (selecionados e direcionados conforme a condição investigada ou já diagnosticada) e observação clínica (que possibilita analisar o comportamento, as habilidades e as dificuldades da pessoa em contextos variados). 

No final da avaliação, o neuropsicólogo elabora um laudo neuropsicológico. O documento inclui análises, sugestões diagnósticas e indicações terapêuticas. Em seguida, o profissional realiza uma devolutiva, ou seja, uma conversa para explicar os resultados e indicar os próximos passos. 

Para quem é indicada a avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica pode ser solicitada por diversas especialidades em saúde, como neurologistas, psiquiatras, psicólogos, geriatras e pediatras. As principais indicações são: 

  • Dificuldades de aprendizagem (dislexia, discalculia, etc.); 
  • Transtornos do neurodesenvolvimento (como TDAH e autismo); 
  • Problemas comportamentais ou emocionais; 
  • Avaliação para adaptação escolar ou educacional; 
  • Queixas cognitivas (como esquecimentos, dificuldade de concentração e confusão mental); 
  • Transtornos psiquiátricos (a exemplo de depressão, ansiedade e transtorno bipolar); 
  • Avaliação de impacto de doenças neurológicas (como esclerose múltipla e epilepsia); 
  • Reabilitação neuropsicológica após lesões cerebrais; 
  • Suspeita de demência ou comprometimento cognitivo leve; 
  • Monitoramento de doenças neurodegenerativas (como Alzheimer e Parkinson); 
  • Pacientes que tiveram AVC (acidente vascular cerebral), traumatismo cranioencefálico, tumores cerebrais ou doenças infecciosas que afetam o sistema nervoso (como HIV). 

Conforme explicado anteriormente, a avaliação neuropsicológica abarca entrevistas, testes padronizados e observação clínica. Porém, o enfoque pode variar conforme o caso. 

Por exemplo, se houver suspeita de doenças degenerativas, serão utilizados questionários e escalas específicos para essa condição. Já se a suspeita for de transtorno do espectro do autismo (TEA), serão empregados outros questionários e escalas padronizados. 

Avaliação neuropsicológica voltada para autismo

A avaliação neuropsicológica voltada para o autismo é fundamental para o diagnóstico de TEA. Além de contribuir para identificar essa condição, a avaliação permite indicar o nível de suporte (1, 2 ou 3) e a presença ou não de comorbidades associadas – o que, por sua vez, ajuda a melhorar a assistência oferecida a cada indivíduo. 

Avaliação neuropsicológica infantil

Muitas vezes, a avaliação neuropsicológica infantil é solicitada para investigar ou acompanhar dificuldades de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento e problemas comportamentais ou emocionais. 

Avaliação neuropsicológica memória

A avaliação neuropsicológica também pode ser focada em queixas cognitivas, como esquecimentos. Esse tipo de avaliação, que é direcionada principalmente à memória, costuma ser feito em adultos para investigar ou acompanhar condições neurodegenerativas, a exemplo de demência e Alzheimer. 

Avaliação neuropsicológica SP

O serviço de avaliação neuropsicológica é oferecido pelo Alta em São Paulo, podendo ser encontrado na Unidade Higienópolis (onde fica sob os cuidados do Núcleo da Memória) e na Unidade Panamby (onde fica sob os cuidados do Espaço TEA).

Ambas realizam avaliação neuropsicológica para crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

Avaliação neuropsicológica: valor

Para obter mais informações sobre a avaliação neuropsicológica oferecida pelos laboratórios da Dasa, consultar preços e localizar a unidade mais próxima da sua região, basta entrar em contato pelo botão abaixo.

Localização

A Avaliação Neuropsicológica está disponível nas unidades Higienópolis e Panamby do Alta Diagnósticos.

Alta Diagnósticos Higienópolis – R. Maranhão, 983 – Higienópolis, São Paulo – SP, 01240-001

Alta Diagnósticos Panamby – R. Dep. João Sussumu Hirata, 690 – Vila Andrade, São Paulo – SP, 05715-010

Fonte: Fabiane Minozzo, psicóloga